ESPAÇOS “UNE CEUB” – PROPOSTA DE INTERVENÇÕES URBANÍSTICAS NOS ESPAÇOS INTERNOS DO UNICEUB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braz Amarilio da Cunha, Isabelle
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cláudia Bazzo Sá, Ana, Paula Borba Gonçalves Barros, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa
Texto Completo: https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/5802
Resumo: Sabe-se que as cidades brasileiras apresentam a atenção voltada aos veículosmotorizados individuais, fomentado também por conta da sua morfologia, cujascaracterísticas se assemelham às cidades americanas. Brasília, sob este mesmoviés, apresenta problemas ainda mais preocupantes, por ter sido desenhadacom base nos princípios modernistas, em que segregam-se suas funções,ampliando as distâncias entre o morar e o trabalhar, estimulando, portanto, o usoexacerbado dos carros. Neste contexto, cabe apontar que muitas das áreas deinstituições de ensino superior, acabam por reproduzir o que ocorre no espaçourbano, haja vista necessitarem abrigar os carros que circulam na cidade edestinam-se às suas dependências. Sob esta perspectiva, esta pesquisa visaapresentar uma análise comparativa entre os espaços internos do UniCEUB(Instituição de Ensino Superior) e o espaço onde está inserida. Para tanto, apesquisa realizou-se em três etapas de investigação: qualitativa, quantitativa eintervenção. A primeira, constituiu-se da realização de três Grupos Focais,compostos – separadamente e nesta sequência, para alcançar melhoresresultados – por estudantes, professores e funcionários da instituição. Emseguida, o estudo obteve um caráter quantitativo, em que foram aplicadostrezentos questionários no campus da Asa Norte (local da intervenção) emdiferentes momentos: antes, durante e depois da intervenção. Por fim, após asanálises dos dados, das duas etapas descritas anteriormente, ocorreu aintervenção, em que uma parte de um dos estacionamentos interno privativo dosprofessores foi fechada durante um único dia da semana. Como achados, osGrupos Focais tiveram suas especificidades vinculadas às funções inerentes aostrês grupos, mas, em geral, verificou-se que os blocos (e suas imediações) emque os frequentadores realizam suas atividades, acabam sendo as áreas maisutilizadas, ou seja, não há muita interação com pessoas de outros blocos pornão fazerem parte do “pedaço” (Magnani, 1993). Nos questionários, observouseque muitos não percebem o estacionamento como empecilho aosdeslocamentos, uma vez que este espaço faz parte do cotidiano, dentro e forada instituição. Por outro lado, ao se retirarem os carros para a realização daintervenção, só então a presença do estacionamento é vista como um incômodo,o que mostra que a acupuntura urbana (Lerner, 2003), torna-se uma boaestratégia de conscientização acerca desta problemática. Verificou-se, ainda,que um dos motivos pelos quais as pessoas escolheram estar na intervenção foisimplesmente passar o tempo, item explorado de forma indireta nas atividadesopcionais de Gehl (2010), mas não tendo um encaixe perfeito. Por isso, alémdesta atividade e das necessárias e sociais, a pesquisa acrescentou “passar otempo”, exigindo também certa qualidade ao ambiente físico. Dessa forma,recomenda-se que a instituição repense os pontos supracitados a fim desolucionar as questões da comunidade acadêmica, além de estimular amobilidade ativa com o intuito também de melhorar a convivência no campus e,assim, impulsionar o desempenho laboral e acadêmico de toda a comunidadeda instituição. Por fim, cabe apontar que a instituição reflete o que ocorre nacidade, voltando a sua atenção aos carros e não às pessoas (Gehl, 2010) eestas, muitas vezes, não percebem
id UNICEUB-7_746228d5c80dcce41a49cf5400d75043
oai_identifier_str oai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/5802
network_acronym_str UNICEUB-7
network_name_str Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa
repository_id_str
