HORTA ESCOLAR: O PAPEL DO ENSINO DA BIOLOGIA NA CONSCIENTIZAÇÃO ALIMENTAR PARA ALUNOS ESPECIAIS EM PORTO VELHO, RONDÔNIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biota Amazônia |
Texto Completo: | https://periodicos.unifap.br/index.php/biota/article/view/3543 |
Resumo: | Atualmente, a escola é considerada uma instituição que se destaca por ser favorável à transformação social, realizada através da inclusão e de oportunidades educativas. A horta na escola é muito interessante para uma alimentação saudável e permite também que os alunos possam utilizá-la como um laboratório vivo para diferentes exercícios didáticos. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo mostrar a importância da horta na escola e despertar o interesse dos alunos pela Botânica. Primeiramente foi feita uma visita para verificar o local e em seguida foram montados os canteiros com garrafas pets e colocada a compostagem para o plantio de folhas, frutos, ervas e bulbos. Com os canteiros prontos e organizados, deu-se início ao plantio das sementes de alface (Lactuca sativa L.), alho (Allium sativum L.) cebolinha (Allium fistulosum L.), coentro (Coriandrum sativum L.), salsa (Petroselinum crispum L.), e mudas de couve (Brassica oleracea L.), pimentão (Capsicum annum L.) e tomate (Solanum lycopersicum L.). Além disso, os alunos fizeram acompanhamento diário desde o crescimento até a colheita e assim os professores trabalharam com eles a importância de uma alimentação saudável. Os resultados foram suficientes para melhorar a alimentação dos alunos, pois as merendeiras relataram que não há tanto desperdício de alimentos como era antes da implantação da horta escolar. Ademais, o contato com o meio ambiente fez que os alunos pudessem ver as consequências das ações humanas e aprendessem a ter uma postura ecologicamente correta. Conclui-se que o ambiente escolar depende muito da participação de todos em atividades que envolvam alunos, professores, funcionários e comunidade escolar.Palavras-chave: horta, garrafas pets, compostagem, alimentação escolar. |
id |
UNIFAP-3_d820f49183cf3f27c0b5c13f6bf84399 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3543 |
network_acronym_str |
UNIFAP-3 |
network_name_str |
Biota Amazônia |
repository_id_str |
|
spelling |
HORTA ESCOLAR: O PAPEL DO ENSINO DA BIOLOGIA NA CONSCIENTIZAÇÃO ALIMENTAR PARA ALUNOS ESPECIAIS EM PORTO VELHO, RONDÔNIASCHOOL GARDEN: THE ROLE OF TEACHING OF BIOLOGY IN FOOD AWARENESS FOR SPECIAL STUDENTS IN PORTO VELHO, RONDÔNIAAtualmente, a escola é considerada uma instituição que se destaca por ser favorável à transformação social, realizada através da inclusão e de oportunidades educativas. A horta na escola é muito interessante para uma alimentação saudável e permite também que os alunos possam utilizá-la como um laboratório vivo para diferentes exercícios didáticos. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo mostrar a importância da horta na escola e despertar o interesse dos alunos pela Botânica. Primeiramente foi feita uma visita para verificar o local e em seguida foram montados os canteiros com garrafas pets e colocada a compostagem para o plantio de folhas, frutos, ervas e bulbos. Com os canteiros prontos e organizados, deu-se início ao plantio das sementes de alface (Lactuca sativa L.), alho (Allium sativum L.) cebolinha (Allium fistulosum L.), coentro (Coriandrum sativum L.), salsa (Petroselinum crispum L.), e mudas de couve (Brassica oleracea L.), pimentão (Capsicum annum L.) e tomate (Solanum lycopersicum L.). Além disso, os alunos fizeram acompanhamento diário desde o crescimento até a colheita e assim os professores trabalharam com eles a importância de uma alimentação saudável. Os resultados foram suficientes para melhorar a alimentação dos alunos, pois as merendeiras relataram que não há tanto