A IMPORTÂNCIA DE AULAS EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2470 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar as possibilidades e os limites que as aulas experimentais têm para o Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O percurso da pesquisa envolveu acadêmicos do Curso de Pedagogia, uma aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação, professores de Prática de Ensino de uma Instituição de Ensino Superior Estadual e alunos de 5º ano do Ensino Fundamental. As aulas experimentais foram realizadas durante os meses de abril a junho de 2013 em uma escola localizada na região sul de Cascavel-PR. Os resultados evidenciaram a importância de um planejamento que considere a aplicação de métodos experimentais associados à explicação teórica, sendo que o potencial de compreensão e apropriação dos conteúdos pelos alunos foi sensivelmente alterado após o emprego das aulas experimentais. |
id |
UNICESU-1_86e31c2e7f100e58dac5469cb757f645 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2470 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
A IMPORTÂNCIA DE AULAS EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALEnsino Fundamental-Anos IniciaisEnsino de CiênciasAulas experimentaisAulas experimentaisO objetivo deste artigo é apresentar as possibilidades e os limites que as aulas experimentais têm para o Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O percurso da pesquisa envolveu acadêmicos do Curso de Pedagogia, uma aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação, professores de Prática de Ensino de uma Instituição de Ensino Superior Estadual e alunos de 5º ano do Ensino Fundamental. As aulas experimentais foram realizadas durante os meses de abril a junho de 2013 em uma escola localizada na região sul de Cascavel-PR. Os resultados evidenciaram a importância de um planejamento que considere a aplicação de métodos experimentais associados à explicação teórica, sendo que o potencial de compreensão e apropriação dos conteúdos pelos alunos foi sensivelmente alterado após o emprego das aulas experimentais.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-09-13T13:03:42Z2019-09-13T13:03:42Z2015-11-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2470porBAUMBACH, Thaluan Rafael DebarbaPIRES, Elocir Aparecida CorrêaSAUCEDO, Kellys Regina RodioENISWELWER, Kely CristinaMALACARNE, Vilmarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:41:12Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2470Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:41:12Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A IMPORTÂNCIA DE AULAS EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
A IMPORTÂNCIA DE AULAS EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
A IMPORTÂNCIA DE AULAS EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL BAUMBACH, Thaluan Rafael Debarba Ensino Fundamental-Anos Iniciais Ensino de Ciências Aulas experimentais Aulas experimentais |
title_short |
A IMPORTÂNCIA DE AULAS EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
A IMPORTÂNCIA DE AULAS EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
A IMPORTÂNCIA DE AULAS EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
A IMPORTÂNCIA DE AULAS EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
A IMPORTÂNCIA DE AULAS EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
BAUMBACH, Thaluan Rafael Debarba |
author_facet |
BAUMBACH, Thaluan Rafael Debarba PIRES, Elocir Aparecida Corrêa SAUCEDO, Kellys Regina Rodio ENISWELWER, Kely Cristina MALACARNE, Vilmar |
author_role |
author |
author2 |
PIRES, Elocir Aparecida Corrêa SAUCEDO, Kellys Regina Rodio ENISWELWER, Kely Cristina MALACARNE, Vilmar |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BAUMBACH, Thaluan Rafael Debarba PIRES, Elocir Aparecida Corrêa SAUCEDO, Kellys Regina Rodio ENISWELWER, Kely Cristina MALACARNE, Vilmar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Fundamental-Anos Iniciais Ensino de Ciências Aulas experimentais Aulas experimentais |
topic |
Ensino Fundamental-Anos Iniciais Ensino de Ciências Aulas experimentais Aulas experimentais |
description |
O objetivo deste artigo é apresentar as possibilidades e os limites que as aulas experimentais têm para o Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O percurso da pesquisa envolveu acadêmicos do Curso de Pedagogia, uma aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação, professores de Prática de Ensino de uma Instituição de Ensino Superior Estadual e alunos de 5º ano do Ensino Fundamental. As aulas experimentais foram realizadas durante os meses de abril a junho de 2013 em uma escola localizada na região sul de Cascavel-PR. Os resultados evidenciaram a importância de um planejamento que considere a aplicação de métodos experimentais associados à explicação teórica, sendo que o potencial de compreensão e apropriação dos conteúdos pelos alunos foi sensivelmente alterado após o emprego das aulas experimentais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-03 2019-09-13T13:03:42Z 2019-09-13T13:03:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-8084-996-7 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2470 |
identifier_str_mv |
978-85-8084-996-7 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2470 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805309720684134400 |