A ludicidade e a criança: (des)arranjos no Ensino Fundamental de nove anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Nair Correia Salgado de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Betti, Mauro, Lima, José Milton de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/169
Resumo: ResumoA antecipação do início do Ensino Fundamental para as crianças de seis anos, imposta recentemente pela legislação federal brasileira, gerou polêmicas e debates sobre a organização do currículo, rotinas, conteúdos e atividades, espaços e objetos, condutas dos professores e familiares, bem como sobre as políticas de formação de professores, dentre outros temas. O presente artigo, apoiado em avanços da produção científica sobre a educação formal das crianças, considera que são necessárias mudanças nas concepções de educação para a infância, e, consequentemente, nas práticas curriculares. Para tanto, toma o jogo e a brincadeira como objeto de análise e discussão, e propõe a ludicidade como eixo curricular central nos anos iniciais do Ensino Fundamental.Palavras-chave: Ensino Fundamental; Infância; Ludicidade.The playfulness and the child: (dis)arrangements in Elementary Education of nine-year-oldsAbstract The anticipation of the beginning of Elementary School for six-year-old children, recently imposed by the Brazilian federal law, brought controversies and debates about the organization of the curriculum, routines, contents and activities, spaces and objects, conduct of behavior of teachers and parents, as well as about the policies of teachers
id UNICID_01eac80353a2409eee445250e8d83828
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/169
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling A ludicidade e a criança: (des)arranjos no Ensino Fundamental de nove anosEnsino FundamentalinfâncialudicidadeResumoA antecipação do início do Ensino Fundamental para as crianças de seis anos, imposta recentemente pela legislação federal brasileira, gerou polêmicas e debates sobre a organização do currículo, rotinas, conteúdos e atividades, espaços e objetos, condutas dos professores e familiares, bem como sobre as políticas de formação de professores, dentre outros temas. O presente artigo, apoiado em avanços da produção científica sobre a educação formal das crianças, considera que são necessárias mudanças nas concepções de educação para a infância, e, consequentemente, nas práticas curriculares. Para tanto, toma o jogo e a brincadeira como objeto de análise e discussão, e propõe a ludicidade como eixo curricular central nos anos iniciais do Ensino Fundamental.Palavras-chave: Ensino Fundamental; Infância; Ludicidade.The playfulness and the child: (dis)arrangements in Elementary Education of nine-year-oldsAbstract The anticipation of the beginning of Elementary School for six-year-old children, recently imposed by the Brazilian federal law, brought controversies and debates about the organization of the curriculum, routines, contents and activities, spaces and objects, conduct of behavior of teachers and parents, as well as about the policies of teachersUniversidade Cidade de São Paulo2017-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/16910.26843/v3.n1.2010.169.p93 - 103Revista @mbienteeducação; v. 3 n. 1 (2010): jan/jun 2010; 93 - 1031982-863210.26843/ae.v3.n1.2010reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/169/425Copyright (c) 2017 Nair Correia Salgado de Azevedo, Mauro Betti, José Milton de Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo, Nair Correia Salgado deBetti, MauroLima, José Milton de2018-07-04T09:58:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/169Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-07-04T09:58:42Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv A ludicidade e a criança: (des)arranjos no Ensino Fundamental de nove anos
title A ludicidade e a criança: (des)arranjos no Ensino Fundamental de nove anos
spellingShingle A ludicidade e a criança: (des)arranjos no Ensino Fundamental de nove anos
Azevedo, Nair Correia Salgado de
Ensino Fundamental
infância
ludicidade
title_short A ludicidade e a criança: (des)arranjos no Ensino Fundamental de nove anos
title_full A ludicidade e a criança: (des)arranjos no Ensino Fundamental de nove anos
title_fullStr A ludicidade e a criança: (des)arranjos no Ensino Fundamental de nove anos
title_full_unstemmed A ludicidade e a criança: (des)arranjos no Ensino Fundamental de nove anos
title_sort A ludicidade e a criança: (des)arranjos no Ensino Fundamental de nove anos
author Azevedo, Nair Correia Salgado de
author_facet Azevedo, Nair Correia Salgado de
Betti, Mauro
Lima, José Milton de
author_role author
author2 Betti, Mauro
Lima, José Milton de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Nair Correia Salgado de
Betti, Mauro
Lima, José Milton de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Fundamental
infância
ludicidade
topic Ensino Fundamental
infância
ludicidade
description ResumoA antecipação do início do Ensino Fundamental para as crianças de seis anos, imposta recentemente pela legislação federal brasileira, gerou polêmicas e debates sobre a organização do currículo, rotinas, conteúdos e atividades, espaços e objetos, condutas dos professores e familiares, bem como sobre as políticas de formação de professores, dentre outros temas. O presente artigo, apoiado em avanços da produção científica sobre a educação formal das crianças, considera que são necessárias mudanças nas concepções de educação para a infância, e, consequentemente, nas práticas curriculares. Para tanto, toma o jogo e a brincadeira como objeto de análise e discussão, e propõe a ludicidade como eixo curricular central nos anos iniciais do Ensino Fundamental.Palavras-chave: Ensino Fundamental; Infância; Ludicidade.The playfulness and the child: (dis)arrangements in Elementary Education of nine-year-oldsAbstract The anticipation of the beginning of Elementary School for six-year-old children, recently imposed by the Brazilian federal law, brought controversies and debates about the organization of the curriculum, routines, contents and activities, spaces and objects, conduct of behavior of teachers and parents, as well as about the policies of teachers
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/169
10.26843/v3.n1.2010.169.p93 - 103
url https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/169
identifier_str_mv 10.26843/v3.n1.2010.169.p93 - 103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/169/425
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Nair Correia Salgado de Azevedo, Mauro Betti, José Milton de Lima
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Nair Correia Salgado de Azevedo, Mauro Betti, José Milton de Lima
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; v. 3 n. 1 (2010): jan/jun 2010; 93 - 103
1982-8632
10.26843/ae.v3.n1.2010
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315141537726464