Comparativo de esforços em lajes de pontes via método dos elementos finitos versus método de Rüsch

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Eduarda da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Roscher, Kawenderson G. L., Ossoswicki Filho, Marcos A.
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3384
Resumo: Este trabalho consiste nos cálculos de esforços atuantes nas lajes de pontes, analisando os momentos fletores máximos causados pelas cargas solicitantes através de dois métodos distintos. Tendo como objetivo comparar os momentos das lajes, calculados em cada método, e com isso analisar as diferenças percentuais em relação a cada configuração de carga móvel estudada. Foram desenvolvidos 8 modelos de lajes em pontes sem longarinas com as mesmas propriedades, mas com dimensões diferentes, junto com as definições da carga permanente e móvel. Para tais análises, foram utilizadas as tabelas de Rüsch, que empregam a teoria elástica das lajes, e a modelagem computacional, aplicando o método dos elementos finitos através do software SAP2000. A partir da análise dos resultados, pode-se observar uma semelhança maior na modelagem onde a carga de roda é distribuída, quando comparada com os valores de Rüsch, e uma possível desconsideração das superfícies de influência para casos no qual o trem-tipo está localizado no meio do vão e na extremidade lateral da laje.
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