Educação ambiental à luz da análise dialógica do discurso: saber científico e quadrinização no gênero textual cartilha quadrinizada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estação Científica (UNIFAP) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/710 |
Resumo: | A escola, como um espaço privilegiado, no qual os saberes científicos/de referência tornam-se saberes a serem ensinados a partir do processo de transposição didática e didatização, tem desenpenhado cada vez mais um papel de catalisador desse conhecimento. Entretanto, apesar de a escola ter seu o papel institucional nessa condução, sua estruturação peculiar não permite que se contemplem todas as novidades que a sociedade vive a cada instante/dia, e isso é devido à rapidez com que avança a ciência. O objetivo deste artigo é apresentar uma análise de possíveis relações dialógicas existentes entre o discurso sobre EA presente em Cartilhas Quadrinizadas (CQs) e o discurso de documentos oficiais nacionais e internacionais que tratam dessa temática. O corpus é constituído por 02 (duas) cartilhas de EA. O referencial teórico principal baseia-se nas discussões do Círculo de Bakhtin/Voloshinov/Medvedev e Brait; Brait e Melo sobre a Análise/Teoria Dialogia do Discurso. A perspectiva metodológica vincula-se à vertente de pesquisas em Linguística Aplicada Interdisciplinar. O método de análise utilizado é a Análise Dialógica do Discurso (ADD), a qual tem fundamentado a investigação sobre as estabilidades e instabilidades existentes nos discursos e entre relações dialógicas |
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Educação ambiental à luz da análise dialógica do discurso: saber científico e quadrinização no gênero textual cartilha quadrinizadaA escola, como um espaço privilegiado, no qual os saberes científicos/de referência tornam-se saberes a serem ensinados a partir do processo de transposição didática e didatização, tem desenpenhado cada vez mais um papel de catalisador desse conhecimento. Entretanto, apesar de a escola ter seu o papel institucional nessa condução, sua estruturação peculiar não permite que se contemplem todas as novidades que a sociedade vive a cada instante/dia, e isso é devido à rapidez com que avança a ciência. O objetivo deste artigo é apresentar uma análise de possíveis relações dialógicas existentes entre o discurso sobre EA presente em Cartilhas Quadrinizadas (CQs) e o discurso de documentos oficiais nacionais e internacionais que tratam dessa temática. O corpus é constituído por 02 (duas) cartilhas de EA. O referencial teórico principal baseia-se nas discussões do Círculo de Bakhtin/Voloshinov/Medvedev e Brait; Brait e Melo sobre a Análise/Teoria Dialogia do Discurso. A perspectiva metodológica vincula-se à vertente de pesquisas em Linguística Aplicada Interdisciplinar. O método de análise utilizado é a Análise Dialógica do Discurso (ADD), a qual tem fundamentado a investigação sobre as estabilidades e instabilidades existentes nos discursos e entre relações dialógicasUniversidade Federal do AmapáGomes, RosivaldoBarros-Mendes, Adelma2014-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/710Estação Científica (UNIFAP); v. 2, n. 2 (2012); 65-78Estação Científica (UNIFAP); v. 2, n. 2 (2012); 65-782179-1902reponame:Estação Científica (UNIFAP)instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/710/gomesv2n2.pdfDireitos autorais 2014 Estação Científica (UNIFAP)http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-03T14:30:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/710Revistahttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacaoONGhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/oai||fernandogentry@hotmail.com2179-19022179-1902opendoar:2016-02-03T14:30:18Estação Científica (UNIFAP) - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false |
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