MAPAS CONCEITUAIS COMO OBJETOS DE APRENDIZAGEM NA PRÁTICA DOCENTE NO CAMPO DA SAÚDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARINS, Maria Carolina Escoriça Pereira de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: MACUCH, Regiane da Silva, LUCENA, Tiago Franklin Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2954
Resumo: A tendência do mercado de trabalho, principalmente no campo da docência, é buscar métodos inovadores, estratégias que qualifiquem e garantam uma prática pedagógica, ética, crítica, reflexiva e transformadora, centrando-se no aluno como sujeito construtor do conhecimento. O objetivo principal desse trabalho é apresentar um levantamento bibliográfico sobre o uso da tecnologia como estratégia pedagógica no ensino superior na área da saúde. E neste contexto os mapas conceituais são exemplos de objetos de aprendizagens que podem ser considerados como facilitadores do ensino. Os mapas são capazes de evidenciar significados atribuídos aos conceitos e às relações entre eles no contexto de um determinado corpo de conhecimentos e as publicações pesquisadas validam seu uso dentro de uma estratégia pedagógica citando suas vantagens. Concluímos que os atuais e futuros docentes da área da saúde devem conhecer e utilizar essa metodologia como uma das estratégias para aprofundar conteúdos trabalhados em saúde e para melhor fixação dos conhecimentos e pensamento crítico.
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