REFORMA PSIQUIÁTRICA, PROMOÇÃO DA SAÚDE E O GEOPROCESSAMENTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TRENTINALHA, Luiz Antonio Lazarin
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4048
Resumo: A Reforma psiquiátrica mudou o modelo de atenção em saúde mental, a proposta de criar ações integradas, regionalizadas visando substituir o modelo antimanicomial, inclui centros de atenção psicossocial (CAPS), descentralizando e territorializando o atendimento em saúde, sendo um marco histórico na construção e no reconhecimento da cidadania. A proposta é construir uma rede substitutiva, consoante aos princípios do SUS (regionalização, integralidade das ações, ações de referência e contra referência, participação popular). Essas doenças mentais estão bastante interligadas com mudanças ambientais ou desastres e mudanças no uso da terra, como a urbanização. A acessibilidade dos serviços de saúde mental, assim como a saúde geral, é um dos tipos mais comuns de pesquisa baseada no Sistema de Informação Geográfica (SIG). Fatores geográficos, como a distância, podem influenciar o uso de serviços de saúde mental e a longa distância entre sistemas de saúde e pacientes reduz a taxa que os pacientes costumavam visitar esses departamentos. A representação geográfica desses dados seria uma ferramenta valiosa para os profissionais de saúde tratarem e prevenirem a doença mental. As redes que fornecem serviços de saúde mental a serem projetados. Essas redes devem ser igualmente acessíveis à maioria da população. É vital que todos os sistemas de saúde em todo o mundo diminuam as desigualdades na saúde.
id UNICESU-1_4a24898fafa67671b9de7947a76801eb
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4048
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling REFORMA PSIQUIÁTRICA, PROMOÇÃO DA SAÚDE E O GEOPROCESSAMENTOAcessibilidadeMapeamentoSaúde mental e territorializaçãoA Reforma psiquiátrica mudou o modelo de atenção em saúde mental, a proposta de criar ações integradas, regionalizadas visando substituir o modelo antimanicomial, inclui centros de atenção psicossocial (CAPS), descentralizando e territorializando o atendimento em saúde, sendo um marco histórico na construção e no reconhecimento da cidadania. A proposta é construir uma rede substitutiva, consoante aos princípios do SUS (regionalização, integralidade das ações, ações de referência e contra referência, participação popular). Essas doenças mentais estão bastante interligadas com mudanças ambientais ou desastres e mudanças no uso da terra, como a urbanização. A acessibilidade dos serviços de saúde mental, assim como a saúde geral, é um dos tipos mais comuns de pesquisa baseada no Sistema de Informação Geográfica (SIG). Fatores geográficos, como a distância, podem influenciar o uso de serviços de saúde mental e a longa distância entre sistemas de saúde e pacientes reduz a taxa que os pacientes costumavam visitar esses departamentos. A representação geográfica desses dados seria uma ferramenta valiosa para os profissionais de saúde tratarem e prevenirem a doença mental. As redes que fornecem serviços de saúde mental a serem projetados. Essas redes devem ser igualmente acessíveis à maioria da população. É vital que todos os sistemas de saúde em todo o mundo diminuam as desigualdades na saúde.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-01-10T12:39:41Z2020-01-10T12:39:41Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4048porTRENTINALHA, Luiz Antonio LazarinOLIVEIRA, Leonardo Pestillo deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:26:38Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4048Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T20:26:38Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv REFORMA PSIQUIÁTRICA, PROMOÇÃO DA SAÚDE E O GEOPROCESSAMENTO
title REFORMA PSIQUIÁTRICA, PROMOÇÃO DA SAÚDE E O GEOPROCESSAMENTO
spellingShingle REFORMA PSIQUIÁTRICA, PROMOÇÃO DA SAÚDE E O GEOPROCESSAMENTO
TRENTINALHA, Luiz Antonio Lazarin
Acessibilidade
Mapeamento
Saúde mental e territorialização
title_short REFORMA PSIQUIÁTRICA, PROMOÇÃO DA SAÚDE E O GEOPROCESSAMENTO
title_full REFORMA PSIQUIÁTRICA, PROMOÇÃO DA SAÚDE E O GEOPROCESSAMENTO
title_fullStr REFORMA PSIQUIÁTRICA, PROMOÇÃO DA SAÚDE E O GEOPROCESSAMENTO
title_full_unstemmed REFORMA PSIQUIÁTRICA, PROMOÇÃO DA SAÚDE E O GEOPROCESSAMENTO
title_sort REFORMA PSIQUIÁTRICA, PROMOÇÃO DA SAÚDE E O GEOPROCESSAMENTO
author TRENTINALHA, Luiz Antonio Lazarin
author_facet TRENTINALHA, Luiz Antonio Lazarin
OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de
author_role author
author2 OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv TRENTINALHA, Luiz Antonio Lazarin
OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de
dc.subject.por.fl_str_mv Acessibilidade
Mapeamento
Saúde mental e territorialização
topic Acessibilidade
Mapeamento
Saúde mental e territorialização
description A Reforma psiquiátrica mudou o modelo de atenção em saúde mental, a proposta de criar ações integradas, regionalizadas visando substituir o modelo antimanicomial, inclui centros de atenção psicossocial (CAPS), descentralizando e territorializando o atendimento em saúde, sendo um marco histórico na construção e no reconhecimento da cidadania. A proposta é construir uma rede substitutiva, consoante aos princípios do SUS (regionalização, integralidade das ações, ações de referência e contra referência, participação popular). Essas doenças mentais estão bastante interligadas com mudanças ambientais ou desastres e mudanças no uso da terra, como a urbanização. A acessibilidade dos serviços de saúde mental, assim como a saúde geral, é um dos tipos mais comuns de pesquisa baseada no Sistema de Informação Geográfica (SIG). Fatores geográficos, como a distância, podem influenciar o uso de serviços de saúde mental e a longa distância entre sistemas de saúde e pacientes reduz a taxa que os pacientes costumavam visitar esses departamentos. A representação geográfica desses dados seria uma ferramenta valiosa para os profissionais de saúde tratarem e prevenirem a doença mental. As redes que fornecem serviços de saúde mental a serem projetados. Essas redes devem ser igualmente acessíveis à maioria da população. É vital que todos os sistemas de saúde em todo o mundo diminuam as desigualdades na saúde.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-29
2020-01-10T12:39:41Z
2020-01-10T12:39:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4048
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4048
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805309718011314176