ARQUITETURA ESCOLAR: SUA CONSTITUIÇÃO COMO INSTITUIÇÃO NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PALAORO, Greyze Maria
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: GONÇALVES, Pamela, OLIVEIRA, Verônica Rosemary de, MALACARNE, Vilmar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1587
Resumo: Este trabalho tem como objetivo levantar reflexões acerca do processo de construção social do papel assumido pelo ambiente escolar. É nesse espaço que a maioria das pessoas passam longos anos de sua vida, e nas discussões pertinentes à educação a arquitetura escolar nem sempre este presente. Na maioria das vezes, realizam-se pesquisas que abrangem metodologia, formação de professores, material didático, avaliação, entre outros, enquanto que as questões referentes ao espaço escolar são deixadas em segundo plano. Com objetivo de conhecer um pouco mais sobre a influência da arquitetura escolar no processo de aprendizagem dos alunos, buscou-se levantar o processo de evolução do ambiente escolar e suas atribuições no aprendizado dos alunos na realidade escolar brasileira. Nesta perspectiva foi realizada uma busca direcionada em artigos científicos e livros que tratam do histórico da arquitetura escolar, para reconhecer as transformações pelas quais está passou durante os séculos. Percebemos que a relação da arquitetura escolar está intimamente ligada às questões sociais, favorecendo a uma determinada classe social. Outro aspecto relevante, é que, mesmo tendo uma demanda crescente, devido ao aumento populacional, a busca por suprir o número de vagas nas escolas, fez com que os aspectos arquitetônicos, relevantes ao aprendizado, fossem deixados de lado, dando lugar ao improviso na implantação de escolas sendo, esta realidade, algo ainda presente.
id UNICESU-1_ab114faaed3e0c86756733a138356388
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1587
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ARQUITETURA ESCOLAR: SUA CONSTITUIÇÃO COMO INSTITUIÇÃO NO BRASILAmbiente escolarArquitetura escolarPrédio EscolarEste trabalho tem como objetivo levantar reflexões acerca do processo de construção social do papel assumido pelo ambiente escolar. É nesse espaço que a maioria das pessoas passam longos anos de sua vida, e nas discussões pertinentes à educação a arquitetura escolar nem sempre este presente. Na maioria das vezes, realizam-se pesquisas que abrangem metodologia, formação de professores, material didático, avaliação, entre outros, enquanto que as questões referentes ao espaço escolar são deixadas em segundo plano. Com objetivo de conhecer um pouco mais sobre a influência da arquitetura escolar no processo de aprendizagem dos alunos, buscou-se levantar o processo de evolução do ambiente escolar e suas atribuições no aprendizado dos alunos na realidade escolar brasileira. Nesta perspectiva foi realizada uma busca direcionada em artigos científicos e livros que tratam do histórico da arquitetura escolar, para reconhecer as transformações pelas quais está passou durante os séculos. Percebemos que a relação da arquitetura escolar está intimamente ligada às questões sociais, favorecendo a uma determinada classe social. Outro aspecto relevante, é que, mesmo tendo uma demanda crescente, devido ao aumento populacional, a busca por suprir o número de vagas nas escolas, fez com que os aspectos arquitetônicos, relevantes ao aprendizado, fossem deixados de lado, dando lugar ao improviso na implantação de escolas sendo, esta realidade, algo ainda presente.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-14T12:57:09Z2019-08-14T12:57:09Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1587porPALAORO, Greyze MariaGONÇALVES, PamelaOLIVEIRA, Verônica Rosemary deMALACARNE, Vilmarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:26:51Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1587Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:26:51Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv ARQUITETURA ESCOLAR: SUA CONSTITUIÇÃO COMO INSTITUIÇÃO NO BRASIL
title ARQUITETURA ESCOLAR: SUA CONSTITUIÇÃO COMO INSTITUIÇÃO NO BRASIL
spellingShingle ARQUITETURA ESCOLAR: SUA CONSTITUIÇÃO COMO INSTITUIÇÃO NO BRASIL
PALAORO, Greyze Maria
Ambiente escolar
Arquitetura escolar
Prédio Escolar
title_short ARQUITETURA ESCOLAR: SUA CONSTITUIÇÃO COMO INSTITUIÇÃO NO BRASIL
title_full ARQUITETURA ESCOLAR: SUA CONSTITUIÇÃO COMO INSTITUIÇÃO NO BRASIL
title_fullStr ARQUITETURA ESCOLAR: SUA CONSTITUIÇÃO COMO INSTITUIÇÃO NO BRASIL
title_full_unstemmed ARQUITETURA ESCOLAR: SUA CONSTITUIÇÃO COMO INSTITUIÇÃO NO BRASIL
title_sort ARQUITETURA ESCOLAR: SUA CONSTITUIÇÃO COMO INSTITUIÇÃO NO BRASIL
author PALAORO, Greyze Maria
author_facet PALAORO, Greyze Maria
GONÇALVES, Pamela
OLIVEIRA, Verônica Rosemary de
MALACARNE, Vilmar
author_role author
author2 GONÇALVES, Pamela
OLIVEIRA, Verônica Rosemary de
MALACARNE, Vilmar
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv PALAORO, Greyze Maria
GONÇALVES, Pamela
OLIVEIRA, Verônica Rosemary de
MALACARNE, Vilmar
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente escolar
Arquitetura escolar
Prédio Escolar
topic Ambiente escolar
Arquitetura escolar
Prédio Escolar
description Este trabalho tem como objetivo levantar reflexões acerca do processo de construção social do papel assumido pelo ambiente escolar. É nesse espaço que a maioria das pessoas passam longos anos de sua vida, e nas discussões pertinentes à educação a arquitetura escolar nem sempre este presente. Na maioria das vezes, realizam-se pesquisas que abrangem metodologia, formação de professores, material didático, avaliação, entre outros, enquanto que as questões referentes ao espaço escolar são deixadas em segundo plano. Com objetivo de conhecer um pouco mais sobre a influência da arquitetura escolar no processo de aprendizagem dos alunos, buscou-se levantar o processo de evolução do ambiente escolar e suas atribuições no aprendizado dos alunos na realidade escolar brasileira. Nesta perspectiva foi realizada uma busca direcionada em artigos científicos e livros que tratam do histórico da arquitetura escolar, para reconhecer as transformações pelas quais está passou durante os séculos. Percebemos que a relação da arquitetura escolar está intimamente ligada às questões sociais, favorecendo a uma determinada classe social. Outro aspecto relevante, é que, mesmo tendo uma demanda crescente, devido ao aumento populacional, a busca por suprir o número de vagas nas escolas, fez com que os aspectos arquitetônicos, relevantes ao aprendizado, fossem deixados de lado, dando lugar ao improviso na implantação de escolas sendo, esta realidade, algo ainda presente.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-14T12:57:09Z
2019-08-14T12:57:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1587
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1587
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805309690420133888