Espaço Europeu De Ensino Superior (EEES): instrumento de regulação na gestão das instituições de educação superior brasileiras?
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/513 |
Resumo: | ResumoEste artigo tem como objetivo identificar se o Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), intitulado inicialmente como Processo de Bolonha, é reconhecido como um movimento regulatório que influencia a gestão de universidades no Brasil. O procedimento metodológico parte de um estado da arte/estado de conhecimento dos documentos que compõem o Processo, assim como sobre o tema da regulação e contempla a análise de conteúdo. A abordagem analítica dos dados é qualitativa. A relevância científica desta investigação relaciona-se diretamente com o fato de, apesar da existência de vários estudos dedicados ao EEES, poucos deles estão no âmbito desta discussão que tem como um dos principais focos descritivos a regulação transnacional. Considera-se, finalmente, que se verifica uma complexa relação de entrelaçamento entre a regulação transnacional e as políticas públicas educacionais contemporâneas que se articulam dinamicamente e servem como aporte para algumas ações das instituições brasileiras.Palavras-chave: Educação Superior;Gestão;Regulação.ESPA |
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Espaço Europeu De Ensino Superior (EEES): instrumento de regulação na gestão das instituições de educação superior brasileiras?Educação SuperiorGestãoRegulação.ResumoEste artigo tem como objetivo identificar se o Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), intitulado inicialmente como Processo de Bolonha, é reconhecido como um movimento regulatório que influencia a gestão de universidades no Brasil. O procedimento metodológico parte de um estado da arte/estado de conhecimento dos documentos que compõem o Processo, assim como sobre o tema da regulação e contempla a análise de conteúdo. A abordagem analítica dos dados é qualitativa. A relevância científica desta investigação relaciona-se diretamente com o fato de, apesar da existência de vários estudos dedicados ao EEES, poucos deles estão no âmbito desta discussão que tem como um dos principais focos descritivos a regulação transnacional. Considera-se, finalmente, que se verifica uma complexa relação de entrelaçamento entre a regulação transnacional e as políticas públicas educacionais contemporâneas que se articulam dinamicamente e servem como aporte para algumas ações das instituições brasileiras.Palavras-chave: Educação Superior;Gestão;Regulação.ESPAUniversidade Cidade de São Paulo2018-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/51310.26843/v8.n1.2015.513.p44 - 54Revista @mbienteeducação; v. 8 n. 1 (2015): Jan/Jun 2015; 44 - 541982-863210.26843/ae.v8.n1.2015reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/513/485Copyright (c) 2018 Egeslaine de Nez, Antonio Bosco de Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Nez, Egeslainede Lima, Antonio Bosco2018-06-27T20:47:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/513Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-06-27T20:47:38Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
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