Estado de coisas inconstitucional: a precária capacidade institucional do Estado brasileiro em efetivar o direito fundamental à educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franca, Mariana Wanderley Cabral Monteiro da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2618
Resumo: A presente dissertação aborda a fragilidade institucional do poder público brasileiro em efetivar o direito fundamental à educação, caracterizando tal situação como um comportamento inconstitucional. O foco do trabalho é a educação básica nacional, analisando especificamente as falhas que comprometem o sistema educacional. É evidente a inércia das instituições administrativas e políticas em resolver os graves problemas que atingem principalmente o ensino, nos níveis fundamental e médio, prejudicando milhões de jovens brasileiros. O trabalho procura avaliar a melhor forma de desobstruir os bloqueios que impedem a garantia plena do direito à educação e, por conseguinte, do desenvolvimento sociopolítico. O trabalho aborda o desenvolvimento sociopolítico como objetivo fundamental da República. Analisa, de uma forma geral, os direitos fundamentais, com vista à preservação da dignidade da pessoa humana. Nesse aspecto, trata do estado de coisas inconstitucional, fazendo um estudo comparado com alguns países da América Latina. Em seguida, discorre sobre o debate envolvendo o ativismo judicial, confrontando-o com a separação dos poderes e o problema da legitimidade democrática do Poder Judiciário. Por fim, discute sobre a má qualidade da educação no Brasil. Analisa também a atuação do Poder Judiciário através de um ativismo dialógico, como forma de superar os obstáculos institucionais que impedem a efetivação desse direito, de forma satisfatória. O método de abordagem utilizado foi o dialético, apresentando-se uma tese com pretensão de verdade, colocando-a em conflito com uma antítese. Os métodos de procedimento aplicados foram o comparativo e o funcionalista. Com base na análise do instituto do estado de coisas inconstitucional em outros países, pôdese verificar a finalidade da sua declaração na efetivação dos direitos fundamentais. A técnica de pesquisa utilizada foi a documentação indireta, através de pesquisa documental e bibliográfica. No que tange à classificação da pesquisa, ela se caracteriza como exploratória e qualitativa.
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spelling 2021-08-19T00:04:25Z2021-08-202021-08-19T00:04:25Z2018-03-13FRANCA, Mariana Wanderley Cabral Monteiro da. Estado de Coisas Inconstitucional: a precária capacidade institucional do Estado brasileiro em efetivar o direito fundamental à educação. 2018. 102 p. Dissertação (Mestrado em direito) - Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ, João Pessoa, 2018.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2618A presente dissertação aborda a fragilidade institucional do poder público brasileiro em efetivar o direito fundamental à educação, caracterizando tal situação como um comportamento inconstitucional. O foco do trabalho é a educação básica nacional, analisando especificamente as falhas que comprometem o sistema educacional. É evidente a inércia das instituições administrativas e políticas em resolver os graves problemas que atingem principalmente o ensino, nos níveis fundamental e médio, prejudicando milhões de jovens brasileiros. O trabalho procura avaliar a melhor forma de desobstruir os bloqueios que impedem a garantia plena do direito à educação e, por conseguinte, do desenvolvimento sociopolítico. O trabalho aborda o desenvolvimento sociopolítico como objetivo fundamental da República. Analisa, de uma forma geral, os direitos fundamentais, com vista à preservação da dignidade da pessoa humana. Nesse aspecto, trata do estado de coisas inconstitucional, fazendo um estudo comparado com alguns países da América Latina. Em seguida, discorre sobre o debate envolvendo o ativismo judicial, confrontando-o com a separação dos poderes e o problema da legitimidade democrática do Poder Judiciário. Por fim, discute sobre a má qualidade da educação no Brasil. Analisa também a atuação do Poder Judiciário através de um ativismo dialógico, como forma de superar os obstáculos institucionais que impedem a efetivação desse direito, de forma satisfatória. O método de abordagem utilizado foi o dialético, apresentando-se uma tese com pretensão de verdade, colocando-a em conflito com uma antítese. Os métodos de procedimento aplicados foram o comparativo e o funcionalista. Com base na análise do instituto do estado de coisas inconstitucional em outros países, pôdese verificar a finalidade da sua declaração na efetivação dos direitos fundamentais. A técnica de pesquisa utilizada foi a documentação indireta, através de pesquisa documental e bibliográfica. No que tange à classificação da pesquisa, ela se caracteriza como exploratória e qualitativa.This dissertation studies the institutional fragility of the Brazilian public power in effecting the fundamental right to education, characterizing this situation