Advocacy organizar e irritar – estudo de caso da organização Conectas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Caio Augusto Guimarães de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ferreira, Fernanda Busanello, Terto Neto, Ulisses Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Políticas Públicas (Online)
Texto Completo: https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/RBPP/article/view/8505
Resumo: Esse artigo se dedica ao estudo da advocacy e a responder ao seguinte problema de pesquisa: por qual razão a Conectas organiza o ruído do ambiente sobre direitos humanos? Como esse processo é feito? O primeiro tópico busca esclarecer no que a advocacy consiste, como acontece e o que a difere de outros movimentos de participação social. No segundo tópico é analisado a teoria que guia esse trabalho, a Teoria dos Sistemas Sociais desenvolvida por Niklas Luhmann. São apresentados os conceitos necessários para entender a dissertação e um momento é especialmente dedicado ao conceito da irritação. O último tópico é destinado ao estudo de caso, no qual analisamos as ações de advocacy realizadas pela organização não governamental Conectas Direitos Humanos, relacionando suas ações com os aspectos teóricos apresentados da Teoria dos Sistemas, para verificamos se nossa hipótese – de que a Conectas organiza o ruído do ambiente sobre direitos humanos por meio de suas ações de advocacy com o intuito de torná-lo mais audível, aumentando as chances de os temas tratados serem acolhidos pelos sistemas jurídico e político do Brasil – pode ser comprovada. O objetivo geral desse trabalho é analisar como as ações de advocacy da organização Conectas organizam o ruído do ambiente sobre direitos humanos de maneira a fazê-lo se apresentar como irritação para os sistemas político e jurídico do Brasil. Concluímos pensando que a efetividade das ações de advocacy podem se relacionar tanto com a irritação para a teoria dos sistemas quanto com o sentido denotativo da irritação.
id UNICEUB-3_184560d633d1f9be3237a32d239bd71b
oai_identifier_str oai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/8505
network_acronym_str UNICEUB-3
network_name_str Revista Brasileira de Políticas Públicas (Online)
repository_id_str
spelling Advocacy organizar e irritar – estudo de caso da organização ConectasPolíticas Públicas; Direitos Humanos.Advocacy; Irritação; Direitos Humanos; Conectas Direitos Humanos; Teoria dos Sistemas.Esse artigo se dedica ao estudo da advocacy e a responder ao seguinte problema de pesquisa: por qual razão a Conectas organiza o ruído do ambiente sobre direitos humanos? Como esse processo é feito? O primeiro tópico busca esclarecer no que a advocacy consiste, como acontece e o que a difere de outros movimentos de participação social. No segundo tópico é analisado a teoria que guia esse trabalho, a Teoria dos Sistemas Sociais desenvolvida por Niklas Luhmann. São apresentados os conceitos necessários para entender a dissertação e um momento é especialmente dedicado ao conceito da irritação. O último tópico é destinado ao estudo de caso, no qual analisamos as ações de advocacy realizadas pela organização não governamental Conectas Direitos Humanos, relacionando suas ações com os aspectos teóricos apresentados da Teoria dos Sistemas, para verificamos se nossa hipótese – de que a Conectas organiza o ruído do ambiente sobre direitos humanos por meio de suas ações de advocacy com o intuito de torná-lo mais audível, aumentando as chances de os temas tratados serem acolhidos pelos sistemas jurídico e político do Brasil – pode ser comprovada. O objetivo geral desse trabalho é analisar como as ações de advocacy da organização Conectas organizam o ruído do ambiente sobre direitos humanos de maneira a fazê-lo se apresentar como irritação para os sistemas político e jurídico do Brasil. Concluímos pensando que a efetividade das ações de advocacy podem se relacionar tanto com a irritação para a teoria dos sistemas quanto com o sentido denotativo da irritação.UniCEUBOliveira, Caio Augusto Guimarães deFerreira, Fernanda BusanelloTerto Neto, Ulisses Pereira2023-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/RBPP/article/view/850510.5102/rbpp.v13i2.8505Brazilian Journal of Public Policy; v. 13, n. 2 (2023)Revista Brasileña de Políticas Públicas; v. 13, n. 2 (2023)Revista Brasileira de Políticas Públicas; v. 13, n. 2 (2023)2236-16772179-8338reponame:Revista Brasileira de Políticas Públicas (Online)instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBporhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/RBPP/article/view/8505/pdfDireitos autorais 2023 Revista Brasileira de Políticas Públicasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-23T17:01:20Zoai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/8505Revistahttp://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/index.php/RBPPPRIhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/RBPP/oaiatendimento.seer@uniceub.br||rbppuniceub@gmail.com|| prisqua@gmail.com|| marcelodvarella@gmail.com2236-16772179-8338opendoar:2023-10-23T17:01:20Revista Brasileira de Políticas Públicas (Online) - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.none.fl_str_mv Advocacy organizar e irritar – estudo de caso da organização Conectas
title Advocacy organizar e irritar – estudo de caso da organização Conectas
spellingShingle Advocacy organizar e irritar – estudo de caso da organização Conectas
Oliveira, Caio Augusto Guimarães de
Políticas Públicas; Direitos Humanos.
