USO DA PAPAÍNA, Calendula officinalis E PRÓPOLIS NO PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO DE LESÕES CUTÂNEAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OSOSKI, Elen Xavier
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: CARDOSO, Bruna Muller
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1710
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo avaliar a evolução terapêutica da Papaína, Própolis e Calêndula em casos de lesões cutâneas e verificar a efetividade desses produtos no processo de cicatrização dessas feridas. Assim como contribuir para a ampliação do uso de fitoterápicos em Maringá. Uma vez que a eficácia dos géis for confirmada através deste estudo, a indicação será primordial para a cicatrização de feridas, atendendo dessa forma as necessidades dos usuários, profissionais e do município quanto à eficácia, segurança e custo benefício. Os dados serão obtidos através do acompanhamento de pacientes no Ambulatório de Feridas do Hospital Municipal de Maringá Drª Thelma Villanova Kasprowicz, onde serão observados os tipos de curativos realizados, registro da avaliação e das medidas, evolução e mudanças fisiológicas relacionadas com o tempo de cicatrização das feridas, tempo necessário de tratamento e características da lesão: como tipo de tecido, sinais de infecção, tipo de exsudato, odor e intensidade da dor. Para a avaliação do processo de evolução cicatricial, será medida a redução da lesão e ainda serão realizados registros fotográficos para comprovação da efetividade dos géis. A determinação do tempo de cicatrização será obtida por meio de análise estatística através do cálculo do coeficiente de correlação de Pearson. Espera-se observar evolução gradativa da cicatrização das feridas e comprovar a eficácia terapêutica dos produtos do Programa Verde Vida de Maringá, demonstrando que a utilização dos mesmos é uma alternativa de baixo custo e que proporciona evolução satisfatória durante o processo cicatricial.
id UNICESU-1_82187d3c40ebf6cab6cc8eb3d45e3539
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1710
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling USO DA PAPAÍNA, Calendula officinalis E PRÓPOLIS NO PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO DE LESÕES CUTÂNEASEvolução CicatricialFeridasFitoterápicosTratamento AlternativoO presente trabalho tem como objetivo avaliar a evolução terapêutica da Papaína, Própolis e Calêndula em casos de lesões cutâneas e verificar a efetividade desses produtos no processo de cicatrização dessas feridas. Assim como contribuir para a ampliação do uso de fitoterápicos em Maringá. Uma vez que a eficácia dos géis for confirmada através deste estudo, a indicação será primordial para a cicatrização de feridas, atendendo dessa forma as necessidades dos usuários, profissionais e do município quanto à eficácia, segurança e custo benefício. Os dados serão obtidos através do acompanhamento de pacientes no Ambulatório de Feridas do Hospital Municipal de Maringá Drª Thelma Villanova Kasprowicz, onde serão observados os tipos de curativos realizados, registro da avaliação e das medidas, evolução e mudanças fisiológicas relacionadas com o tempo de cicatrização das feridas, tempo necessário de tratamento e características da lesão: como tipo de tecido, sinais de infecção, tipo de exsudato, odor e intensidade da dor. Para a avaliação do processo de evolução cicatricial, será medida a redução da lesão e ainda serão realizados registros fotográficos para comprovação da efetividade dos géis. A determinação do tempo de cicatrização será obtida por meio de análise estatística através do cálculo do coeficiente de correlação de Pearson. Espera-se observar evolução gradativa da cicatrização das feridas e comprovar a eficácia terapêutica dos produtos do Programa Verde Vida de Maringá, demonstrando que a utilização dos mesmos é uma alternativa de baixo custo e que proporciona evolução satisfatória durante o processo cicatricial.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-16T14:02:14Z2019-08-16T14:02:14Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1710porOSOSKI, Elen XavierCARDOSO, Bruna Mullerinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:28:53Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1710Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:28:53Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv USO DA PAPAÍNA, Calendula officinalis E PRÓPOLIS NO PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO DE LESÕES CUTÂNEAS
title USO DA PAPAÍNA, Calendula officinalis E PRÓPOLIS NO PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO DE LESÕES CUTÂNEAS
spellingShingle USO DA PAPAÍNA, Calendula officinalis E PRÓPOLIS NO PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO DE LESÕES CUTÂNEAS
OSOSKI, Elen Xavier
Evolução Cicatricial
Feridas
Fitoterápicos
Tratamento Alternativo
title_short USO DA PAPAÍNA, Calendula officinalis E PRÓPOLIS NO PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO DE LESÕES CUTÂNEAS
title_full USO DA PAPAÍNA, Calendula officinalis E PRÓPOLIS NO PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO DE LESÕES CUTÂNEAS
title_fullStr USO DA PAPAÍNA, Calendula officinalis E PRÓPOLIS NO PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO DE LESÕES CUTÂNEAS
title_full_unstemmed USO DA PAPAÍNA, Calendula officinalis E PRÓPOLIS NO PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO DE LESÕES CUTÂNEAS
title_sort USO DA PAPAÍNA, Calendula officinalis E PRÓPOLIS NO PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO DE LESÕES CUTÂNEAS
author OSOSKI, Elen Xavier
author_facet OSOSKI, Elen Xavier
CARDOSO, Bruna Muller
author_role author
author2 CARDOSO, Bruna Muller
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv OSOSKI, Elen Xavier
CARDOSO, Bruna Muller
dc.subject.por.fl_str_mv Evolução Cicatricial
Feridas
Fitoterápicos
Tratamento Alternativo
topic Evolução Cicatricial
Feridas
Fitoterápicos
Tratamento Alternativo
description O presente trabalho tem como objetivo avaliar a evolução terapêutica da Papaína, Própolis e Calêndula em casos de lesões cutâneas e verificar a efetividade desses produtos no processo de cicatrização dessas feridas. Assim como contribuir para a ampliação do uso de fitoterápicos em Maringá. Uma vez que a eficácia dos géis for confirmada através deste estudo, a indicação será primordial para a cicatrização de feridas, atendendo dessa forma as necessidades dos usuários, profissionais e do município quanto à eficácia, segurança e custo benefício. Os dados serão obtidos através do acompanhamento de pacientes no Ambulatório de Feridas do Hospital Municipal de Maringá Drª Thelma Villanova Kasprowicz, onde serão observados os tipos de curativos realizados, registro da avaliação e das medidas, evolução e mudanças fisiológicas relacionadas com o tempo de cicatrização das feridas, tempo necessário de tratamento e características da lesão: como tipo de tecido, sinais de infecção, tipo de exsudato, odor e intensidade da dor. Para a avaliação do processo de evolução cicatricial, será medida a redução da lesão e ainda serão realizados registros fotográficos para comprovação da efetividade dos géis. A determinação do tempo de cicatrização será obtida por meio de análise estatística através do cálculo do coeficiente de correlação de Pearson. Espera-se observar evolução gradativa da cicatrização das feridas e comprovar a eficácia terapêutica dos produtos do Programa Verde Vida de Maringá, demonstrando que a utilização dos mesmos é uma alternativa de baixo custo e que proporciona evolução satisfatória durante o processo cicatricial.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-16T14:02:14Z
2019-08-16T14:02:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1710
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805309679455174656