LEITURA EM SALA DE AULA: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RODRIGUES, Adélia Aparecida Pereira da Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4896
Resumo: A comunicação procura refletir sobre o trabalho com a produção de sentidos, a partir da construção de perguntas ordenadas, que direcionam o leitor a construir sentidos ao texto. O objetivo desse experimento é demonstrar como a ordenação de perguntas pode levar o aluno do Ensino Médio a refletir sobre o texto “Tragédia brasileira”, de Manuel Bandeira e inferir criticamente a respeito da temática textual. Concebemos a atividade a partir dos pressupostos da Linguística Aplicada e das concepções arroladas pelo círculo de Bakhtin, que discutem a necessidade da interação autor- texto- leitor. Por esse viés, os alunos foram levados a perpassar pelas várias etapas de construção de sentido: 1) decodificação; 2) compreensão; 3) interpretação; 4) retenção. A fim de refletirem, interagirem e se identificarem com o texto de forma mais crítica e autônoma. O resultado demonstra que ao final da reflexão há a construção de um novo texto, com um sentido que não é o trazido pelo professor ou as interpretações, muitas vezes equivocadas, do aluno, mas o resultado da interação auto-texto -leitor, que surge como um novo texto, original, único e possível, dentro da materialidade textual.
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