Advocacy; Irritação; Direitos Humanos; Conectas Direitos Humanos; Teoria dos Sistemas.
title_short Advocacy organizar e irritar – estudo de caso da organização Conectas
title_full Advocacy organizar e irritar – estudo de caso da organização Conectas
title_fullStr Advocacy organizar e irritar – estudo de caso da organização Conectas
title_full_unstemmed Advocacy organizar e irritar – estudo de caso da organização Conectas
title_sort Advocacy organizar e irritar – estudo de caso da organização Conectas
author Oliveira, Caio Augusto Guimarães de
author_facet Oliveira, Caio Augusto Guimarães de
Ferreira, Fernanda Busanello
Terto Neto, Ulisses Pereira
author_role author
author2 Ferreira, Fernanda Busanello
Terto Neto, Ulisses Pereira
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Caio Augusto Guimarães de
Ferreira, Fernanda Busanello
Terto Neto, Ulisses Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas Públicas; Direitos Humanos.
Advocacy; Irritação; Direitos Humanos; Conectas Direitos Humanos; Teoria dos Sistemas.
topic Políticas Públicas; Direitos Humanos.
Advocacy; Irritação; Direitos Humanos; Conectas Direitos Humanos; Teoria dos Sistemas.
description Esse artigo se dedica ao estudo da advocacy e a responder ao seguinte problema de pesquisa: por qual razão a Conectas organiza o ruído do ambiente sobre direitos humanos? Como esse processo é feito? O primeiro tópico busca esclarecer no que a advocacy consiste, como acontece e o que a difere de outros movimentos de participação social. No segundo tópico é analisado a teoria que guia esse trabalho, a Teoria dos Sistemas Sociais desenvolvida por Niklas Luhmann. São apresentados os conceitos necessários para entender a dissertação e um momento é especialmente dedicado ao conceito da irritação. O último tópico é destinado ao estudo de caso, no qual analisamos as ações de advocacy realizadas pela organização não governamental Conectas Direitos Humanos, relacionando suas ações com os aspectos teóricos apresentados da Teoria dos Sistemas, para verificamos se nossa hipótese – de que a Conectas organiza o ruído do ambiente sobre direitos humanos por meio de suas ações de advocacy com o intuito de torná-lo mais audível, aumentando as chances de os temas tratados serem acolhidos pelos sistemas jurídico e político do Brasil – pode ser comprovada. O objetivo geral desse trabalho é analisar como as ações de advocacy da organização Conectas organizam o ruído do ambiente sobre direitos humanos de maneira a fazê-lo se apresentar como irritação para os sistemas político e jurídico do Brasil. Concluímos pensando que a efetividade das ações de advocacy podem se relacionar tanto com a irritação para a teoria dos sistemas quanto com o sentido denotativo da irritação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/RBPP/article/view/8505
10.5102/rbpp.v13i2.8505
url https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/RBPP/article/view/8505
identifier_str_mv 10.5102/rbpp.v13i2.8505
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/RBPP/article/view/8505/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Revista Brasileira de Políticas Públicas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Revista Brasileira de Políticas Públicas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCEUB
publisher.none.fl_str_mv UniCEUB
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Public Policy; v. 13, n. 2 (2023)
Revista Brasileña de Políticas Públicas; v. 13, n. 2 (2023)
Revista Brasileira de Políticas Públicas; v. 13, n. 2 (2023)
2236-1677
2179-8338
reponame:Revista Brasileira de Políticas Públicas (Online)
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Revista Brasileira de Políticas Públicas (Online)
collection Revista Brasileira de Políticas Públicas (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Políticas Públicas (Online) - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.seer@uniceub.br||rbppuniceub@gmail.com|| prisqua@gmail.com|| marcelodvarella@gmail.com
_version_ 1798328491055251456