A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE MARINGÁ SOBRE OS DESAFIOS PEDAGÓGICOS DIGITAIS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9454 |
Resumo: | Considerando as mudanças atuais no mundo, destaca-se a pandemia da Covid-19 declarada pela Organização Mundial de Saúde em 11 de março de 2020, que trouxe problemas na esfera política e social de todos os países do mundo e também na educação. Esta pesquisa tem como objetivo levantar os principais desafios que a escola e em especial os educadores superaram e precisam superar neste momento de ensino remoto emergencial ERE, para garantir uma formação aos discentes, bem como apresentar alternativas que estes estão adotando para superá-los a esse novo momento de ensino remoto. O trabalho foi realizado em escolas públicas do estado do Paraná na cidade de Maringá. A pesquisa contou com a participação de 56 professores que lecionaram on-line durante a pandemia da COVID-19, a eles foi aplicado um questionário de forma individual via plataforma Google Forms, contendo 8 questões. Através dos resultados obtidos, foi possível observar que o ensino remoto emergencial foi a alternativa utilizada para continuar o ano letivo e com ele vários desafios surgiram, como a falta de acesso à internet e o despreparo dos docentes para utilizar as plataformas digitais em sala de aula. A investigação proposta possibilitou o conhecimento dos desafios a serem superados no ERE e uma reflexão acerca da necessidade de ampliar os estudos e compartilhar os saberes a fim de garantir uma educação de qualidade para todos, sendo essa a principal finalidade do processo educativo. |
id |
UNICESU-1_a5602de2b2175c29f6b5b1b4425d13a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9454 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE MARINGÁ SOBRE OS DESAFIOS PEDAGÓGICOS DIGITAIS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19Ensino remotoNovas tecnologiasProfessoresConsiderando as mudanças atuais no mundo, destaca-se a pandemia da Covid-19 declarada pela Organização Mundial de Saúde em 11 de março de 2020, que trouxe problemas na esfera política e social de todos os países do mundo e também na educação. Esta pesquisa tem como objetivo levantar os principais desafios que a escola e em especial os educadores superaram e precisam superar neste momento de ensino remoto emergencial ERE, para garantir uma formação aos discentes, bem como apresentar alternativas que estes estão adotando para superá-los a esse novo momento de ensino remoto. O trabalho foi realizado em escolas públicas do estado do Paraná na cidade de Maringá. A pesquisa contou com a participação de 56 professores que lecionaram on-line durante a pandemia da COVID-19, a eles foi aplicado um questionário de forma individual via plataforma Google Forms, contendo 8 questões. Através dos resultados obtidos, foi possível observar que o ensino remoto emergencial foi a alternativa utilizada para continuar o ano letivo e com ele vários desafios surgiram, como a falta de acesso à internet e o despreparo dos docentes para utilizar as plataformas digitais em sala de aula. A investigação proposta possibilitou o conhecimento dos desafios a serem superados no ERE e uma reflexão acerca da necessidade de ampliar os estudos e compartilhar os saberes a fim de garantir uma educação de qualidade para todos, sendo essa a principal finalidade do processo educativo.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2022-04-05T17:53:13Z2022-04-05T17:53:13Z2021-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9454porEncontro Internacional de Produção CientíficaVASQUES, Chayane TeodoroVASQUES, Crislayne Teodoroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-06-20T12:49:29Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9454Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-06-20T12:49:29Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE MARINGÁ SOBRE OS DESAFIOS PEDAGÓGICOS DIGITAIS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 |
title |
A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE MARINGÁ SOBRE OS DESAFIOS PEDAGÓGICOS DIGITAIS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 |
spellingShingle |
A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE MARINGÁ SOBRE OS DESAFIOS PEDAGÓGICOS DIGITAIS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 VASQUES, Chayane Teodoro Ensino remoto Novas tecnologias Professores |
title_short |
A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE MARINGÁ SOBRE OS DESAFIOS PEDAGÓGICOS DIGITAIS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 |
title_full |
A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE MARINGÁ SOBRE OS DESAFIOS PEDAGÓGICOS DIGITAIS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 |
title_fullStr |
A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE MARINGÁ SOBRE OS DESAFIOS PEDAGÓGICOS DIGITAIS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 |
title_full_unstemmed |
A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE MARINGÁ SOBRE OS DESAFIOS PEDAGÓGICOS DIGITAIS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 |
title_sort |
A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE MARINGÁ SOBRE OS DESAFIOS PEDAGÓGICOS DIGITAIS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 |
author |
VASQUES, Chayane Teodoro |
author_facet |
VASQUES, Chayane Teodoro VASQUES, Crislayne Teodoro |
author_role |
author |
author2 |
VASQUES, Crislayne Teodoro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
VASQUES, Chayane Teodoro VASQUES, Crislayne Teodoro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino remoto Novas tecnologias Professores |
topic |
Ensino remoto Novas tecnologias Professores |
description |
Considerando as mudanças atuais no mundo, destaca-se a pandemia da Covid-19 declarada pela Organização Mundial de Saúde em 11 de março de 2020, que trouxe problemas na esfera política e social de todos os países do mundo e também na educação. Esta pesquisa tem como objetivo levantar os principais desafios que a escola e em especial os educadores superaram e precisam superar neste momento de ensino remoto emergencial ERE, para garantir uma formação aos discentes, bem como apresentar alternativas que estes estão adotando para superá-los a esse novo momento de ensino remoto. O trabalho foi realizado em escolas públicas do estado do Paraná na cidade de Maringá. A pesquisa contou com a participação de 56 professores que lecionaram on-line durante a pandemia da COVID-19, a eles foi aplicado um questionário de forma individual via plataforma Google Forms, contendo 8 questões. Através dos resultados obtidos, foi possível observar que o ensino remoto emergencial foi a alternativa utilizada para continuar o ano letivo e com ele vários desafios surgiram, como a falta de acesso à internet e o despreparo dos docentes para utilizar as plataformas digitais em sala de aula. A investigação proposta possibilitou o conhecimento dos desafios a serem superados no ERE e uma reflexão acerca da necessidade de ampliar os estudos e compartilhar os saberes a fim de garantir uma educação de qualidade para todos, sendo essa a principal finalidade do processo educativo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-19 2022-04-05T17:53:13Z 2022-04-05T17:53:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9454 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9454 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Encontro Internacional de Produção Científica |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098731013144576 |