A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA NA QUALIDADE DE VIDA DOS INDIVÍDUOS DE TERCEIRA IDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Mário Carneiro de
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: PERES, André Thomazelli, BIANCHESSI, Andressa Carolina, MARTINS JUNIOR, Joaquim
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6774
Resumo: O idoso é um elemento da nossa população que, ultimamente, tem sido alvo de muitos estudos por ser a população que mais cresce no Brasil e no mundo. Esses e outros motivos têm levado a que pesquisadores no mundo inteiro venham demonstrando a importância da atividade física como recurso de grande importância para minimizar a degradação do seu corpo e diminuir as anomalias e doenças decorrentes do processo de envelhecimento. Nesta perspectiva, este estudo tem o objetivo de abordar alguns aspectos do processo de envelhecimento, os benefícios e a importância da atividade física para a melhoria da qualidade de vida de indivíduos na terceira idade. Salientando-se a necessidade atual de estruturação efetiva de programas que enfatizem a prática de atividades físicas, bem como o engajamento dos profissionais de saúde frente a estas ações, analisar a integração do idoso na sociedade e a contribuição da prática de exercícios no seu aspecto orgânico, funcional e físico. Para tanto, partiu-se de procedimentos bibliográficos, tendo sido abordados os estudos recentes de pesquisadores em publicações de livros e artigos referentes ao assunto. O estudo demonstrou que, além dos aspectos ligados à saúde, as atividades físicas trazem inúmeros benefícios psicológicos, de auto-estima e de melhoria do relacionamento social, aspectos muito importantes para pessoas da terceira idade, devido às inúmeras mudanças desta fase da vida. Um importante meio de prevenção e promoção da saúde dos idosos através de seus inúmeros benefícios. Pode-se, ao final, concluir que existe uma necessidade atual de estruturação efetiva de programas que enfatizem a prática de atividades físicas pela população idosa, bem como o engajamento dos profissionais de saúde frente a estas ações.
id UNICESU-1_d0fd69635b8d7bd426177b392b403a79
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6774
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA NA QUALIDADE DE VIDA DOS INDIVÍDUOS DE TERCEIRA IDADEAtividade físicaIdosoQualidade de vidaO idoso é um elemento da nossa população que, ultimamente, tem sido alvo de muitos estudos por ser a população que mais cresce no Brasil e no mundo. Esses e outros motivos têm levado a que pesquisadores no mundo inteiro venham demonstrando a importância da atividade física como recurso de grande importância para minimizar a degradação do seu corpo e diminuir as anomalias e doenças decorrentes do processo de envelhecimento. Nesta perspectiva, este estudo tem o objetivo de abordar alguns aspectos do processo de envelhecimento, os benefícios e a importância da atividade física para a melhoria da qualidade de vida de indivíduos na terceira idade. Salientando-se a necessidade atual de estruturação efetiva de programas que enfatizem a prática de atividades físicas, bem como o engajamento dos profissionais de saúde frente a estas ações, analisar a integração do idoso na sociedade e a contribuição da prática de exercícios no seu aspecto orgânico, funcional e físico. Para tanto, partiu-se de procedimentos bibliográficos, tendo sido abordados os estudos recentes de pesquisadores em publicações de livros e artigos referentes ao assunto. O estudo demonstrou que, além dos aspectos ligados à saúde, as atividades físicas trazem inúmeros benefícios psicológicos, de auto-estima e de melhoria do relacionamento social, aspectos muito importantes para pessoas da terceira idade, devido às inúmeras mudanças desta fase da vida. Um importante meio de prevenção e promoção da saúde dos idosos através de seus inúmeros benefícios. Pode-se, ao final, concluir que existe uma necessidade atual de estruturação efetiva de programas que enfatizem a prática de atividades físicas pela população idosa, bem como o engajamento dos profissionais de saúde frente a estas ações.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-26T16:47:22Z2007-10-232021-01-26T16:47:22Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6774porOLIVEIRA, Mário Carneiro dePERES, André ThomazelliBIANCHESSI, Andressa CarolinaMARTINS JUNIOR, Joaquiminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-06-21T11:40:33Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6774Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-06-21T11:40:33Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA NA QUALIDADE DE VIDA DOS INDIVÍDUOS DE TERCEIRA IDADE
title A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA NA QUALIDADE DE VIDA DOS INDIVÍDUOS DE TERCEIRA IDADE
spellingShingle A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA NA QUALIDADE DE VIDA DOS INDIVÍDUOS DE TERCEIRA IDADE
OLIVEIRA, Mário Carneiro de
Atividade física
Idoso
Qualidade de vida
title_short A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA NA QUALIDADE DE VIDA DOS INDIVÍDUOS DE TERCEIRA IDADE
title_full A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA NA QUALIDADE DE VIDA DOS INDIVÍDUOS DE TERCEIRA IDADE
title_fullStr A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA NA QUALIDADE DE VIDA DOS INDIVÍDUOS DE TERCEIRA IDADE
title_full_unstemmed A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA NA QUALIDADE DE VIDA DOS INDIVÍDUOS DE TERCEIRA IDADE
title_sort A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA NA QUALIDADE DE VIDA DOS INDIVÍDUOS DE TERCEIRA IDADE
author OLIVEIRA, Mário Carneiro de
author_facet OLIVEIRA, Mário Carneiro de
PERES, André Thomazelli
BIANCHESSI, Andressa Carolina
MARTINS JUNIOR, Joaquim
author_role author
author2 PERES, André Thomazelli
BIANCHESSI, Andressa Carolina
MARTINS JUNIOR, Joaquim
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Mário Carneiro de
PERES, André Thomazelli
BIANCHESSI, Andressa Carolina
MARTINS JUNIOR, Joaquim
dc.subject.por.fl_str_mv Atividade física
Idoso
Qualidade de vida
topic Atividade física
Idoso
Qualidade de vida
description O idoso é um elemento da nossa população que, ultimamente, tem sido alvo de muitos estudos por ser a população que mais cresce no Brasil e no mundo. Esses e outros motivos têm levado a que pesquisadores no mundo inteiro venham demonstrando a importância da atividade física como recurso de grande importância para minimizar a degradação do seu corpo e diminuir as anomalias e doenças decorrentes do processo de envelhecimento. Nesta perspectiva, este estudo tem o objetivo de abordar alguns aspectos do processo de envelhecimento, os benefícios e a importância da atividade física para a melhoria da qualidade de vida de indivíduos na terceira idade. Salientando-se a necessidade atual de estruturação efetiva de programas que enfatizem a prática de atividades físicas, bem como o engajamento dos profissionais de saúde frente a estas ações, analisar a integração do idoso na sociedade e a contribuição da prática de exercícios no seu aspecto orgânico, funcional e físico. Para tanto, partiu-se de procedimentos bibliográficos, tendo sido abordados os estudos recentes de pesquisadores em publicações de livros e artigos referentes ao assunto. O estudo demonstrou que, além dos aspectos ligados à saúde, as atividades físicas trazem inúmeros benefícios psicológicos, de auto-estima e de melhoria do relacionamento social, aspectos muito importantes para pessoas da terceira idade, devido às inúmeras mudanças desta fase da vida. Um importante meio de prevenção e promoção da saúde dos idosos através de seus inúmeros benefícios. Pode-se, ao final, concluir que existe uma necessidade atual de estruturação efetiva de programas que enfatizem a prática de atividades físicas pela população idosa, bem como o engajamento dos profissionais de saúde frente a estas ações.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-10-23
2021-01-26T16:47:22Z
2021-01-26T16:47:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6774
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6774
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805309704155430912