Espelho, espelho-ulisses: a iniciação para o amor por meio da descoberta do Eu em face do outro, uma viagem dialógica pela perspectiva do cronotopo bakhtiniano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Daniela Rodrigues de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/4094
Resumo: Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres, da autora Clarice Lispector, publicado em 1969, é uma obra que tem como tema central a relação amorosa das personagens Loreley e Ulisses, sendo este último um personagem cujo nome é recorrente nas obras da autora, e ela, Lóri, nos remete à sereia da antiguidade. A referida obra foi adaptada para o cinema em 2020, com a estreia oficial prevista para o primeiro semestre do ano de 2022. Ao percebermos que há um diálogo estabelecido entre essas duas produções, especificamente entre o personagem Ulisses e também com o personagem homônimo da Odisseia de Homero, sentimo-nos instigadas a pesquisar mais. Assim, nosso trabalho tem o propósito de apresentar uma leitura comparada do filme O livro dos prazeres, de Marcela Lordy (2022) com a obra Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres, 1969, de Clarice Lispector, apontando as relações dialógicas presentes no filme, não apenas com o livro adaptado, cujo nome é Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres, mas também passando pelo texto da literatura universal, a Odisseia, de Homero, pelo viés do dialogismo e o conceito de cronotopo propostos por Bakhtin, levando em conta a questão do inacabamento e da incompletude do ser, reflexões propostas pelo filósofo. Em relação ao arcabouço teórico, utilizamos os estudos de Fiorin (2011), Faraco (2019), Brait (2018), Bakhtin e o Círculo (2018), no que tange às reflexões sobre o dialogismo e cronotopo. Para tanto, escolhemos fragmentos tanto do romance, quanto do filme afim de demostrarmos as relações de diálogo entre eles estabelecidas, bem como, usaremos as ideias relativas ao cronotopo bakhtiniano para demonstrarmos como se compõe a trajetória de Ulisses em sua caminhada, seus retornos, dilemas e buscas, sem deixar de ressignificar também a sereia Loreley, a mulher que em grande medida, por meio do grande encontro com Ulisses, se compõe, conhece-se e nesse processo de autocomposição também o transforma, o complementa e juntos encontram-se para o amor. Palavras-chave: Dialogismo, Cronotopo, Ulisses, Loreley, diversidade de gêneros.
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spelling 2022-10-10T14:02:06Z2022-10-10T14:02:06Z2022-03-14OLIVEIRA, Daniela Rodrigues de. Espelho, espelho-ulisses: a iniciação para o amor por meio da descoberta do Eu em face do outro, uma viagem dialógica pela perspectiva do cronotopo bakhtiniano. Franca, SP, 2022. 145 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca, 2022https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/4094Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres, da autora Clarice Lispector, publicado em 1969, é uma obra que tem como tema central a relação amorosa das personagens Loreley e Ulisses, sendo este último um personagem cujo nome é recorrente nas obras da autora, e ela, Lóri, nos remete à sereia da antiguidade. A referida obra foi adaptada para o cinema em 2020, com a estreia oficial prevista para o primeiro semestre do ano de 2022. Ao percebermos que há um diálogo estabelecido entre essas duas produções, especificamente entre o personagem Ulisses e também com o personagem homônimo da Odisseia de Homero, sentimo-nos instigadas a pesquisar mais. Assim, nosso trabalho tem o propósito de apresentar uma leitura comparada do filme O livro dos prazeres, de Marcela Lordy (2022) com a obra Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres, 1969, de Clarice Lispector, apontando as relações dialógicas presentes no filme, não apenas com o livro adaptado, cujo nome é Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres, mas também passando pelo texto da literatura universal, a Odisseia, de Homero, pelo viés do dialogismo e o conceito de cronotopo propostos por Bakhtin, levando em conta a questão do inacabamento e da incompletude do ser, reflexões propostas pelo filósofo. Em relação ao arcabouço teórico, utilizamos os estudos de Fiorin (2011), Faraco (2019), Brait (2018), Bakhtin e o Círculo (2018), no que