A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE PARA EDUCAÇÃO INFANTIL: MOVIMENTANDO E APRENDENDO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2124 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo problematizar a psicomotricidade como recurso de aprendizagem e desenvolvimento para crianças de 0 a 6 anos de idade no contexto escolar. A Psicomotricidade define-se como a ciência que estuda o homem por meio do seu movimento, integrando funções motoras e psíquicas na relação entre o mundo externo e interno. Entendendo a complexidade do desenvolvimento infantil na primeira e na segunda infância, propomos apresentar as habilidades esperadas para cada faixa etária de modo a esclarecer quais os recursos psicomotores que podem ser utilizados com a finalidade de potencializar o desenvolvimento esperado. Deste modo, cabe também definir psicomotricidade e seus diferentes componentes e identificar os conteúdos educacionais previstos na educação infantil. O estudo será realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica, no qual, esperamos evidenciar a importância de tal ciência nesta etapa da educação básica, bem como identificar atividades que estimulam o desenvolvimento integral dos alunos no contexto escolar. A referida pesquisa se justifica pela necessidade de capacitação docente que atende a educação infantil na atualidade, salvaguardando as especificidades do contexto social atual, no qual é nítida a falta de movimentação das crianças e a dependência como um todo do seu espaço de interação social, onde os responsáveis acabam fazendo muito pelas crianças não construindo espaço de desenvolvimento de autonomia e apropriação de si e do espaço social. Cabe, então, à escola promover um ambiente de descobertas, aprendizagens e desenvolvimentos para resgatar a essência de cada criança e o seu real desenvolvimento. Portanto, a sua aplicabilidade na educação infantil se justifica, pois as séries iniciais coincidem com o momento evolutivo de apropriação do mundo social e de si mesmo, nos aspectos neuropsicomotores e sociais. Dessa forma, ao ser trabalhado atividades psicomotoras a criança se relaciona e se desenvolve de uma forma independente e construtiva, favorecendo, por conseguinte, para o seu desenvolvimento integral no processo de aprendizagem. |
id |
UNICESU-1_6bbd5dee55f988ac88382b9bcedeb66b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2124 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE PARA EDUCAÇÃO INFANTIL: MOVIMENTANDO E APRENDENDOAprendizagemPsicomotricidadeDesenvolvimento InfantilEducação infantilO presente trabalho tem por objetivo problematizar a psicomotricidade como recurso de aprendizagem e desenvolvimento para crianças de 0 a 6 anos de idade no contexto escolar. A Psicomotricidade define-se como a ciência que estuda o homem por meio do seu movimento, integrando funções motoras e psíquicas na relação entre o mundo externo e interno. Entendendo a complexidade do desenvolvimento infantil na primeira e na segunda infância, propomos apresentar as habilidades esperadas para cada faixa etária de modo a esclarecer quais os recursos psicomotores que podem ser utilizados com a finalidade de potencializar o desenvolvimento esperado. Deste modo, cabe também definir psicomotricidade e seus diferentes componentes e identificar os conteúdos educacionais previstos na educação infantil. O estudo será realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica, no qual, esperamos evidenciar a importância de tal ciência nesta etapa da educação básica, bem como identificar atividades que estimulam o desenvolvimento integral dos alunos no contexto escolar. A referida pesquisa se justifica pela necessidade de capacitação docente que atende a educação infantil na atualidade, salvaguardando as especificidades do contexto social atual, no qual é nítida a falta de movimentação das crianças e a dependência como um todo do seu espaço de interação social, onde os responsáveis acabam fazendo muito pelas crianças não construindo espaço de desenvolvimento de autonomia e apropriação de si e do espaço social. Cabe, então, à escola promover um ambiente de descobertas, aprendizagens e desenvolvimentos para resgatar a essência de cada criança e o seu real desenvolvimento. Portanto, a sua aplicabilidade na educação infantil se justifica, pois as séries iniciais coincidem com o momento evolutivo de apropriação do mundo social e de si mesmo, nos aspectos neuropsicomotores e sociais. Dessa forma, ao ser trabalhado atividades psicomotoras a criança se relaciona e se desenvolve de uma forma independente e construtiva, favorecendo, por conseguinte, para o seu desenvolvimento integral no processo de aprendizagem.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-23T11:22:05Z2019-08-23T11:22:05Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf978.85.459.1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2124porSILVA, Karol Alcantara daALENCAR, Juliana da Silva AraujoBRITO, Fernanda Regina Cinque deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-06-20T19:19:21Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2124Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-06-20T19:19:21Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE PARA EDUCAÇÃO INFANTIL: MOVIMENTANDO E APRENDENDO |
