O teatro como ferramenta para a educação ambientalTheater as a tool for environmental education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berbert, Márcia Staveski
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Lemes, Taciane Peres, Vieira, Solange, Procidonio, Maristela, Xavier, Rosana L.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ambiência (Online)
Texto Completo: https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/305
Resumo: Com o avanço da tecnologia e do acesso à mídia, torna-se necessário inovar na educação, inclusive ambiental, para se atingir os objetivos propostos com uma clientela cada vez mais exigente. Estimular as múltiplas inteligências através dos mais variados meios de percepção dos sentidos, leva a interiorização de conceitos e concretização de atos, e a arte teatral possibilita tal aprendizado, enquanto ação e reação, emoção e conhecimento. A peça teatral “Educação x Destruição” transmite conhecimentos ambientais através de relatos de personagens, foi apresentada para alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (1º e 2º ciclos), na Escola Municipal Silvanira Acyoli Lins Penha e no Parque Municipal das Araucárias, Guarapuava, PR, abrangendo aproximadamente 300 pessoas. A participação do público/alunos demonstra ser o teatro uma ferramenta importante para sensibilização e percepção ambiental, transmitindo conhecimentos e valores na busca da formação de pessoas cidadãs.Abstract With the advance of technology and the access to information, it becomes necessary to innovate in education, including the environmental one, in order to reach the objectives proposed taking into account a kind of public more and more demanding. The stimulation of multiple intelligences through the most varied ways of senses perception, leads to the internalization of concepts and to the performance of factual acts, possibly reached through the theatrical art, while action and reaction, emotion and knowledge. The theatrical playt “Education x Destruction”, which conveys environmental information through the characters reports, was performed for students from Children’s and Basic Education (1st and 2nd cycles), in Silvanira Acyoli Lins Penha city school and in Araucarias Park - Guarapuava/PR, reaching approximately 300 people. The participation of the public/students in it shows that the theater is an important tool for environmental sensitization and perception, sharing knowledge and values looking forward the citizenship formation.
id UNICETO-1_e2d27f5bc4ccc60c1930151060852d97
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unicentro.br:article/305
network_acronym_str UNICETO-1
network_name_str Ambiência (Online)
repository_id_str
spelling O teatro como ferramenta para a educação ambientalTheater as a tool for environmental educationação; educação; informação.Com o avanço da tecnologia e do acesso à mídia, torna-se necessário inovar na educação, inclusive ambiental, para se atingir os objetivos propostos com uma clientela cada vez mais exigente. Estimular as múltiplas inteligências através dos mais variados meios de percepção dos sentidos, leva a interiorização de conceitos e concretização de atos, e a arte teatral possibilita tal aprendizado, enquanto ação e reação, emoção e conhecimento. A peça teatral “Educação x Destruição” transmite conhecimentos ambientais através de relatos de personagens, foi apresentada para alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (1º e 2º ciclos), na Escola Municipal Silvanira Acyoli Lins Penha e no Parque Municipal das Araucárias, Guarapuava, PR, abrangendo aproximadamente 300 pessoas. A participação do público/alunos demonstra ser o teatro uma ferramenta importante para sensibilização e percepção ambiental, transmitindo conhecimentos e valores na busca da formação de pessoas cidadãs.Abstract With the advance of technology and the access to information, it becomes necessary to innovate in education, including the environmental one, in order to reach the objectives proposed taking into account a kind of public more and more demanding. The stimulation of multiple intelligences through the most varied ways of senses perception, leads to the internalization of concepts and to the performance of factual acts, possibly reached through the theatrical art, while action and reaction, emotion and knowledge. The theatrical playt “Education x Destruction”, which conveys environmental information through the characters reports, was performed for students from Children’s and Basic Education (1st and 2nd cycles), in Silvanira Acyoli Lins Penha city school and in Araucarias Park - Guarapuava/PR, reaching approximately 300 people. The participation of the public/students in it shows that the theater is an important tool for environmental sensitization and perception, sharing knowledge and values looking forward the citizenship formation.Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTROBerbert, Márcia StaveskiLemes, Taciane PeresVieira, SolangeProcidonio, MaristelaXavier, Rosana L.2009-11-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/305AMBIÊNCIA; v. 3, n. 1 (2007): Ambiência; 111-1142175-94051808-0251reponame:Ambiência (Online)instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)instacron:UNICENTROporhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/305/422info:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-30T19:33:34Zoai:ojs.revistas.unicentro.br:article/305Revistahttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambienciaPUBhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/oaibertotti@unicentro.br||ambiencia.unicentro@gmail.com2175-94051808-0251opendoar:2016-12-30T19:33:34Ambiência (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)false
dc.title.none.fl_str_mv O teatro como ferramenta para a educação ambientalTheater as a tool for environmental education
title O teatro como ferramenta para a educação ambientalTheater as a tool for environmental education
spellingShingle O teatro como ferramenta para a educação ambientalTheater as a tool for environmental education
Berbert, Márcia Staveski
ação; educação; informação.