spelling ESPAÇOS “UNE CEUB” – PROPOSTA DE INTERVENÇÕES URBANÍSTICAS NOS ESPAÇOS INTERNOS DO UNICEUBMobilidade ativa. Grupos Focais. Estacionamentos. Espaços de Convivência. Campus Universitário.Sabe-se que as cidades brasileiras apresentam a atenção voltada aos veículosmotorizados individuais, fomentado também por conta da sua morfologia, cujascaracterísticas se assemelham às cidades americanas. Brasília, sob este mesmoviés, apresenta problemas ainda mais preocupantes, por ter sido desenhadacom base nos princípios modernistas, em que segregam-se suas funções,ampliando as distâncias entre o morar e o trabalhar, estimulando, portanto, o usoexacerbado dos carros. Neste contexto, cabe apontar que muitas das áreas deinstituições de ensino superior, acabam por reproduzir o que ocorre no espaçourbano, haja vista necessitarem abrigar os carros que circulam na cidade edestinam-se às suas dependências. Sob esta perspectiva, esta pesquisa visaapresentar uma análise comparativa entre os espaços internos do UniCEUB(Instituição de Ensino Superior) e o espaço onde está inserida. Para tanto, apesquisa realizou-se em três etapas de investigação: qualitativa, quantitativa eintervenção. A primeira, constituiu-se da realização de três Grupos Focais,compostos – separadamente e nesta sequência, para alcançar melhoresresultados – por estudantes, professores e funcionários da instituição. Emseguida, o estudo obteve um caráter quantitativo, em que foram aplicadostrezentos questionários no campus da Asa Norte (local da intervenção) emdiferentes momentos: antes, durante e depois da intervenção. Por fim, após asanálises dos dados, das duas etapas descritas anteriormente, ocorreu aintervenção, em que uma parte de um dos estacionamentos interno privativo dosprofessores foi fechada durante um único dia da semana. Como achados, osGrupos Focais tiveram suas especificidades vinculadas às funções inerentes aostrês grupos, mas, em geral, verificou-se que os blocos (e suas imediações) emque os frequentadores realizam suas atividades, acabam sendo as áreas maisutilizadas, ou seja, não há muita interação com pessoas de outros blocos pornão fazerem parte do “pedaço” (Magnani, 1993). Nos questionários, observouseque muitos não percebem o estacionamento como empecilho aosdeslocamentos, uma vez que este espaço faz parte do cotidiano, dentro e forada instituição. Por outro lado, ao se retirarem os carros para a realização daintervenção, só então a presença do estacionamento é vista como um incômodo,o que mostra que a acupuntura urbana (Lerner, 2003), torna-se uma boaestratégia de conscientização acerca desta problemática. Verificou-se, ainda,que um dos motivos pelos quais as pessoas escolheram estar na intervenção foisimplesmente passar o tempo, item explorado de forma indireta nas atividadesopcionais de Gehl (2010), mas não tendo um encaixe perfeito. Por isso, alémdesta atividade e das necessárias e sociais, a pesquisa acrescentou “passar otempo”, exigindo também certa qualidade ao ambiente físico. Dessa forma,recomenda-se que a instituição repense os pontos supracitados a fim desolucionar as questões da comunidade acadêmica, além de estimular amobilidade ativa com o intuito também de melhorar a convivência no campus e,assim, impulsionar o desempenho laboral e acadêmico de toda a comunidadeda instituição. Por fim, cabe apontar que a instituição reflete o que ocorre nacidade, voltando a sua atenção aos carros e não às pessoas (Gehl, 2010) eestas, muitas vezes, não percebemUniCEUBBraz Amarilio da Cunha, IsabelleCláudia Bazzo Sá, AnaPaula Borba Gonçalves Barros, Ana2018-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/580210.5102/pic.n3.2017.5802Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa; PIC 20172595-4563reponame:Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisainstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBporhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/5802/4064Direitos autorais 2018 Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-25T17:06:34Zoai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/5802Revistahttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/picPRIhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/oaifernanda.lima@ceub.edu.br || rodrigo.peres@uniceub.br2595-45632595-4563opendoar:2019-10-25T17:06:34Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.none.fl_str_mv ESPAÇOS “UNE CEUB” – PROPOSTA DE INTERVENÇÕES URBANÍSTICAS NOS ESPAÇOS INTERNOS DO UNICEUB
title ESPAÇOS “UNE CEUB” – PROPOSTA DE INTERVENÇÕES URBANÍSTICAS NOS ESPAÇOS INTERNOS DO UNICEUB
spellingShingle ESPAÇOS “UNE CEUB” – PROPOSTA DE INTERVENÇÕES URBANÍSTICAS NOS ESPAÇOS INTERNOS DO UNICEUB
Braz Amarilio da Cunha, Isabelle
Mobilidade ativa. Grupos Focais. Estacionamentos. Espaços de Convivência. Campus Universitário.