as unconstitutional behavior. The focus of the work is the national basic education, specifically analyzing the failures that compromise the educational system. It is evident the inertia of administrative and political institutions in solving the serious problems that mainly affect the teaching, at the fundamental and middle levels, damaging millions of young Brazilians. The work seeks to evaluate the best way to unlock the blockades that impede the full guarantee of the right to education and, therefore, of socio development. The work deals with the socio development as the fundamental objective of the Republic. It analyses, in general, fundamental rights in order to preserve the dignity of the human person. In this respect, it deals with the unconstitutional state of affairs, making a comparative study with some countries in Latin America. Then, it discusses the debate involving judicial activism, confronting it with the principle of separation of powers and the problem of the democratic legitimacy of the judiciary. Finally, it discusses the poor quality of education in Brazil. It also analyzes the mission of the judiciary through a dialogic activism, as a way to overcome the institutional obstacles that block the execution of this right, in a satisfactory way. The method of approach used was the dialectical, presenting a thesis with true pretension, putting it in conflict with an antithesis. The methods of procedure applied were the comparative and the functionalist. On the basis of the analysis of the institute of the unconstitutional state of affairs in other countries, it was possible to verify the purpose of its declaration in the effectiveness of fundamental rights. The research technique used was indirect documentation, through documentary and bibliographic research. Regarding the classification of the research, it is characterized as exploratory and qualitative.porCentro Universitário de João PessoaPPG1UNIPÊBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOEstado de coisas inconstitucionalDesenvolvimento sociopolíticoDireitos fundamentaisEducaçãoBloqueios institucionaisInconstitucionalidadeMudanças estruturaisEstado de coisas inconstitucional: a precária capacidade institucional do Estado brasileiro em efetivar o direito fundamental à educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisGoncalves, Rogerio Magnus Varelahttp://lattes.cnpq.br/4664402231371124http://lattes.cnpq.br/0418558325391723Franca, Mariana Wanderley Cabral Monteiro daALEXY, Robert. Teoria dos direitos fundamentais. Tradução de Virgílio Afonso da Silva. 2. ed. 5. tiragem. São Paulo: Malheiros Editores, 2017. ANDRADE, José Carlos Vieira de. Os direitos fundamentais na Constituição portuguesa de 1976. 3. ed. Coimbra: Edições Almedina, 2006. 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Franca, Mariana Wanderley Cabral Monteiro da
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description A presente dissertação aborda a fragilidade institucional do poder público brasileiro em efetivar o direito fundamental à educação, caracterizando tal situação como um comportamento inconstitucional. O foco do trabalho é a educação básica nacional, analisando especificamente as falhas que comprometem o sistema educacional. É evidente a inércia das instituições administrativas e políticas em resolver os graves problemas que atingem principalmente o ensino, nos níveis fundamental e médio, prejudicando milhões de jovens brasileiros. O trabalho procura avaliar a melhor forma de desobstruir os bloqueios que impedem a garantia plena do direito à educação e, por conseguinte, do desenvolvimento sociopolítico. O trabalho aborda o desenvolvimento sociopolítico como objetivo fundamental da República. Analisa, de uma forma geral, os direitos fundamentais, com vista à preservação da dignidade da pessoa humana. Nesse aspecto, trata do estado de coisas inconstitucional, fazendo um estudo comparado com alguns países da América Latina. Em seguida, discorre sobre o debate envolvendo o ativismo judicial, confrontando-o com a separação dos poderes e o problema da legitimidade democrática do Poder Judiciário. Por fim, discute sobre a má qualidade da educação no Brasil. Analisa também a atuação do Poder Judiciário através de um ativismo dialógico, como forma de superar os obstáculos institucionais que impedem a efetivação desse direito, de forma satisfatória. O método de abordagem utilizado foi o dialético, apresentando-se uma tese com pretensão de verdade, colocando-a em conflito com uma antítese. Os métodos de procedimento aplicados foram o comparativo e o funcionalista. Com base na análise do instituto do estado de coisas inconstitucional em outros países, pôdese verificar a finalidade da sua declaração na efetivação dos direitos fundamentais. A técnica de pesquisa utilizada foi a documentação indireta, através de pesquisa documental e bibliográfica. No que tange à classificação da pesquisa, ela se caracteriza como exploratória e qualitativa.
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