ALIMENTAÇÃO: FATOR DE RISCO PARA O CÂNCER – UMA REVISÃO DA LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALVES, Vander Silva
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: OLIVEIRA, Michael de, BAPTISTA, Francielle
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6902
Resumo: O câncer é uma das principais causas de mortalidade no Brasil, podendo ser promovido por fatores endógenos e exógenos. Os fatores exógenos estão relacionados com hábitos de risco, tais como má alimentação, uso de tabaco e exposição inadequada ao sol. Visando compreender a relação entre a alimentação e o câncer, neste estudo pesquisas na literatura científica foram realizadas. Inúmeros carcinógenos têm sido identificados em alimentos e em seus derivados. Estudos demonstram que a ingestão excessiva de lipídios está associada à indução de neoplasias de cólon e reto, por estimular a produção de ácidos biliares, os quais apresentam potencial mutagênico. Alimentos em conservas e defumados, estão relacionados a cânceres de estômago e esôfago, freqüentes em países orientais. Evidências indicam que níveis expressivos de nitritos e nitratos utilizados como conservantes em embutidos e em alguns enlatados, transformam-se em nitrosaminas no estômago, as quais têm ação carcinogênica potente. O alcatrão oriundo da fumaça do carvão, o mesmo presente na fumaça do cigarro, impregna-se nos defumados e churrascos, e atua de forma decisiva na indução da carcinogênese. Outro carcinógeno encontrado em alimentos é a Aflatoxina, produzida pelo fungo Aspergillus flavus, que se desenvolve em grãos e cereais armazenados inadequadamente. Conclui-se que adequações nos hábitos alimentares podem reduzir o risco de desenvolvimento do câncer, retirando-o do grupo das doenças responsáveis pelas maiores taxas de mortalidade no país. Torna-se imprescindível a disseminação de informações sobre hábitos alimentares saudáveis, visando à promoção da saúde e da qualidade de vida da população.
id UNICESU-1_421921d6b2dc5799228a7b4fd69475ad
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6902
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ALIMENTAÇÃO: FATOR DE RISCO PARA O CÂNCER – UMA REVISÃO DA LITERATURAAlimentaçãoCarcinogênegeSaúdeO câncer é uma das principais causas de mortalidade no Brasil, podendo ser promovido por fatores endógenos e exógenos. Os fatores exógenos estão relacionados com hábitos de risco, tais como má alimentação, uso de tabaco e exposição inadequada ao sol. Visando compreender a relação entre a alimentação e o câncer, neste estudo pesquisas na literatura científica foram realizadas. Inúmeros carcinógenos têm sido identificados em alimentos e em seus derivados. Estudos demonstram que a ingestão excessiva de lipídios está associada à indução de neoplasias de cólon e reto, por estimular a produção de ácidos biliares, os quais apresentam potencial mutagênico. Alimentos em conservas e defumados, estão relacionados a cânceres de estômago e esôfago, freqüentes em países orientais. Evidências indicam que níveis expressivos de nitritos e nitratos utilizados como conservantes em embutidos e em alguns enlatados, transformam-se em nitrosaminas no estômago, as quais têm ação carcinogênica potente. O alcatrão oriundo da fumaça do carvão, o mesmo presente na fumaça do cigarro, impregna-se nos defumados e churrascos, e atua de forma decisiva na indução da carcinogênese. Outro carcinógeno encontrado em alimentos é a Aflatoxina, produzida pelo fungo Aspergillus flavus, que se desenvolve em grãos e cereais armazenados inadequadamente. Conclui-se que adequações nos hábitos alimentares podem reduzir o risco de desenvolvimento do câncer, retirando-o do grupo das doenças responsáveis pelas maiores taxas de mortalidade no país. Torna-se imprescindível a disseminação de informações sobre hábitos alimentares saudáveis, visando à promoção da saúde e da qualidade de vida da população.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-28T18:16:29Z2007-10-232021-01-28T18:16:29Z2007-09-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6902porALVES, Vander SilvaOLIVEIRA, Michael deBAPTISTA, Francielleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-29T06:01:40Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6902Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2021-01-29T06:01:40Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv ALIMENTAÇÃO: FATOR DE RISCO PARA O CÂNCER – UMA REVISÃO DA LITERATURA
title ALIMENTAÇÃO: FATOR DE RISCO PARA O CÂNCER – UMA REVISÃO DA LITERATURA
spellingShingle ALIMENTAÇÃO: FATOR DE RISCO PARA O CÂNCER – UMA REVISÃO DA LITERATURA
ALVES, Vander Silva
Alimentação
Carcinogênege
Saúde
title_short ALIMENTAÇÃO: FATOR DE RISCO PARA O CÂNCER – UMA REVISÃO DA LITERATURA
title_full ALIMENTAÇÃO: FATOR DE RISCO PARA O CÂNCER – UMA REVISÃO DA LITERATURA
title_fullStr ALIMENTAÇÃO: FATOR DE RISCO PARA O CÂNCER – UMA REVISÃO DA LITERATURA
title_full_unstemmed ALIMENTAÇÃO: FATOR DE RISCO PARA O CÂNCER – UMA REVISÃO DA LITERATURA
title_sort ALIMENTAÇÃO: FATOR DE RISCO PARA O CÂNCER – UMA REVISÃO DA LITERATURA
author ALVES, Vander Silva
author_facet ALVES, Vander Silva
OLIVEIRA, Michael de
BAPTISTA, Francielle
author_role author
author2 OLIVEIRA, Michael de
BAPTISTA, Francielle
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ALVES, Vander Silva
OLIVEIRA, Michael de
BAPTISTA, Francielle
dc.subject.por.fl_str_mv Alimentação
Carcinogênege
Saúde
topic Alimentação
Carcinogênege
Saúde
description O câncer é uma das principais causas de mortalidade no Brasil, podendo ser promovido por fatores endógenos e exógenos. Os fatores exógenos estão relacionados com hábitos de risco, tais como má alimentação, uso de tabaco e exposição inadequada ao sol. Visando compreender a relação entre a alimentação e o câncer, neste estudo pesquisas na literatura científica foram realizadas. Inúmeros carcinógenos têm sido identificados em alimentos e em seus derivados. Estudos demonstram que a ingestão excessiva de lipídios está associada à indução de neoplasias de cólon e reto, por estimular a produção de ácidos biliares, os quais apresentam potencial mutagênico. Alimentos em conservas e defumados, estão relacionados a cânceres de estômago e esôfago, freqüentes em países orientais. Evidências indicam que níveis expressivos de nitritos e nitratos utilizados como conservantes em embutidos e em alguns enlatados, transformam-se em nitrosaminas no estômago, as quais têm ação carcinogênica potente. O alcatrão oriundo da fumaça do carvão, o mesmo presente na fumaça do cigarro, impregna-se nos defumados e churrascos, e atua de forma decisiva na indução da carcinogênese. Outro carcinógeno encontrado em alimentos é a Aflatoxina, produzida pelo fungo Aspergillus flavus, que se desenvolve em grãos e cereais armazenados inadequadamente. Conclui-se que adequações nos hábitos alimentares podem reduzir o risco de desenvolvimento do câncer, retirando-o do grupo das doenças responsáveis pelas maiores taxas de mortalidade no país. Torna-se imprescindível a disseminação de informações sobre hábitos alimentares saudáveis, visando à promoção da saúde e da qualidade de vida da população.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-09-23
2021-01-28T18:16:29Z
2021-01-28T18:16:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6902
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6902
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805309691772796928