title_short ESPAÇOS “UNE CEUB” – PROPOSTA DE INTERVENÇÕES URBANÍSTICAS NOS ESPAÇOS INTERNOS DO UNICEUB
title_full ESPAÇOS “UNE CEUB” – PROPOSTA DE INTERVENÇÕES URBANÍSTICAS NOS ESPAÇOS INTERNOS DO UNICEUB
title_fullStr ESPAÇOS “UNE CEUB” – PROPOSTA DE INTERVENÇÕES URBANÍSTICAS NOS ESPAÇOS INTERNOS DO UNICEUB
title_full_unstemmed ESPAÇOS “UNE CEUB” – PROPOSTA DE INTERVENÇÕES URBANÍSTICAS NOS ESPAÇOS INTERNOS DO UNICEUB
title_sort ESPAÇOS “UNE CEUB” – PROPOSTA DE INTERVENÇÕES URBANÍSTICAS NOS ESPAÇOS INTERNOS DO UNICEUB
author Braz Amarilio da Cunha, Isabelle
author_facet Braz Amarilio da Cunha, Isabelle
Cláudia Bazzo Sá, Ana
Paula Borba Gonçalves Barros, Ana
author_role author
author2 Cláudia Bazzo Sá, Ana
Paula Borba Gonçalves Barros, Ana
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Braz Amarilio da Cunha, Isabelle
Cláudia Bazzo Sá, Ana
Paula Borba Gonçalves Barros, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Mobilidade ativa. Grupos Focais. Estacionamentos. Espaços de Convivência. Campus Universitário.
topic Mobilidade ativa. Grupos Focais. Estacionamentos. Espaços de Convivência. Campus Universitário.
description Sabe-se que as cidades brasileiras apresentam a atenção voltada aos veículosmotorizados individuais, fomentado também por conta da sua morfologia, cujascaracterísticas se assemelham às cidades americanas. Brasília, sob este mesmoviés, apresenta problemas ainda mais preocupantes, por ter sido desenhadacom base nos princípios modernistas, em que segregam-se suas funções,ampliando as distâncias entre o morar e o trabalhar, estimulando, portanto, o usoexacerbado dos carros. Neste contexto, cabe apontar que muitas das áreas deinstituições de ensino superior, acabam por reproduzir o que ocorre no espaçourbano, haja vista necessitarem abrigar os carros que circulam na cidade edestinam-se às suas dependências. Sob esta perspectiva, esta pesquisa visaapresentar uma análise comparativa entre os espaços internos do UniCEUB(Instituição de Ensino Superior) e o espaço onde está inserida. Para tanto, apesquisa realizou-se em três etapas de investigação: qualitativa, quantitativa eintervenção. A primeira, constituiu-se da realização de três Grupos Focais,compostos – separadamente e nesta sequência, para alcançar melhoresresultados – por estudantes, professores e funcionários da instituição. Emseguida, o estudo obteve um caráter quantitativo, em que foram aplicadostrezentos questionários no campus da Asa Norte (local da intervenção) emdiferentes momentos: antes, durante e depois da intervenção. Por fim, após asanálises dos dados, das duas etapas descritas anteriormente, ocorreu aintervenção, em que uma parte de um dos estacionamentos interno privativo dosprofessores foi fechada durante um único dia da semana. Como achados, osGrupos Focais tiveram suas especificidades vinculadas às funções inerentes aostrês grupos, mas, em geral, verificou-se que os blocos (e suas imediações) emque os frequentadores realizam suas atividades, acabam sendo as áreas maisutilizadas, ou seja, não há muita interação com pessoas de outros blocos pornão fazerem parte do “pedaço” (Magnani, 1993). Nos questionários, observouseque muitos não percebem o estacionamento como empecilho aosdeslocamentos, uma vez que este espaço faz parte do cotidiano, dentro e forada instituição. Por outro lado, ao se retirarem os carros para a realização daintervenção, só então a presença do estacionamento é vista como um incômodo,o que mostra que a acupuntura urbana (Lerner, 2003), torna-se uma boaestratégia de conscientização acerca desta problemática. Verificou-se, ainda,que um dos motivos pelos quais as pessoas escolheram estar na intervenção foisimplesmente passar o tempo, item explorado de forma indireta nas atividadesopcionais de Gehl (2010), mas não tendo um encaixe perfeito. Por isso, alémdesta atividade e das necessárias e sociais, a pesquisa acrescentou “passar otempo”, exigindo também certa qualidade ao ambiente físico. Dessa forma,recomenda-se que a instituição repense os pontos supracitados a fim desolucionar as questões da comunidade acadêmica, além de estimular amobilidade ativa com o intuito também de melhorar a convivência no campus e,assim, impulsionar o desempenho laboral e acadêmico de toda a comunidadeda instituição. Por fim, cabe apontar que a instituição reflete o que ocorre nacidade, voltando a sua atenção aos carros e não às pessoas (Gehl, 2010) eestas, muitas vezes, não percebem
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-07
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/5802
10.5102/pic.n3.2017.5802
url https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/5802
identifier_str_mv 10.5102/pic.n3.2017.5802
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/5802/4064
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCEUB
publisher.none.fl_str_mv UniCEUB
dc.source.none.fl_str_mv Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa; PIC 2017
2595-4563
reponame:Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa
collection Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv fernanda.lima@ceub.edu.br || rodrigo.peres@uniceub.br
_version_ 1815709487277801472