Modelagem da geometria analítica na otimização da decalagem manual do diagrama de momentos fletores em vigas de concreto armado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTINS, Nicholas Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/697
Resumo: Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Civil da UNICESUMAR – Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil, sob a orientação do Prof. Me. Claudio Ichiba.
id UNICESU-1_72c4fd5df440d9336af249303c86c84b
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/697
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling Modelagem da geometria analítica na otimização da decalagem manual do diagrama de momentos fletores em vigas de concreto armadoCálculo estruturalMétodo das seçõesTensões de traçãoArtigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Civil da UNICESUMAR – Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil, sob a orientação do Prof. Me. Claudio Ichiba.O presente trabalho teve como principal propósito aperfeiçoar a técnica de decalagem do diagrama de momentos fletores (DMF), no banzo tracionado das vigas de concreto armado, submetidas à flexão normal simples, onde se tornou exata e realizável a extração de dados do DMF sem a necessidade de esboçá-lo graficamente. Isso se deu através da geometria analítica, na qual consolidou o vínculo entre os referenciais teóricos da estática e as relações matemáticas, estando ao mesmo tempo em conformação com a norma Brasileira ABNT NBR 6118: 2014. Teve como resultado uma análise estrutural mais precisa, estimulada pela rapidez e simplicidade que a otimização do processo de decalagem dispôs, facultando assim para o elemento estrutural, uma melhor capacidade de resistência, um bom desempenho em serviço e uma durabilidade eficaz, ou seja, a certificação da segurança em relação ao estado limite último e ao estado limite de serviço é possível de ser garantida.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMARICHIBA, ClaudioMARTINS, Nicholas Silva2019-02-05T18:09:12Z2019-02-05T18:09:12Z2018-11-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/697porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T18:54:18Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/697Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T18:54:18Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem da geometria analítica na otimização da decalagem manual do diagrama de momentos fletores em vigas de concreto armado
title Modelagem da geometria analítica na otimização da decalagem manual do diagrama de momentos fletores em vigas de concreto armado
spellingShingle Modelagem da geometria analítica na otimização da decalagem manual do diagrama de momentos fletores em vigas de concreto armado
MARTINS, Nicholas Silva
Cálculo estrutural
Método das seções
Tensões de tração
title_short Modelagem da geometria analítica na otimização da decalagem manual do diagrama de momentos fletores em vigas de concreto armado
title_full Modelagem da geometria analítica na otimização da decalagem manual do diagrama de momentos fletores em vigas de concreto armado
title_fullStr Modelagem da geometria analítica na otimização da decalagem manual do diagrama de momentos fletores em vigas de concreto armado
title_full_unstemmed Modelagem da geometria analítica na otimização da decalagem manual do diagrama de momentos fletores em vigas de concreto armado
title_sort Modelagem da geometria analítica na otimização da decalagem manual do diagrama de momentos fletores em vigas de concreto armado
author MARTINS, Nicholas Silva
author_facet MARTINS, Nicholas Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ICHIBA, Claudio
dc.contributor.author.fl_str_mv MARTINS, Nicholas Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Cálculo estrutural
Método das seções
Tensões de tração
topic Cálculo estrutural
Método das seções
Tensões de tração
description Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Civil da UNICESUMAR – Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil, sob a orientação do Prof. Me. Claudio Ichiba.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-12
2019-02-05T18:09:12Z
2019-02-05T18:09:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/697
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/697
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805309687679156224