A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE PARA EDUCAÇÃO INFANTIL: MOVIMENTANDO E APRENDENDO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Karol Alcantara da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: ALENCAR, Juliana da Silva Araujo, BRITO, Fernanda Regina Cinque de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2124
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo problematizar a psicomotricidade como recurso de aprendizagem e desenvolvimento para crianças de 0 a 6 anos de idade no contexto escolar. A Psicomotricidade define-se como a ciência que estuda o homem por meio do seu movimento, integrando funções motoras e psíquicas na relação entre o mundo externo e interno. Entendendo a complexidade do desenvolvimento infantil na primeira e na segunda infância, propomos apresentar as habilidades esperadas para cada faixa etária de modo a esclarecer quais os recursos psicomotores que podem ser utilizados com a finalidade de potencializar o desenvolvimento esperado. Deste modo, cabe também definir psicomotricidade e seus diferentes componentes e identificar os conteúdos educacionais previstos na educação infantil. O estudo será realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica, no qual, esperamos evidenciar a importância de tal ciência nesta etapa da educação básica, bem como identificar atividades que estimulam o desenvolvimento integral dos alunos no contexto escolar. A referida pesquisa se justifica pela necessidade de capacitação docente que atende a educação infantil na atualidade, salvaguardando as especificidades do contexto social atual, no qual é nítida a falta de movimentação das crianças e a dependência como um todo do seu espaço de interação social, onde os responsáveis acabam fazendo muito pelas crianças não construindo espaço de desenvolvimento de autonomia e apropriação de si e do espaço social. Cabe, então, à escola promover um ambiente de descobertas, aprendizagens e desenvolvimentos para resgatar a essência de cada criança e o seu real desenvolvimento. Portanto, a sua aplicabilidade na educação infantil se justifica, pois as séries iniciais coincidem com o momento evolutivo de apropriação do mundo social e de si mesmo, nos aspectos neuropsicomotores e sociais. Dessa forma, ao ser trabalhado atividades psicomotoras a criança se relaciona e se desenvolve de uma forma independente e construtiva, favorecendo, por conseguinte, para o seu desenvolvimento integral no processo de aprendizagem.
id UNICESU-1_6bbd5dee55f988ac88382b9bcedeb66b
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2124
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE PARA EDUCAÇÃO INFANTIL: MOVIMENTANDO E APRENDENDOAprendizagemPsicomotricidadeDesenvolvimento InfantilEducação infantilO presente trabalho tem por objetivo problematizar a psicomotricidade como recurso de aprendizagem e desenvolvimento para crianças de 0 a 6 anos de idade no contexto escolar. A Psicomotricidade define-se como a ciência que estuda o homem por meio do seu movimento, integrando funções motoras e psíquicas na relação entre o mundo externo e interno. Entendendo a complexidade do desenvolvimento infantil na primeira e na segunda infância, propomos apresentar as habilidades esperadas para cada faixa etária de modo a esclarecer quais os recursos psicomotores que podem ser utilizados com a finalidade de potencializar o desenvolvimento esperado. Deste modo, cabe também definir psicomotricidade e seus diferentes componentes e identificar os conteúdos educacionais previstos na educação infantil. O estudo será realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica, no qual, esperamos evidenciar a importância de tal ciência nesta etapa da educação básica, bem como identificar atividades que estimulam o desenvolvimento integral dos alunos no contexto escolar. A referida pesquisa se justifica pela necessidade de capacitação docente que atende a educação infantil na atualidade, salvaguardando as especificidades do contexto social atual, no qual é nítida a falta de movimentação das crianças e a dependência como um todo do seu espaço de interação social, onde os responsáveis acabam fazendo muito pelas crianças não construindo espaço de desenvolvimento de autonomia e apropriação de si e do espaço social. Cabe, então, à escola promover um ambiente de descobertas, aprendizagens e desenvolvimentos para resgatar a essência de cada criança e o seu real desenvolvimento. Portanto, a sua aplicabilidade na educação infantil se justifica, pois as séries iniciais coincidem com o momento evolutivo de apropriação do mundo social e de si mesmo, nos aspectos neuropsicomotores e sociais. Dessa forma, ao ser trabalhado atividades psicomotoras a criança se relaciona e se desenvolve de uma forma independente e construtiva, favorecendo, por conseguinte, para o seu desenvolvimento integral no processo de aprendizagem.