tange às reflexões sobre o dialogismo e cronotopo. Para tanto, escolhemos fragmentos tanto do romance, quanto do filme afim de demostrarmos as relações de diálogo entre eles estabelecidas, bem como, usaremos as ideias relativas ao cronotopo bakhtiniano para demonstrarmos como se compõe a trajetória de Ulisses em sua caminhada, seus retornos, dilemas e buscas, sem deixar de ressignificar também a sereia Loreley, a mulher que em grande medida, por meio do grande encontro com Ulisses, se compõe, conhece-se e nesse processo de autocomposição também o transforma, o complementa e juntos encontram-se para o amor. Palavras-chave: Dialogismo, Cronotopo, Ulisses, Loreley, diversidade de gêneros.An apprenticeship or the book of pleasures, by the author Clarice Lispector, published in 1969, is a work that has as its central theme the love relationship between the characters Loreley and Ulisses, the latter being a character whose name is recurrent in the author's works, and she , Lori, reminds us of the mermaid of antiquity. The aforementioned work was adapted for cinema in 2020, with the official premiere scheduled for the first half of the year 2022. When we realize that there is a dialogue established between these two productions, specifically between the character Ulisses and also with the homonymous character from the Odyssey of Homer, we feel urged to do more research. Thus, our work has the purpose of presenting a comparative reading of the movie The Book of Pleasures, by Marcela Lordy (2022) with the work Uma Aprendiz ou o Livro dos Pleasures, 1969, by Clarice Lispector, pointing out the dialogic relations present in the film, not only with the adapted book, whose name is An apprenticeship or the book of pleasures, but also through the text of universal literature, Homer's Odyssey, through the dialogism bias and the concept of chronotope proposed by Bakhtin, taking into account the question of incompleteness and incompleteness of being, reflections proposed by the philosopher. Regarding the theoretical framework, we used studies by Fiorin (2011), Faraco (2019), Brait (2018), Bakhtin and the Circle (2018), regarding reflections on dialogism and chronotope. For that, we chose fragments of both the novel and the film in order to demonstrate the dialogue relations established between them, as well as, we will use the ideas related to the Bakhtinian chronotope to demonstrate how the trajectory of Ulysses is composed in his walk, his returns, dilemmas and searches, while also re-signifying themermaid Loreley, the woman who, to a large extent, through the great encounter withUlisses, composes herself, gets to know herself and in this process of self-compositionalso transforms him, complements him and together they meet to love. Keywords: Dialogism, Chronotope, Ulysses, Loreley, diversity of genres.porUniversidade de FrancaPrograma de Mestrado em LinguísticaUNIFRANBrasilPós-GraduaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICALinguística - DialogismoCronotopoUlisses (personagem)Loreley (personagem)Diversidade de gênerosEspelho, espelho-ulisses: a iniciação para o amor por meio da descoberta do Eu em face do outro, uma viagem dialógica pela perspectiva do cronotopo bakhtinianoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLudovice, Camila de Araújo Beraldo2484816022138902http://lattes.cnpq.br/2484816022138902Borges, Marilurdes Cruz6941101023784646http://lattes.cnpq.br/6941101023784646Ivan, Maria Eloísa de Souza2269674321242705http://lattes.cnpq.br/22696743212427050462621370202342http://lattes.cnpq.br/0462621370202342Oliveira, Daniela Rodrigues deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALDANIELA RODRIGUES DE OLIVEIRA.pdfDANIELA RODRIGUES DE OLIVEIRA.pdfapplication/pdf2660597https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/bitstream/123456789/4094/1/DANIELA%20RODRIGUES%20DE%20OLIVEIRA.pdfca158d83f5127865ab3f46d2cd8d5ce1MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/bitstream/123456789/4094/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/40942022-10-10 11:03:16.851oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/4094Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2022-10-10T14:03:16Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false
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