JOGO DO DIREITO A CIDADE COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO E REFLEXIVO NO PLANEJAMENTO URBANO
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1664 |
Resumo: | No ensino superior é comum a utilização de aulas expositivas como principal estratégia didática na maioria das disciplinas. O jogo enquanto uma estratégia de metodologia ativa, embora pouco utilizado nos cursos de graduação, tem um potencial facilitador da aprendizagem, ao passo que permite a interação e ação por parte dos estudantes. O objetivo desse estudo foi identificar e, com isso, evidenciar parâmetros que possibilitem o desvendamento dos mecanismos de definição dos instrumentos de planejamento e gestão urbanos junto aos discentes. Para tanto foram utilizados levantamentos primários (aplicação do jogo junto a grupos de estudantes, com observação e registro fotográfico) e levantamentos secundários (referencial teórico com temática em planejamento urbano e metodologia ativa). Como resultado verificou-se o envolvimento ativo dos estudantes no decorrer do jogo bem como a correlação da teoria com as ações executadas em cada etapa do jogo, com análises orais que evidenciaram entendimento da lógica da produção do espaço urbano capitalista e a importância da participação popular no planejamento urbano. |
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JOGO DO DIREITO A CIDADE COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO E REFLEXIVO NO PLANEJAMENTO URBANOEnsino SuperiorJogo Direito a CidadeMetodologias AtivasPlanejamento UrbanoNo ensino superior é comum a utilização de aulas expositivas como principal estratégia didática na maioria das disciplinas. O jogo enquanto uma estratégia de metodologia ativa, embora pouco utilizado nos cursos de graduação, tem um potencial facilitador da aprendizagem, ao passo que permite a interação e ação por parte dos estudantes. O objetivo desse estudo foi identificar e, com isso, evidenciar parâmetros que possibilitem o desvendamento dos mecanismos de definição dos instrumentos de planejamento e gestão urbanos junto aos discentes. Para tanto foram utilizados levantamentos primários (aplicação do jogo junto a grupos de estudantes, com observação e registro fotográfico) e levantamentos secundários (referencial teórico com temática em planejamento urbano e metodologia ativa). Como resultado verificou-se o envolvimento ativo dos estudantes no decorrer do jogo bem como a correlação da teoria com as ações executadas em cada etapa do jogo, com análises orais que evidenciaram entendimento da lógica da produção do espaço urbano capitalista e a importância da participação popular no planejamento urbano.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-14T20:14:18Z2019-08-14T20:14:18Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1664porVARGAS, Karine BuenoAROXA, Bárbara HayashidaANTONELLO, Ideni TerezinhaVEIGA, Léia Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:28:12Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1664Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:28:12Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
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