Contribuições do jogo e do esporte para a corporeidade de crianças e adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Wagner Wey
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/697
Resumo: Neste século, os temas motricidade, movimento, jogos e esportes continuam merecendo a atenção de educadores, especialmente quando associados à escola formal e destinados às crianças e aos adolescentes. Daí uma das razões do presente texto, destinado a demonstrar a importância da vivência de jogos e esportes para a incorporação do sentido e da atitude da corporeidade em alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, contribuindo para uma educação mais prazerosa, lúdica, em que a aprendizagem não seja enfadonha, desmotivante, podendo os discentes exercerem sua capacidade de se movimentar, de estarem juntos para a busca da cidadania. Lutar para que professores na escola entendam e trabalhem a corporeidade do aluno é buscar uma educação de corpo inteiro, deixando de lado apenas o sentido de controlar e de disciplinar o corpo. Na escola, a corporeidade aprendente está vinculada à possibilidade de ensinar e defender valores atrelados ao aperfeiçoamento moral, ético, estético, técnico, crítico, na tentativa de deixar as relações dos homens mais humanas.
id UNICID_5fea64e9c0a225ec1eaae6035c07bf0c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/697
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling Contribuições do jogo e do esporte para a corporeidade de crianças e adolescentesCorporeidadeJogo e Esporte na EscolaAprendizagem.Neste século, os temas motricidade, movimento, jogos e esportes continuam merecendo a atenção de educadores, especialmente quando associados à escola formal e destinados às crianças e aos adolescentes. Daí uma das razões do presente texto, destinado a demonstrar a importância da vivência de jogos e esportes para a incorporação do sentido e da atitude da corporeidade em alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, contribuindo para uma educação mais prazerosa, lúdica, em que a aprendizagem não seja enfadonha, desmotivante, podendo os discentes exercerem sua capacidade de se movimentar, de estarem juntos para a busca da cidadania. Lutar para que professores na escola entendam e trabalhem a corporeidade do aluno é buscar uma educação de corpo inteiro, deixando de lado apenas o sentido de controlar e de disciplinar o corpo. Na escola, a corporeidade aprendente está vinculada à possibilidade de ensinar e defender valores atrelados ao aperfeiçoamento moral, ético, estético, técnico, crítico, na tentativa de deixar as relações dos homens mais humanas. Universidade Cidade de São Paulo2019-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/69710.26843/v12.n1.2019.697.p192-202Revista @mbienteeducação; v. 12 n. 1 (2019): Jan ./ Abr - 2019; 192-2021982-863210.26843/ae.v12.n1.2019reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/697/648Copyright (c) 2018 Wagner Wey Moreira, Wagner Wey Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Wagner Wey2019-09-24T17:33:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/697Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2019-09-24T17:33:16Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições do jogo e do esporte para a corporeidade de crianças e adolescentes
title Contribuições do jogo e do esporte para a corporeidade de crianças e adolescentes
spellingShingle Contribuições do jogo e do esporte para a corporeidade de crianças e adolescentes
Moreira, Wagner Wey
Corporeidade
Jogo e Esporte na Escola
Aprendizagem.
title_short Contribuições do jogo e do esporte para a corporeidade de crianças e adolescentes
title_full Contribuições do jogo e do esporte para a corporeidade de crianças e adolescentes
title_fullStr Contribuições do jogo e do esporte para a corporeidade de crianças e adolescentes
title_full_unstemmed Contribuições do jogo e do esporte para a corporeidade de crianças e adolescentes
title_sort Contribuições do jogo e do esporte para a corporeidade de crianças e adolescentes
author Moreira, Wagner Wey
author_facet Moreira, Wagner Wey
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Wagner Wey
dc.subject.por.fl_str_mv Corporeidade
Jogo e Esporte na Escola
Aprendizagem.
topic Corporeidade
Jogo e Esporte na Escola
Aprendizagem.
description Neste século, os temas motricidade, movimento, jogos e esportes continuam merecendo a atenção de educadores, especialmente quando associados à escola formal e destinados às crianças e aos adolescentes. Daí uma das razões do presente texto, destinado a demonstrar a importância da vivência de jogos e esportes para a incorporação do sentido e da atitude da corporeidade em alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, contribuindo para uma educação mais prazerosa, lúdica, em que a aprendizagem não seja enfadonha, desmotivante, podendo os discentes exercerem sua capacidade de se movimentar, de estarem juntos para a busca da cidadania. Lutar para que professores na escola entendam e trabalhem a corporeidade do aluno é buscar uma educação de corpo inteiro, deixando de lado apenas o sentido de controlar e de disciplinar o corpo. Na escola, a corporeidade aprendente está vinculada à possibilidade de ensinar e defender valores atrelados ao aperfeiçoamento moral, ético, estético, técnico, crítico, na tentativa de deixar as relações dos homens mais humanas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/697
10.26843/v12.n1.2019.697.p192-202
url https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/697
identifier_str_mv 10.26843/v12.n1.2019.697.p192-202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/697/648
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Wagner Wey Moreira, Wagner Wey Moreira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Wagner Wey Moreira, Wagner Wey Moreira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; v. 12 n. 1 (2019): Jan ./ Abr - 2019; 192-202
1982-8632
10.26843/ae.v12.n1.2019
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315142264389632