title |
A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE PARA EDUCAÇÃO INFANTIL: MOVIMENTANDO E APRENDENDO |
spellingShingle |
A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE PARA EDUCAÇÃO INFANTIL: MOVIMENTANDO E APRENDENDO SILVA, Karol Alcantara da Aprendizagem Psicomotricidade Desenvolvimento Infantil Educação infantil |
title_short |
A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE PARA EDUCAÇÃO INFANTIL: MOVIMENTANDO E APRENDENDO |
title_full |
A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE PARA EDUCAÇÃO INFANTIL: MOVIMENTANDO E APRENDENDO |
title_fullStr |
A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE PARA EDUCAÇÃO INFANTIL: MOVIMENTANDO E APRENDENDO |
title_full_unstemmed |
A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE PARA EDUCAÇÃO INFANTIL: MOVIMENTANDO E APRENDENDO |
title_sort |
A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE PARA EDUCAÇÃO INFANTIL: MOVIMENTANDO E APRENDENDO |
author |
SILVA, Karol Alcantara da |
author_facet |
SILVA, Karol Alcantara da ALENCAR, Juliana da Silva Araujo BRITO, Fernanda Regina Cinque de |
author_role |
author |
author2 |
ALENCAR, Juliana da Silva Araujo BRITO, Fernanda Regina Cinque de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Karol Alcantara da ALENCAR, Juliana da Silva Araujo BRITO, Fernanda Regina Cinque de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Psicomotricidade Desenvolvimento Infantil Educação infantil |
topic |
Aprendizagem Psicomotricidade Desenvolvimento Infantil Educação infantil |
description |
O presente trabalho tem por objetivo problematizar a psicomotricidade como recurso de aprendizagem e desenvolvimento para crianças de 0 a 6 anos de idade no contexto escolar. A Psicomotricidade define-se como a ciência que estuda o homem por meio do seu movimento, integrando funções motoras e psíquicas na relação entre o mundo externo e interno. Entendendo a complexidade do desenvolvimento infantil na primeira e na segunda infância, propomos apresentar as habilidades esperadas para cada faixa etária de modo a esclarecer quais os recursos psicomotores que podem ser utilizados com a finalidade de potencializar o desenvolvimento esperado. Deste modo, cabe também definir psicomotricidade e seus diferentes componentes e identificar os conteúdos educacionais previstos na educação infantil. O estudo será realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica, no qual, esperamos evidenciar a importância de tal ciência nesta etapa da educação básica, bem como identificar atividades que estimulam o desenvolvimento integral dos alunos no contexto escolar. A referida pesquisa se justifica pela necessidade de capacitação docente que atende a educação infantil na atualidade, salvaguardando as especificidades do contexto social atual, no qual é nítida a falta de movimentação das crianças e a dependência como um todo do seu espaço de interação social, onde os responsáveis acabam fazendo muito pelas crianças não construindo espaço de desenvolvimento de autonomia e apropriação de si e do espaço social. Cabe, então, à escola promover um ambiente de descobertas, aprendizagens e desenvolvimentos para resgatar a essência de cada criança e o seu real desenvolvimento. Portanto, a sua aplicabilidade na educação infantil se justifica, pois as séries iniciais coincidem com o momento evolutivo de apropriação do mundo social e de si mesmo, nos aspectos neuropsicomotores e sociais. Dessa forma, ao ser trabalhado atividades psicomotoras a criança se relaciona e se desenvolve de uma forma independente e construtiva, favorecendo, por conseguinte, para o seu desenvolvimento integral no processo de aprendizagem. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-23 2019-08-23T11:22:05Z 2019-08-23T11:22:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978.85.459.1280-4 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2124 |
identifier_str_mv |
978.85.459.1280-4 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2124 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805309717649555456 |