Trajetória de uma jovem negra no ensino médio em Macapá-AP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Wesley Vaz
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Videira, Piedade Lino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
Texto Completo: https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7533
Resumo: O principal objetivo deste artigo consiste em analisar a trajetória pessoal e estudantil de Janaína, estudante negra na escola pública General Azevedo Costa, na cidade de Macapá-AP. Como objetivos específicos, elencou-se a necessidade em averiguar o processo de construção da identidade negra, assim como discutir a corporeidade negra na esfera escolar e, por último, verificar a importância do enfoque da temática racial no currículo escolar. Adotou-se como metodologia a técnica de Estudo de Caso com entrevistas semiestruturadas. Como resultados, apreendeu-se que a trajetória de Janaina se defronta com a ausência da abordagem de questões raciais na esfera familiar, as referências de brinquedos não-negros, a inquietação com o seu cabelo crespo, a discriminação racial em sala de aula e a carência de projetos científicos atinentes aos desdobramentos raciais na escola, assim como a incorporação de uma consciência positiva de sua corporeidade e identidade negra.
id UNIFAP-1_5966d02729fb3340322d84bd78853fcf
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7533
network_acronym_str UNIFAP-1
network_name_str PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
repository_id_str
spelling Trajetória de uma jovem negra no ensino médio em Macapá-APJuventude Negra, Identidade racial, Corporeidade, Projeto de pesquisa.O principal objetivo deste artigo consiste em analisar a trajetória pessoal e estudantil de Janaína, estudante negra na escola pública General Azevedo Costa, na cidade de Macapá-AP. Como objetivos específicos, elencou-se a necessidade em averiguar o processo de construção da identidade negra, assim como discutir a corporeidade negra na esfera escolar e, por último, verificar a importância do enfoque da temática racial no currículo escolar. Adotou-se como metodologia a técnica de Estudo de Caso com entrevistas semiestruturadas. Como resultados, apreendeu-se que a trajetória de Janaina se defronta com a ausência da abordagem de questões raciais na esfera familiar, as referências de brinquedos não-negros, a inquietação com o seu cabelo crespo, a discriminação racial em sala de aula e a carência de projetos científicos atinentes aos desdobramentos raciais na escola, assim como a incorporação de uma consciência positiva de sua corporeidade e identidade negra.Universidade Federal do AmapáOliveira, Wesley VazVideira, Piedade Lino2023-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/753310.18468/pracs.2022v15n4.p%pPRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 15, n. 4 (2022): V. 15 N. 4 (2022)PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 15, n. 4 (2022): V. 15 N. 4 (2022)1984-4352reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPinstname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7533/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/downloadSuppFile/7533/1363Direitos autorais 2023 PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-13T14:27:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7533Revistahttp://periodicos.unifap.br/index.php/pracsPUBhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/oai||fernandogentry@hotmail.com1984-43521984-4352opendoar:2023-07-13T14:27:35PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Trajetória de uma jovem negra no ensino médio em Macapá-AP
title Trajetória de uma jovem negra no ensino médio em Macapá-AP
spellingShingle Trajetória de uma jovem negra no ensino médio em Macapá-AP
Oliveira, Wesley Vaz
Juventude Negra, Identidade racial, Corporeidade, Projeto de pesquisa.
title_short Trajetória de uma jovem negra no ensino médio em Macapá-AP
title_full Trajetória de uma jovem negra no ensino médio em Macapá-AP
title_fullStr Trajetória de uma jovem negra no ensino médio em Macapá-AP
title_full_unstemmed Trajetória de uma jovem negra no ensino médio em Macapá-AP
title_sort Trajetória de uma jovem negra no ensino médio em Macapá-AP
author Oliveira, Wesley Vaz
author_facet Oliveira, Wesley Vaz
Videira, Piedade Lino
author_role author
author2 Videira, Piedade Lino
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Wesley Vaz
Videira, Piedade Lino
dc.subject.por.fl_str_mv Juventude Negra, Identidade racial, Corporeidade, Projeto de pesquisa.
topic Juventude Negra, Identidade racial, Corporeidade, Projeto de pesquisa.
description O principal objetivo deste artigo consiste em analisar a trajetória pessoal e estudantil de Janaína, estudante negra na escola pública General Azevedo Costa, na cidade de Macapá-AP. Como objetivos específicos, elencou-se a necessidade em averiguar o processo de construção da identidade negra, assim como discutir a corporeidade negra na esfera escolar e, por último, verificar a importância do enfoque da temática racial no currículo escolar. Adotou-se como metodologia a técnica de Estudo de Caso com entrevistas semiestruturadas. Como resultados, apreendeu-se que a trajetória de Janaina se defronta com a ausência da abordagem de questões raciais na esfera familiar, as referências de brinquedos não-negros, a inquietação com o seu cabelo crespo, a discriminação racial em sala de aula e a carência de projetos científicos atinentes aos desdobramentos raciais na escola, assim como a incorporação de uma consciência positiva de sua corporeidade e identidade negra.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-13
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7533
10.18468/pracs.2022v15n4.p%p
url https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7533
identifier_str_mv 10.18468/pracs.2022v15n4.p%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7533/pdf
https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/downloadSuppFile/7533/1363
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
dc.source.none.fl_str_mv PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 15, n. 4 (2022): V. 15 N. 4 (2022)
PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 15, n. 4 (2022): V. 15 N. 4 (2022)
1984-4352
reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron:UNIFAP
instname_str Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron_str UNIFAP
institution UNIFAP
reponame_str PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
collection PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
repository.name.fl_str_mv PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
repository.mail.fl_str_mv ||fernandogentry@hotmail.com
_version_ 1800218326900670464