Trajetória de uma jovem negra no ensino médio em Macapá-AP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
Texto Completo: | https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7533 |
Resumo: | O principal objetivo deste artigo consiste em analisar a trajetória pessoal e estudantil de JanaÃna, estudante negra na escola pública General Azevedo Costa, na cidade de Macapá-AP. Como objetivos especÃficos, elencou-se a necessidade em averiguar o processo de construção da identidade negra, assim como discutir a corporeidade negra na esfera escolar e, por último, verificar a importância do enfoque da temática racial no currÃculo escolar. Adotou-se como metodologia a técnica de Estudo de Caso com entrevistas semiestruturadas. Como resultados, apreendeu-se que a trajetória de Janaina se defronta com a ausência da abordagem de questões raciais na esfera familiar, as referências de brinquedos não-negros, a inquietação com o seu cabelo crespo, a discriminação racial em sala de aula e a carência de projetos cientÃficos atinentes aos desdobramentos raciais na escola, assim como a incorporação de uma consciência positiva de sua corporeidade e identidade negra. |
id |
UNIFAP-1_5966d02729fb3340322d84bd78853fcf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7533 |
network_acronym_str |
UNIFAP-1 |
network_name_str |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
repository_id_str |
|
spelling |
Trajetória de uma jovem negra no ensino médio em Macapá-APJuventude Negra, Identidade racial, Corporeidade, Projeto de pesquisa.O principal objetivo deste artigo consiste em analisar a trajetória pessoal e estudantil de JanaÃna, estudante negra na escola pública General Azevedo Costa, na cidade de Macapá-AP. Como objetivos especÃficos, elencou-se a necessidade em averiguar o processo de construção da identidade negra, assim como discutir a corporeidade negra na esfera escolar e, por último, verificar a importância do enfoque da temática racial no currÃculo escolar. Adotou-se como metodologia a técnica de Estudo de Caso com entrevistas semiestruturadas. Como resultados, apreendeu-se que a trajetória de Janaina se defronta com a ausência da abordagem de questões raciais na esfera familiar, as referências de brinquedos não-negros, a inquietação com o seu cabelo crespo, a discriminação racial em sala de aula e a carência de projetos cientÃficos atinentes aos desdobramentos raciais na escola, assim como a incorporação de uma consciência positiva de sua corporeidade e identidade negra.Universidade Federal do AmapáOliveira, Wesley VazVideira, Piedade Lino2023-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/753310.18468/pracs.2022v15n4.p%pPRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 15, n. 4 (2022): V. 15 N. 4 (2022)PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 15, n. 4 (2022): V. 15 N. 4 (2022)1984-4352reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPinstname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7533/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/downloadSuppFile/7533/1363Direitos autorais 2023 PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-13T14:27:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7533Revistahttp://periodicos.unifap.br/index.php/pracsPUBhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/oai||fernandogentry@hotmail.com1984-43521984-4352opendoar:2023-07-13T14:27:35PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trajetória de uma jovem negra no ensino médio em Macapá-AP |
title |
Trajetória de uma jovem negra no ensino médio em Macapá-AP |
spellingShingle |
Trajetória de uma jovem negra no ensino médio em Macapá-AP Oliveira, Wesley Vaz Juventude Negra, Identidade racial, Corporeidade, Projeto de pesquisa. |
title_short |
Trajetória de uma jovem negra no ensino médio em Macapá-AP |
title_full |
Trajetória de uma jovem negra no ensino médio em Macapá-AP |
title_fullStr |
Trajetória de uma jovem negra no ensino médio em Macapá-AP |
title_full_unstemmed |
Trajetória de uma jovem negra no ensino médio em Macapá-AP |
title_sort |
Trajetória de uma jovem negra no ensino médio em Macapá-AP |
author |
Oliveira, Wesley Vaz |
author_facet |
Oliveira, Wesley Vaz Videira, Piedade Lino |
author_role |
author |
author2 |
Videira, Piedade Lino |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Wesley Vaz Videira, Piedade Lino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Juventude Negra, Identidade racial, Corporeidade, Projeto de pesquisa. |
topic |
Juventude Negra, Identidade racial, Corporeidade, Projeto de pesquisa. |
description |
O principal objetivo deste artigo consiste em analisar a trajetória pessoal e estudantil de JanaÃna, estudante negra na escola pública General Azevedo Costa, na cidade de Macapá-AP. Como objetivos especÃficos, elencou-se a necessidade em averiguar o processo de construção da identidade negra, assim como discutir a corporeidade negra na esfera escolar e, por último, verificar a importância do enfoque da temática racial no currÃculo escolar. Adotou-se como metodologia a técnica de Estudo de Caso com entrevistas semiestruturadas. Como resultados, apreendeu-se que a trajetória de Janaina se defronta com a ausência da abordagem de questões raciais na esfera familiar, as referências de brinquedos não-negros, a inquietação com o seu cabelo crespo, a discriminação racial em sala de aula e a carência de projetos cientÃficos atinentes aos desdobramentos raciais na escola, assim como a incorporação de uma consciência positiva de sua corporeidade e identidade negra. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7533 10.18468/pracs.2022v15n4.p%p |
url |
https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7533 |
identifier_str_mv |
10.18468/pracs.2022v15n4.p%p |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7533/pdf https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/downloadSuppFile/7533/1363 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
dc.source.none.fl_str_mv |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 15, n. 4 (2022): V. 15 N. 4 (2022) PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 15, n. 4 (2022): V. 15 N. 4 (2022) 1984-4352 reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) instacron:UNIFAP |
instname_str |
Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
instacron_str |
UNIFAP |
institution |
UNIFAP |
reponame_str |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
collection |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
repository.name.fl_str_mv |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||fernandogentry@hotmail.com |
_version_ |
1800218326900670464 |