Qualidade da educação na produção da pós-graduação brasileira no período 2000-2010

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Jacomini, Márcia Aparecida, Bello, Isabel Melero
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/616
Resumo: O artigo apresenta resultado de pesquisa sobre como a temática da qualidade da educação tem sido tratada em teses e dissertações. Ele faz parte de pesquisa mais ampla de revisão de literatura, com base na produção discente da pós-graduação em políticas educacionais no período 2000- 2010. Foram analisados 46 resumos de teses e dissertações que discutem a qualidade do ensino/ da educação a fim de compreender como a questão da qualidade vem sendo definida e tratada nas produções acadêmicas na área de políticas educacionais. Observou-se que a temática da qualidade da educação vem sendo tratada sob diferentes aspectos, com prevalência de estudos sobre a escola de educação básica. Em sua maioria, os trabalhos analisados reafirmam a necessidade de a qualidade da educação ser considerada como parte inerente ao direito à educação e estar vinculada à formação para a cidadania e aos direitos sociais.PALAVRAS-CHAVE: QUALIDADE DA EDUCA
id UNICID_0b86fd374dba43607377c9cb319026d4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/616
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling Qualidade da educação na produção da pós-graduação brasileira no período 2000-2010Qualidade da educaçãoPolíticas educacionaisProdução do conhecimentoEducação básica.O artigo apresenta resultado de pesquisa sobre como a temática da qualidade da educação tem sido tratada em teses e dissertações. Ele faz parte de pesquisa mais ampla de revisão de literatura, com base na produção discente da pós-graduação em políticas educacionais no período 2000- 2010. Foram analisados 46 resumos de teses e dissertações que discutem a qualidade do ensino/ da educação a fim de compreender como a questão da qualidade vem sendo definida e tratada nas produções acadêmicas na área de políticas educacionais. Observou-se que a temática da qualidade da educação vem sendo tratada sob diferentes aspectos, com prevalência de estudos sobre a escola de educação básica. Em sua maioria, os trabalhos analisados reafirmam a necessidade de a qualidade da educação ser considerada como parte inerente ao direito à educação e estar vinculada à formação para a cidadania e aos direitos sociais.PALAVRAS-CHAVE: QUALIDADE DA EDUCAUniversidade Cidade de São Paulo2018-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/61610.26843/v11.n2.2018.616.p210 - 226Revista @mbienteeducação; v. 11 n. 2 (2018): Mai. / Ago. 2018; 210 - 2261982-863210.26843/ae.v11.n2.2018reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/616/581Copyright (c) 2018 Marieta Gouvêa de Oliveira Penna, Márcia Aparecida Jacomini, Isabel Melero Belloinfo:eu-repo/semantics/openAccessPenna, Marieta Gouvêa de OliveiraJacomini, Márcia AparecidaBello, Isabel Melero2019-09-25T08:54:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/616Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2019-09-25T08:54:18Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade da educação na produção da pós-graduação brasileira no período 2000-2010
title Qualidade da educação na produção da pós-graduação brasileira no período 2000-2010
spellingShingle Qualidade da educação na produção da pós-graduação brasileira no período 2000-2010
Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira
Qualidade da educação
Políticas educacionais
Produção do conhecimento
Educação básica.
title_short Qualidade da educação na produção da pós-graduação brasileira no período 2000-2010
title_full Qualidade da educação na produção da pós-graduação brasileira no período 2000-2010
title_fullStr Qualidade da educação na produção da pós-graduação brasileira no período 2000-2010
title_full_unstemmed Qualidade da educação na produção da pós-graduação brasileira no período 2000-2010
title_sort Qualidade da educação na produção da pós-graduação brasileira no período 2000-2010
author Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira
author_facet Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira
Jacomini, Márcia Aparecida
Bello, Isabel Melero
author_role author
author2 Jacomini, Márcia Aparecida
Bello, Isabel Melero
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira
Jacomini, Márcia Aparecida
Bello, Isabel Melero
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade da educação
Políticas educacionais
Produção do conhecimento
Educação básica.
topic Qualidade da educação
Políticas educacionais
Produção do conhecimento
Educação básica.
description O artigo apresenta resultado de pesquisa sobre como a temática da qualidade da educação tem sido tratada em teses e dissertações. Ele faz parte de pesquisa mais ampla de revisão de literatura, com base na produção discente da pós-graduação em políticas educacionais no período 2000- 2010. Foram analisados 46 resumos de teses e dissertações que discutem a qualidade do ensino/ da educação a fim de compreender como a questão da qualidade vem sendo definida e tratada nas produções acadêmicas na área de políticas educacionais. Observou-se que a temática da qualidade da educação vem sendo tratada sob diferentes aspectos, com prevalência de estudos sobre a escola de educação básica. Em sua maioria, os trabalhos analisados reafirmam a necessidade de a qualidade da educação ser considerada como parte inerente ao direito à educação e estar vinculada à formação para a cidadania e aos direitos sociais.PALAVRAS-CHAVE: QUALIDADE DA EDUCA
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/616
10.26843/v11.n2.2018.616.p210 - 226
url https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/616
identifier_str_mv 10.26843/v11.n2.2018.616.p210 - 226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/616/581
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Marieta Gouvêa de Oliveira Penna, Márcia Aparecida Jacomini, Isabel Melero Bello
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Marieta Gouvêa de Oliveira Penna, Márcia Aparecida Jacomini, Isabel Melero Bello
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; v. 11 n. 2 (2018): Mai. / Ago. 2018; 210 - 226
1982-8632
10.26843/ae.v11.n2.2018
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315142238175232