ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA A PERMANÊNCIA DE DISCENTES : UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GARCIA, Bianca
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: URPIA, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3294
Resumo: A permanência do aluno na escola, especialmente no Ensino Superior, está se tornando um desafio no cenário educacional do país. Alguns estudos sinalizam que a permanência dos alunos está diretamente relacionada ao seu sucesso na aprendizagem, no desempenho escolar e na estrutura física e psicológica oferecida pelas Instituições. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo geral realizar uma revisão sistemática de literatura sobre as estratégias utilizadas pelas IES a partir da Gestão do Conhecimento para aumentar o índice de permanência do discente. Para tal, do ponto de vista metodológico, quanto à natureza, é uma pesquisa básica. Quanto aos objetivos ela é exploratória. Por fim, quanto aos procedimentos, a pesquisa se classifica como uma pesquisa bibliográfica, realizada através de uma revisão sistemática de literatura . Os levantamentos preliminares realizados nesta revisão,demonstram que nos últimos 09 anos, não foram realizados muitos trabalhos sobre Permanência Escolar. Além disso, observou- se uma grande preocupação dos pesquisadores em apontar as possíveis causas e fórmulas para se calcular os índices de Evasão. Não foi encontrado nenhum trabalho que relacionava diretamente o uso da Gestão do Conhecimento para aumentar a Permanência do aluno universitário, contudo em todos os artigos há citação da utilização de tecnologias para identificar as variáveis de Evasão.
id UNICESU-1_e7f6c1e56f00d164834b9e1c75ac4e16
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3294
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA A PERMANÊNCIA DE DISCENTES : UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURAPermanênciaEvasão escolarGestão do conhecimentoA permanência do aluno na escola, especialmente no Ensino Superior, está se tornando um desafio no cenário educacional do país. Alguns estudos sinalizam que a permanência dos alunos está diretamente relacionada ao seu sucesso na aprendizagem, no desempenho escolar e na estrutura física e psicológica oferecida pelas Instituições. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo geral realizar uma revisão sistemática de literatura sobre as estratégias utilizadas pelas IES a partir da Gestão do Conhecimento para aumentar o índice de permanência do discente. Para tal, do ponto de vista metodológico, quanto à natureza, é uma pesquisa básica. Quanto aos objetivos ela é exploratória. Por fim, quanto aos procedimentos, a pesquisa se classifica como uma pesquisa bibliográfica, realizada através de uma revisão sistemática de literatura . Os levantamentos preliminares realizados nesta revisão,demonstram que nos últimos 09 anos, não foram realizados muitos trabalhos sobre Permanência Escolar. Além disso, observou- se uma grande preocupação dos pesquisadores em apontar as possíveis causas e fórmulas para se calcular os índices de Evasão. Não foi encontrado nenhum trabalho que relacionava diretamente o uso da Gestão do Conhecimento para aumentar a Permanência do aluno universitário, contudo em todos os artigos há citação da utilização de tecnologias para identificar as variáveis de Evasão.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-12-04T20:27:07Z2019-12-04T20:27:07Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3294porGARCIA, BiancaURPIA, Arthur Gualberto Bacelar da Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:08:36Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3294Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T20:08:36Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA A PERMANÊNCIA DE DISCENTES : UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
title ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA A PERMANÊNCIA DE DISCENTES : UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
spellingShingle ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA A PERMANÊNCIA DE DISCENTES : UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
GARCIA, Bianca
Permanência
Evasão escolar
Gestão do conhecimento
title_short ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA A PERMANÊNCIA DE DISCENTES : UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
title_full ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA A PERMANÊNCIA DE DISCENTES : UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
title_fullStr ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA A PERMANÊNCIA DE DISCENTES : UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
title_full_unstemmed ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA A PERMANÊNCIA DE DISCENTES : UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
title_sort ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA A PERMANÊNCIA DE DISCENTES : UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
author GARCIA, Bianca
author_facet GARCIA, Bianca
URPIA, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz
author_role author
author2 URPIA, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GARCIA, Bianca
URPIA, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Permanência
Evasão escolar
Gestão do conhecimento
topic Permanência
Evasão escolar
Gestão do conhecimento
description A permanência do aluno na escola, especialmente no Ensino Superior, está se tornando um desafio no cenário educacional do país. Alguns estudos sinalizam que a permanência dos alunos está diretamente relacionada ao seu sucesso na aprendizagem, no desempenho escolar e na estrutura física e psicológica oferecida pelas Instituições. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo geral realizar uma revisão sistemática de literatura sobre as estratégias utilizadas pelas IES a partir da Gestão do Conhecimento para aumentar o índice de permanência do discente. Para tal, do ponto de vista metodológico, quanto à natureza, é uma pesquisa básica. Quanto aos objetivos ela é exploratória. Por fim, quanto aos procedimentos, a pesquisa se classifica como uma pesquisa bibliográfica, realizada através de uma revisão sistemática de literatura . Os levantamentos preliminares realizados nesta revisão,demonstram que nos últimos 09 anos, não foram realizados muitos trabalhos sobre Permanência Escolar. Além disso, observou- se uma grande preocupação dos pesquisadores em apontar as possíveis causas e fórmulas para se calcular os índices de Evasão. Não foi encontrado nenhum trabalho que relacionava diretamente o uso da Gestão do Conhecimento para aumentar a Permanência do aluno universitário, contudo em todos os artigos há citação da utilização de tecnologias para identificar as variáveis de Evasão.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-04T20:27:07Z
2019-12-04T20:27:07Z
2019-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3294
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805309715400359936