title_short O teatro como ferramenta para a educação ambientalTheater as a tool for environmental education
title_full O teatro como ferramenta para a educação ambientalTheater as a tool for environmental education
title_fullStr O teatro como ferramenta para a educação ambientalTheater as a tool for environmental education
title_full_unstemmed O teatro como ferramenta para a educação ambientalTheater as a tool for environmental education
title_sort O teatro como ferramenta para a educação ambientalTheater as a tool for environmental education
author Berbert, Márcia Staveski
author_facet Berbert, Márcia Staveski
Lemes, Taciane Peres
Vieira, Solange
Procidonio, Maristela
Xavier, Rosana L.
author_role author
author2 Lemes, Taciane Peres
Vieira, Solange
Procidonio, Maristela
Xavier, Rosana L.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Berbert, Márcia Staveski
Lemes, Taciane Peres
Vieira, Solange
Procidonio, Maristela
Xavier, Rosana L.
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv ação; educação; informação.
topic ação; educação; informação.
description Com o avanço da tecnologia e do acesso à mídia, torna-se necessário inovar na educação, inclusive ambiental, para se atingir os objetivos propostos com uma clientela cada vez mais exigente. Estimular as múltiplas inteligências através dos mais variados meios de percepção dos sentidos, leva a interiorização de conceitos e concretização de atos, e a arte teatral possibilita tal aprendizado, enquanto ação e reação, emoção e conhecimento. A peça teatral “Educação x Destruição” transmite conhecimentos ambientais através de relatos de personagens, foi apresentada para alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (1º e 2º ciclos), na Escola Municipal Silvanira Acyoli Lins Penha e no Parque Municipal das Araucárias, Guarapuava, PR, abrangendo aproximadamente 300 pessoas. A participação do público/alunos demonstra ser o teatro uma ferramenta importante para sensibilização e percepção ambiental, transmitindo conhecimentos e valores na busca da formação de pessoas cidadãs.Abstract With the advance of technology and the access to information, it becomes necessary to innovate in education, including the environmental one, in order to reach the objectives proposed taking into account a kind of public more and more demanding. The stimulation of multiple intelligences through the most varied ways of senses perception, leads to the internalization of concepts and to the performance of factual acts, possibly reached through the theatrical art, while action and reaction, emotion and knowledge. The theatrical playt “Education x Destruction”, which conveys environmental information through the characters reports, was performed for students from Children’s and Basic Education (1st and 2nd cycles), in Silvanira Acyoli Lins Penha city school and in Araucarias Park - Guarapuava/PR, reaching approximately 300 people. The participation of the public/students in it shows that the theater is an important tool for environmental sensitization and perception, sharing knowledge and values looking forward the citizenship formation.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-03
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/305
url https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/305/422
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO
dc.source.none.fl_str_mv AMBIÊNCIA; v. 3, n. 1 (2007): Ambiência; 111-114
2175-9405
1808-0251
reponame:Ambiência (Online)
instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron:UNICENTRO
instname_str Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron_str UNICENTRO
institution UNICENTRO
reponame_str Ambiência (Online)
collection Ambiência (Online)
repository.name.fl_str_mv Ambiência (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
repository.mail.fl_str_mv bertotti@unicentro.br||ambiencia.unicentro@gmail.com
_version_ 1798316921322471424