A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE MARINGÁ SOBRE OS DESAFIOS PEDAGÓGICOS DIGITAIS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VASQUES, Chayane Teodoro
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: VASQUES, Crislayne Teodoro
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9454
Resumo: Considerando as mudanças atuais no mundo, destaca-se a pandemia da Covid-19 declarada pela Organização Mundial de Saúde em 11 de março de 2020, que trouxe problemas na esfera política e social de todos os países do mundo e também na educação. Esta pesquisa tem como objetivo levantar os principais desafios que a escola e em especial os educadores superaram e precisam superar neste momento de ensino remoto emergencial ERE, para garantir uma formação aos discentes, bem como apresentar alternativas que estes estão adotando para superá-los a esse novo momento de ensino remoto. O trabalho foi realizado em escolas públicas do estado do Paraná na cidade de Maringá. A pesquisa contou com a participação de 56 professores que lecionaram on-line durante a pandemia da COVID-19, a eles foi aplicado um questionário de forma individual via plataforma Google Forms, contendo 8 questões. Através dos resultados obtidos, foi possível observar que o ensino remoto emergencial foi a alternativa utilizada para continuar o ano letivo e com ele vários desafios surgiram, como a falta de acesso à internet e o despreparo dos docentes para utilizar as plataformas digitais em sala de aula. A investigação proposta possibilitou o conhecimento dos desafios a serem superados no ERE e uma reflexão acerca da necessidade de ampliar os estudos e compartilhar os saberes a fim de garantir uma educação de qualidade para todos, sendo essa a principal finalidade do processo educativo.
id UNICESU-1_a5602de2b2175c29f6b5b1b4425d13a6
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9454
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE MARINGÁ SOBRE OS DESAFIOS PEDAGÓGICOS DIGITAIS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19Ensino remotoNovas tecnologiasProfessoresConsiderando as mudanças atuais no mundo, destaca-se a pandemia da Covid-19 declarada pela Organização Mundial de Saúde em 11 de março de 2020, que trouxe problemas na esfera política e social de todos os países do mundo e também na educação. Esta pesquisa tem como objetivo levantar os principais desafios que a escola e em especial os educadores superaram e precisam superar neste momento de ensino remoto emergencial ERE, para garantir uma formação aos discentes, bem como apresentar alternativas que estes estão adotando para superá-los a esse novo momento de ensino remoto. O trabalho foi realizado em escolas públicas do estado do Paraná na cidade de Maringá. A pesquisa contou com a participação de 56 professores que lecionaram on-line durante a pandemia da COVID-19, a eles foi aplicado um questionário de forma individual via plataforma Google Forms, contendo 8 questões. Através dos resultados obtidos, foi possível observar que o ensino remoto emergencial foi a alternativa utilizada para continuar o ano letivo e com ele vários desafios surgiram, como a falta de acesso à internet e o despreparo dos docentes para utilizar as plataformas digitais em sala de aula. A investigação proposta possibilitou o conhecimento dos desafios a serem superados no ERE e uma reflexão acerca da necessidade de ampliar os estudos e compartilhar os saberes a fim de garantir uma educação de qualidade para todos, sendo essa a principal finalidade do processo educativo.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2022-04-05T17:53:13Z2022-04-05T17:53:13Z2021-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9454porEncontro Internacional de Produção CientíficaVASQUES, Chayane TeodoroVASQUES, Crislayne Teodoroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-06-20T12:49:29Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9454Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-06-20T12:49:29Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE MARINGÁ SOBRE OS DESAFIOS PEDAGÓGICOS DIGITAIS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
title A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE MARINGÁ SOBRE OS DESAFIOS PEDAGÓGICOS DIGITAIS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
spellingShingle A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE MARINGÁ SOBRE OS DESAFIOS PEDAGÓGICOS DIGITAIS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
VASQUES, Chayane Teodoro
Ensino remoto
Novas tecnologias
Professores
title_short A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE MARINGÁ SOBRE OS DESAFIOS PEDAGÓGICOS DIGITAIS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
title_full A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE MARINGÁ SOBRE OS DESAFIOS PEDAGÓGICOS DIGITAIS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
title_fullStr A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE MARINGÁ SOBRE OS DESAFIOS PEDAGÓGICOS DIGITAIS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
title_full_unstemmed A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE MARINGÁ SOBRE OS DESAFIOS PEDAGÓGICOS DIGITAIS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
title_sort A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE MARINGÁ SOBRE OS DESAFIOS PEDAGÓGICOS DIGITAIS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
author VASQUES, Chayane Teodoro
author_facet VASQUES, Chayane Teodoro
VASQUES, Crislayne Teodoro
author_role author
author2 VASQUES, Crislayne Teodoro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv VASQUES, Chayane Teodoro
VASQUES, Crislayne Teodoro
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino remoto
Novas tecnologias
Professores
topic Ensino remoto
Novas tecnologias
Professores
description Considerando as mudanças atuais no mundo, destaca-se a pandemia da Covid-19 declarada pela Organização Mundial de Saúde em 11 de março de 2020, que trouxe problemas na esfera política e social de todos os países do mundo e também na educação. Esta pesquisa tem como objetivo levantar os principais desafios que a escola e em especial os educadores superaram e precisam superar neste momento de ensino remoto emergencial ERE, para garantir uma formação aos discentes, bem como apresentar alternativas que estes estão adotando para superá-los a esse novo momento de ensino remoto. O trabalho foi realizado em escolas públicas do estado do Paraná na cidade de Maringá. A pesquisa contou com a participação de 56 professores que lecionaram on-line durante a pandemia da COVID-19, a eles foi aplicado um questionário de forma individual via plataforma Google Forms, contendo 8 questões. Através dos resultados obtidos, foi possível observar que o ensino remoto emergencial foi a alternativa utilizada para continuar o ano letivo e com ele vários desafios surgiram, como a falta de acesso à internet e o despreparo dos docentes para utilizar as plataformas digitais em sala de aula. A investigação proposta possibilitou o conhecimento dos desafios a serem superados no ERE e uma reflexão acerca da necessidade de ampliar os estudos e compartilhar os saberes a fim de garantir uma educação de qualidade para todos, sendo essa a principal finalidade do processo educativo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-19
2022-04-05T17:53:13Z
2022-04-05T17:53:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9454
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9454
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Encontro Internacional de Produção Científica
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098731013144576