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-23T11:22:05Z2019-08-23T11:22:05Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf978.85.459.1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2124porSILVA, Karol Alcantara daALENCAR, Juliana da Silva AraujoBRITO, Fernanda Regina Cinque deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-06-20T19:19:21Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2124Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-06-20T19:19:21Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE PARA EDUCAÇÃO INFANTIL: MOVIMENTANDO E APRENDENDO
title A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE PARA EDUCAÇÃO INFANTIL: MOVIMENTANDO E APRENDENDO
spellingShingle A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE PARA EDUCAÇÃO INFANTIL: MOVIMENTANDO E APRENDENDO
SILVA, Karol Alcantara da
Aprendizagem
Psicomotricidade
Desenvolvimento Infantil
Educação infantil
title_short A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE PARA EDUCAÇÃO INFANTIL: MOVIMENTANDO E APRENDENDO
title_full A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE PARA EDUCAÇÃO INFANTIL: MOVIMENTANDO E APRENDENDO
title_fullStr A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE PARA EDUCAÇÃO INFANTIL: MOVIMENTANDO E APRENDENDO
title_full_unstemmed A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE PARA EDUCAÇÃO INFANTIL: MOVIMENTANDO E APRENDENDO
title_sort A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE PARA EDUCAÇÃO INFANTIL: MOVIMENTANDO E APRENDENDO
author SILVA, Karol Alcantara da
author_facet SILVA, Karol Alcantara da
ALENCAR, Juliana da Silva Araujo
BRITO, Fernanda Regina Cinque de
author_role author
author2 ALENCAR, Juliana da Silva Araujo
BRITO, Fernanda Regina Cinque de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Karol Alcantara da
ALENCAR, Juliana da Silva Araujo
BRITO, Fernanda Regina Cinque de
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Psicomotricidade
Desenvolvimento Infantil
Educação infantil
topic Aprendizagem
Psicomotricidade
Desenvolvimento Infantil
Educação infantil
description O presente trabalho tem por objetivo problematizar a psicomotricidade como recurso de aprendizagem e desenvolvimento para crianças de 0 a 6 anos de idade no contexto escolar. A Psicomotricidade define-se como a ciência que estuda o homem por meio do seu movimento, integrando funções motoras e psíquicas na relação entre o mundo externo e interno. Entendendo a complexidade do desenvolvimento infantil na primeira e na segunda infância, propomos apresentar as habilidades esperadas para cada faixa etária de modo a esclarecer quais os recursos psicomotores que podem ser utilizados com a finalidade de potencializar o desenvolvimento esperado. Deste modo, cabe também definir psicomotricidade e seus diferentes componentes e identificar os conteúdos educacionais previstos na educação infantil. O estudo será realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica, no qual, esperamos evidenciar a importância de tal ciência nesta etapa da educação básica, bem como identificar atividades que estimulam o desenvolvimento integral dos alunos no contexto escolar. A referida pesquisa se justifica pela necessidade de capacitação docente que atende a educação infantil na atualidade, salvaguardando as especificidades do contexto social atual, no qual é nítida a falta de movimentação das crianças e a dependência como um todo do seu espaço de interação social, onde os responsáveis acabam fazendo muito pelas crianças não construindo espaço de desenvolvimento de autonomia e apropriação de si e do espaço social. Cabe, então, à escola promover um ambiente de descobertas, aprendizagens e desenvolvimentos para resgatar a essência de cada criança e o seu real desenvolvimento. Portanto, a sua aplicabilidade na educação infantil se justifica, pois as séries iniciais coincidem com o momento evolutivo de apropriação do mundo social e de si mesmo, nos aspectos neuropsicomotores e sociais. Dessa forma, ao ser trabalhado atividades psicomotoras a criança se relaciona e se desenvolve de uma forma independente e construtiva, favorecendo, por conseguinte, para o seu desenvolvimento integral no processo de aprendizagem.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-23
2019-08-23T11:22:05Z
2019-08-23T11:22:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978.85.459.1280-4
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2124
identifier_str_mv 978.85.459.1280-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805309717649555456