A IMPORTÂNCIA DE AULAS EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BAUMBACH, Thaluan Rafael Debarba
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: PIRES, Elocir Aparecida Corrêa, SAUCEDO, Kellys Regina Rodio, ENISWELWER, Kely Cristina, MALACARNE, Vilmar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2470
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar as possibilidades e os limites que as aulas experimentais têm para o Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O percurso da pesquisa envolveu acadêmicos do Curso de Pedagogia, uma aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação, professores de Prática de Ensino de uma Instituição de Ensino Superior Estadual e alunos de 5º ano do Ensino Fundamental. As aulas experimentais foram realizadas durante os meses de abril a junho de 2013 em uma escola localizada na região sul de Cascavel-PR. Os resultados evidenciaram a importância de um planejamento que considere a aplicação de métodos experimentais associados à explicação teórica, sendo que o potencial de compreensão e apropriação dos conteúdos pelos alunos foi sensivelmente alterado após o emprego das aulas experimentais.
id UNICESU-1_86e31c2e7f100e58dac5469cb757f645
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2470
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A IMPORTÂNCIA DE AULAS EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALEnsino Fundamental-Anos IniciaisEnsino de CiênciasAulas experimentaisAulas experimentaisO objetivo deste artigo é apresentar as possibilidades e os limites que as aulas experimentais têm para o Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O percurso da pesquisa envolveu acadêmicos do Curso de Pedagogia, uma aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação, professores de Prática de Ensino de uma Instituição de Ensino Superior Estadual e alunos de 5º ano do Ensino Fundamental. As aulas experimentais foram realizadas durante os meses de abril a junho de 2013 em uma escola localizada na região sul de Cascavel-PR. Os resultados evidenciaram a importância de um planejamento que considere a aplicação de métodos experimentais associados à explicação teórica, sendo que o potencial de compreensão e apropriação dos conteúdos pelos alunos foi sensivelmente alterado após o emprego das aulas experimentais.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-09-13T13:03:42Z2019-09-13T13:03:42Z2015-11-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2470porBAUMBACH, Thaluan Rafael DebarbaPIRES, Elocir Aparecida CorrêaSAUCEDO, Kellys Regina RodioENISWELWER, Kely CristinaMALACARNE, Vilmarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:41:12Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2470Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:41:12Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv A IMPORTÂNCIA DE AULAS EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title A IMPORTÂNCIA DE AULAS EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle A IMPORTÂNCIA DE AULAS EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
BAUMBACH, Thaluan Rafael Debarba
Ensino Fundamental-Anos Iniciais
Ensino de Ciências
Aulas experimentais
Aulas experimentais
title_short A IMPORTÂNCIA DE AULAS EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full A IMPORTÂNCIA DE AULAS EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr A IMPORTÂNCIA DE AULAS EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed A IMPORTÂNCIA DE AULAS EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort A IMPORTÂNCIA DE AULAS EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
author BAUMBACH, Thaluan Rafael Debarba
author_facet BAUMBACH, Thaluan Rafael Debarba
PIRES, Elocir Aparecida Corrêa
SAUCEDO, Kellys Regina Rodio
ENISWELWER, Kely Cristina
MALACARNE, Vilmar
author_role author
author2 PIRES, Elocir Aparecida Corrêa
SAUCEDO, Kellys Regina Rodio
ENISWELWER, Kely Cristina
MALACARNE, Vilmar
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BAUMBACH, Thaluan Rafael Debarba
PIRES, Elocir Aparecida Corrêa
SAUCEDO, Kellys Regina Rodio
ENISWELWER, Kely Cristina
MALACARNE, Vilmar
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Fundamental-Anos Iniciais
Ensino de Ciências
Aulas experimentais
Aulas experimentais
topic Ensino Fundamental-Anos Iniciais
Ensino de Ciências
Aulas experimentais
Aulas experimentais
description O objetivo deste artigo é apresentar as possibilidades e os limites que as aulas experimentais têm para o Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O percurso da pesquisa envolveu acadêmicos do Curso de Pedagogia, uma aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação, professores de Prática de Ensino de uma Instituição de Ensino Superior Estadual e alunos de 5º ano do Ensino Fundamental. As aulas experimentais foram realizadas durante os meses de abril a junho de 2013 em uma escola localizada na região sul de Cascavel-PR. Os resultados evidenciaram a importância de um planejamento que considere a aplicação de métodos experimentais associados à explicação teórica, sendo que o potencial de compreensão e apropriação dos conteúdos pelos alunos foi sensivelmente alterado após o emprego das aulas experimentais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-03
2019-09-13T13:03:42Z
2019-09-13T13:03:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2470
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805309720684134400