Educação de Jovens e Adultos: estudo exploratório do conceito de insetos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estação Científica (UNIFAP) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/374 |
Resumo: | O presente estudo exploratório relata qual o conceito que o termo "inseto" possa ter para alunos de Ciências Naturais na educação de jovens e adultos (EJA), levado a efeito em escola urbana na cidade de Curitiba, PR-Brasil. Foram coletados 66 desenhos de alunos na faixa etária média de 34,2 anos (ensino fundamental, Ciências) e 32,37 anos (ensino médio, Biologia) respectivamente. Os instrumentos de coleta de dados foram desenhos, para eliciar o modelo mental via modelo expresso e entrevista semiestruturada. Os desenhos obtidos foram avaliados sob a lente da perspectiva de Luquet (1927/1979) (realismo intelectual) mediante o auxilio de quadro de níveis de complexidade morfológica do inseto criado pelos autores, após análise dos desenhos. Poucos desenhos alcançaram níveis elevados na escala de características de inseto, e alguns alunos identificaram outros organismos como insetos e fizeram representações antropomórficas nos desenhos dos insetos. Na entrevista, 10 alunos selecionados em função do critério de alta, média, baixa habilidades, lembraram espontaneamente 16 insetos de diferentes espécies, mas também 3 organismos de outras classes, bem como determinadas fontes deste conhecimento, predominando filmes de TV e ao vivo encapsulados na forma de narrativas contribuindo para o modelo mental de insetos e habitats |
id |
UNIFAP-2_17490c5c06c4e6758a0045ff270d0046 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/374 |
network_acronym_str |
UNIFAP-2 |
network_name_str |
Estação Científica (UNIFAP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação de Jovens e Adultos: estudo exploratório do conceito de insetos O presente estudo exploratório relata qual o conceito que o termo "inseto" possa ter para alunos de Ciências Naturais na educação de jovens e adultos (EJA), levado a efeito em escola urbana na cidade de Curitiba, PR-Brasil. Foram coletados 66 desenhos de alunos na faixa etária média de 34,2 anos (ensino fundamental, Ciências) e 32,37 anos (ensino médio, Biologia) respectivamente. Os instrumentos de coleta de dados foram desenhos, para eliciar o modelo mental via modelo expresso e entrevista semiestruturada. Os desenhos obtidos foram avaliados sob a lente da perspectiva de Luquet (1927/1979) (realismo intelectual) mediante o auxilio de quadro de níveis de complexidade morfológica do inseto criado pelos autores, após análise dos desenhos. Poucos desenhos alcançaram níveis elevados na escala de características de inseto, e alguns alunos identificaram outros organismos como insetos e fizeram representações antropomórficas nos desenhos dos insetos. Na entrevista, 10 alunos selecionados em função do critério de alta, média, baixa habilidades, lembraram espontaneamente 16 insetos de diferentes espécies, mas também 3 organismos de outras classes, bem como determinadas fontes deste conhecimento, predominando filmes de TV e ao vivo encapsulados na forma de narrativas contribuindo para o modelo mental de insetos e habitats Universidade Federal do AmapáBartoszeck, AmauriBartoszeck, Flavio Kulevicz2012-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/374Estação Científica (UNIFAP); v. 2, n. 1 (2012); 33-41Estação Científica (UNIFAP); v. 2, n. 1 (2012); 33-412179-1902reponame:Estação Científica (UNIFAP)instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/374/Amauriv1n1.pdfDireitos autorais 2012 Estação Científica (UNIFAP)http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-03T14:30:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/374Revistahttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacaoONGhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/oai||fernandogentry@hotmail.com2179-19022179-1902opendoar:2016-02-03T14:30:46Estação Científica (UNIFAP) - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos: estudo exploratório do conceito de insetos |
title |
Educação de Jovens e Adultos: estudo exploratório do conceito de insetos |
spellingShingle |
Educação de Jovens e Adultos: estudo exploratório do conceito de insetos Bartoszeck, Amauri |
title_short |
Educação de Jovens e Adultos: estudo exploratório do conceito de insetos |
title_full |
Educação de Jovens e Adultos: estudo exploratório do conceito de insetos |
title_fullStr |
Educação de Jovens e Adultos: estudo exploratório do conceito de insetos |
title_full_unstemmed |
Educação de Jovens e Adultos: estudo exploratório do conceito de insetos |
title_sort |
Educação de Jovens e Adultos: estudo exploratório do conceito de insetos |
author |
Bartoszeck, Amauri |
author_facet |
Bartoszeck, Amauri Bartoszeck, Flavio Kulevicz |
author_role |
author |
author2 |
Bartoszeck, Flavio Kulevicz |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bartoszeck, Amauri Bartoszeck, Flavio Kulevicz |
description |
O presente estudo exploratório relata qual o conceito que o termo "inseto" possa ter para alunos de Ciências Naturais na educação de jovens e adultos (EJA), levado a efeito em escola urbana na cidade de Curitiba, PR-Brasil. Foram coletados 66 desenhos de alunos na faixa etária média de 34,2 anos (ensino fundamental, Ciências) e 32,37 anos (ensino médio, Biologia) respectivamente. Os instrumentos de coleta de dados foram desenhos, para eliciar o modelo mental via modelo expresso e entrevista semiestruturada. Os desenhos obtidos foram avaliados sob a lente da perspectiva de Luquet (1927/1979) (realismo intelectual) mediante o auxilio de quadro de níveis de complexidade morfológica do inseto criado pelos autores, após análise dos desenhos. Poucos desenhos alcançaram níveis elevados na escala de características de inseto, e alguns alunos identificaram outros organismos como insetos e fizeram representações antropomórficas nos desenhos dos insetos. Na entrevista, 10 alunos selecionados em função do critério de alta, média, baixa habilidades, lembraram espontaneamente 16 insetos de diferentes espécies, mas também 3 organismos de outras classes, bem como determinadas fontes deste conhecimento, predominando filmes de TV e ao vivo encapsulados na forma de narrativas contribuindo para o modelo mental de insetos e habitats |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/374 |
url |
https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/374 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/374/Amauriv1n1.pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2012 Estação Científica (UNIFAP) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2012 Estação Científica (UNIFAP) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estação Científica (UNIFAP); v. 2, n. 1 (2012); 33-41 Estação Científica (UNIFAP); v. 2, n. 1 (2012); 33-41 2179-1902 reponame:Estação Científica (UNIFAP) instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) instacron:UNIFAP |
instname_str |
Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
instacron_str |
UNIFAP |
institution |
UNIFAP |
reponame_str |
Estação Científica (UNIFAP) |
collection |
Estação Científica (UNIFAP) |
repository.name.fl_str_mv |
Estação Científica (UNIFAP) - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||fernandogentry@hotmail.com |
_version_ |
1800218201651412992 |