NAS LINHAS CURRÍCULARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO CONHECIMENTO ESPONTÂNEO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ENISWELER, Kely Cristina
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: SAUCEDO, Kellys Regina Rodio, PIRES, Elocir Aparecida Correa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4473
Resumo: Este trabalho tem a intenção de apresentar uma das atividades desenvolvidas durante exercício da docência de uma das bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID Pedagogia (CAPES/MEC/UNIOESTE), no ano de 2012. O projeto atrelado ao curso de Pedagogia denominado Vivenciando a escola: incentivo a prática docente teve início em 2007 e foi institucionalizado em 2009. Atualmente participam do PIBID de Pedagogia 15 bolsistas (12 acadêmicos, 2 supervisoras de escolas municipais e uma coordenadora de área) com o objetivo de valorização e permanência dos egressos na licenciatura. Os resultados indicaram que a docência exige do professor enfrentamentos cotidianos relacionados ao conhecimento espontâneo dos alunos, cuja resposta nem sempre é imediata, mas requer a problematização dos saberes iniciais atrelados a prática cotidiana, num processo de autoformação e (re)elaboração desses conhecimentos.
id UNICESU-1_cb25f6479fe8b5580d30f5c772b8fd33
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4473
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling NAS LINHAS CURRÍCULARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO CONHECIMENTO ESPONTÂNEOEnsino fundamentalConhecimento espontâneoContos infantisEste trabalho tem a intenção de apresentar uma das atividades desenvolvidas durante exercício da docência de uma das bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID Pedagogia (CAPES/MEC/UNIOESTE), no ano de 2012. O projeto atrelado ao curso de Pedagogia denominado Vivenciando a escola: incentivo a prática docente teve início em 2007 e foi institucionalizado em 2009. Atualmente participam do PIBID de Pedagogia 15 bolsistas (12 acadêmicos, 2 supervisoras de escolas municipais e uma coordenadora de área) com o objetivo de valorização e permanência dos egressos na licenciatura. Os resultados indicaram que a docência exige do professor enfrentamentos cotidianos relacionados ao conhecimento espontâneo dos alunos, cuja resposta nem sempre é imediata, mas requer a problematização dos saberes iniciais atrelados a prática cotidiana, num processo de autoformação e (re)elaboração desses conhecimentos.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-01-21T19:37:25Z2020-01-21T19:37:25Z2013-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-603-4http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4473porENISWELER, Kely CristinaSAUCEDO, Kellys Regina RodioPIRES, Elocir Aparecida Correainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:04:42Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4473Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T20:04:42Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv NAS LINHAS CURRÍCULARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO CONHECIMENTO ESPONTÂNEO
title NAS LINHAS CURRÍCULARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO CONHECIMENTO ESPONTÂNEO
spellingShingle NAS LINHAS CURRÍCULARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO CONHECIMENTO ESPONTÂNEO
ENISWELER, Kely Cristina
Ensino fundamental
Conhecimento espontâneo
Contos infantis
title_short NAS LINHAS CURRÍCULARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO CONHECIMENTO ESPONTÂNEO
title_full NAS LINHAS CURRÍCULARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO CONHECIMENTO ESPONTÂNEO
title_fullStr NAS LINHAS CURRÍCULARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO CONHECIMENTO ESPONTÂNEO
title_full_unstemmed NAS LINHAS CURRÍCULARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO CONHECIMENTO ESPONTÂNEO
title_sort NAS LINHAS CURRÍCULARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO CONHECIMENTO ESPONTÂNEO
author ENISWELER, Kely Cristina
author_facet ENISWELER, Kely Cristina
SAUCEDO, Kellys Regina Rodio
PIRES, Elocir Aparecida Correa
author_role author
author2 SAUCEDO, Kellys Regina Rodio
PIRES, Elocir Aparecida Correa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ENISWELER, Kely Cristina
SAUCEDO, Kellys Regina Rodio
PIRES, Elocir Aparecida Correa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Conhecimento espontâneo
Contos infantis
topic Ensino fundamental
Conhecimento espontâneo
Contos infantis
description Este trabalho tem a intenção de apresentar uma das atividades desenvolvidas durante exercício da docência de uma das bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID Pedagogia (CAPES/MEC/UNIOESTE), no ano de 2012. O projeto atrelado ao curso de Pedagogia denominado Vivenciando a escola: incentivo a prática docente teve início em 2007 e foi institucionalizado em 2009. Atualmente participam do PIBID de Pedagogia 15 bolsistas (12 acadêmicos, 2 supervisoras de escolas municipais e uma coordenadora de área) com o objetivo de valorização e permanência dos egressos na licenciatura. Os resultados indicaram que a docência exige do professor enfrentamentos cotidianos relacionados ao conhecimento espontâneo dos alunos, cuja resposta nem sempre é imediata, mas requer a problematização dos saberes iniciais atrelados a prática cotidiana, num processo de autoformação e (re)elaboração desses conhecimentos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-22
2020-01-21T19:37:25Z
2020-01-21T19:37:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-603-4
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4473
identifier_str_mv 978-85-8084-603-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4473
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805309717671575552