A ludicidade e a criança: (des)arranjos no Ensino Fundamental de nove anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/169 |
Resumo: | ResumoA antecipação do início do Ensino Fundamental para as crianças de seis anos, imposta recentemente pela legislação federal brasileira, gerou polêmicas e debates sobre a organização do currículo, rotinas, conteúdos e atividades, espaços e objetos, condutas dos professores e familiares, bem como sobre as políticas de formação de professores, dentre outros temas. O presente artigo, apoiado em avanços da produção científica sobre a educação formal das crianças, considera que são necessárias mudanças nas concepções de educação para a infância, e, consequentemente, nas práticas curriculares. Para tanto, toma o jogo e a brincadeira como objeto de análise e discussão, e propõe a ludicidade como eixo curricular central nos anos iniciais do Ensino Fundamental.Palavras-chave: Ensino Fundamental; Infância; Ludicidade.The playfulness and the child: (dis)arrangements in Elementary Education of nine-year-oldsAbstract The anticipation of the beginning of Elementary School for six-year-old children, recently imposed by the Brazilian federal law, brought controversies and debates about the organization of the curriculum, routines, contents and activities, spaces and objects, conduct of behavior of teachers and parents, as well as about the policies of teachers |
id |
UNICID_01eac80353a2409eee445250e8d83828 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/169 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
repository_id_str |
|
spelling |
A ludicidade e a criança: (des)arranjos no Ensino Fundamental de nove anosEnsino FundamentalinfâncialudicidadeResumoA antecipação do início do Ensino Fundamental para as crianças de seis anos, imposta recentemente pela legislação federal brasileira, gerou polêmicas e debates sobre a organização do currículo, rotinas, conteúdos e atividades, espaços e objetos, condutas dos professores e familiares, bem como sobre as políticas de formação de professores, dentre outros temas. O presente artigo, apoiado em avanços da produção científica sobre a educação formal das crianças, considera que são necessárias mudanças nas concepções de educação para a infância, e, consequentemente, nas práticas curriculares. Para tanto, toma o jogo e a brincadeira como objeto de análise e discussão, e propõe a ludicidade como eixo curricular central nos anos iniciais do Ensino Fundamental.Palavras-chave: Ensino Fundamental; Infância; Ludicidade.The playfulness and the child: (dis)arrangements in Elementary Education of nine-year-oldsAbstract The anticipation of the beginning of Elementary School for six-year-old children, recently imposed by the Brazilian federal law, brought controversies and debates about the organization of the curriculum, routines, contents and activities, spaces and objects, conduct of behavior of teachers and parents, as well as about the policies of teachersUniversidade Cidade de São Paulo2017-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/16910.26843/v3.n1.2010.169.p93 - 103Revista @mbienteeducação; v. 3 n. 1 (2010): jan/jun 2010; 93 - 1031982-863210.26843/ae.v3.n1.2010reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/169/425Copyright (c) 2017 Nair Correia Salgado de Azevedo, Mauro Betti, José Milton de Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo, Nair Correia Salgado deBetti, MauroLima, José Milton de2018-07-04T09:58:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/169Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-07-04T09:58:42Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ludicidade e a criança: (des)arranjos no Ensino Fundamental de nove anos |
title |
A ludicidade e a criança: (des)arranjos no Ensino Fundamental de nove anos |
spellingShingle |
A ludicidade e a criança: (des)arranjos no Ensino Fundamental de nove anos Azevedo, Nair Correia Salgado de Ensino Fundamental infância ludicidade |
title_short |
A ludicidade e a criança: (des)arranjos no Ensino Fundamental de nove anos |
title_full |
A ludicidade e a criança: (des)arranjos no Ensino Fundamental de nove anos |
title_fullStr |
A ludicidade e a criança: (des)arranjos no Ensino Fundamental de nove anos |
title_full_unstemmed |
A ludicidade e a criança: (des)arranjos no Ensino Fundamental de nove anos |
title_sort |
A ludicidade e a criança: (des)arranjos no Ensino Fundamental de nove anos |
author |
Azevedo, Nair Correia Salgado de |
author_facet |
Azevedo, Nair Correia Salgado de Betti, Mauro Lima, José Milton de |
author_role |
author |
author2 |
Betti, Mauro Lima, José Milton de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Nair Correia Salgado de Betti, Mauro Lima, José Milton de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Fundamental infância ludicidade |
topic |
Ensino Fundamental infância ludicidade |
description |
ResumoA antecipação do início do Ensino Fundamental para as crianças de seis anos, imposta recentemente pela legislação federal brasileira, gerou polêmicas e debates sobre a organização do currículo, rotinas, conteúdos e atividades, espaços e objetos, condutas dos professores e familiares, bem como sobre as políticas de formação de professores, dentre outros temas. O presente artigo, apoiado em avanços da produção científica sobre a educação formal das crianças, considera que são necessárias mudanças nas concepções de educação para a infância, e, consequentemente, nas práticas curriculares. Para tanto, toma o jogo e a brincadeira como objeto de análise e discussão, e propõe a ludicidade como eixo curricular central nos anos iniciais do Ensino Fundamental.Palavras-chave: Ensino Fundamental; Infância; Ludicidade.The playfulness and the child: (dis)arrangements in Elementary Education of nine-year-oldsAbstract The anticipation of the beginning of Elementary School for six-year-old children, recently imposed by the Brazilian federal law, brought controversies and debates about the organization of the curriculum, routines, contents and activities, spaces and objects, conduct of behavior of teachers and parents, as well as about the policies of teachers |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/169 10.26843/v3.n1.2010.169.p93 - 103 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/169 |
identifier_str_mv |
10.26843/v3.n1.2010.169.p93 - 103 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/169/425 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Nair Correia Salgado de Azevedo, Mauro Betti, José Milton de Lima info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Nair Correia Salgado de Azevedo, Mauro Betti, José Milton de Lima |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; v. 3 n. 1 (2010): jan/jun 2010; 93 - 103 1982-8632 10.26843/ae.v3.n1.2010 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315141537726464 |