desperdício de alimentos como era antes da implantação da horta escolar. Ademais, o contato com o meio ambiente fez que os alunos pudessem ver as consequências das ações humanas e aprendessem a ter uma postura ecologicamente correta. Conclui-se que o ambiente escolar depende muito da participação de todos em atividades que envolvam alunos, professores, funcionários e comunidade escolar.Palavras-chave: horta, garrafas pets, compostagem, alimentação escolar.Currently the school is considered an institution that stands out for being favorable to social transformation, accomplished through inclusion and educational opportunities. The garden at school is very interesting for a healthy diet and also allows students can use it as a living laboratory for different educational exercises. In this sense, this work aimed to show the importance of horta in school and students ' interest in Botany. Was first made a visit to verify the location and then shipped the flowerbeds with pets and bottles placed on composting to plant leaves, fruits, herbs and bulbs. With the flower beds ready and organized, the planting of seeds of lettuce (Lactuca sativa L.), chives (Allium sativum L.), garlic (Allium fistulosum L.), coriander (Coriandrum sativum L.), planting (Petroselinum crispum L.), in the seedlings of cabbage (Brassica oleracea L.), were chilli (Capsicum annum L.) and tomato (Solanum lycopersicum L.). In addition, students did daily tracking since the growth until the harvest, and so the teachers worked with them the importance of healthy eating. The results were enough to improve the power of the students, as the school reported that there's as much food waste as it was before the establishment of the school garden. Furthermore, the contact with the environment made the students could see the consequences of human actions and learn to have an ecologically correct posture. Concluded that the school environment depends largely on the participation in activities involving students, teachers, staff and school community.Keywords: garden; bottles; pets; composting; school feeding.Universidade Federal do AmapáPREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO VELHOdos Santos, Cristina Freitasde Oliveira, Fernanda AlmeidaCavalcante, Felipe Sant' AnnaAmaral, Ãlvaro AmaralLima, Renato Abreu2018-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/biota/article/view/354310.18561/2179-5746/biotaamazonia.v8n3p12-14Biota Amazônia (Biote Amazonie, Biota Amazonia, Amazonian Biota); v. 8, n. 3 (2018); 12-142179-5746reponame:Biota Amazôniainstname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/biota/article/view/3543/v8n3p12-14.pdfHorta; Garrafas pets; Compostagem; Alimentação escolar.Direitos autorais 2018 Biota Amazônia (Biote Amazonie, Biota Amazonia, Amazonian Biota)http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-10T19:55:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3543Revistahttp://periodicos.unifap.br/index.php/biotaONGhttps://periodicos.unifap.br/index.php/biota/oai||juliosa@unifap.br2179-57462179-5746opendoar:2019-09-10T19:55:31Biota Amazônia - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
HORTA ESCOLAR: O PAPEL DO ENSINO DA BIOLOGIA NA CONSCIENTIZAÇÃO ALIMENTAR PARA ALUNOS ESPECIAIS EM PORTO VELHO, RONDÔNIA SCHOOL GARDEN: THE ROLE OF TEACHING OF BIOLOGY IN FOOD AWARENESS FOR SPECIAL STUDENTS IN PORTO VELHO, RONDÔNIA |
title |
HORTA ESCOLAR: O PAPEL DO ENSINO DA BIOLOGIA NA CONSCIENTIZAÇÃO ALIMENTAR PARA ALUNOS ESPECIAIS EM PORTO VELHO, RONDÔNIA |
spellingShingle |
HORTA ESCOLAR: O PAPEL DO ENSINO DA BIOLOGIA NA CONSCIENTIZAÇÃO ALIMENTAR PARA ALUNOS ESPECIAIS EM PORTO VELHO, RONDÔNIA dos Santos, Cristina Freitas |
title_short |
HORTA ESCOLAR: O PAPEL DO ENSINO DA BIOLOGIA NA CONSCIENTIZAÇÃO ALIMENTAR PARA ALUNOS ESPECIAIS EM PORTO VELHO, RONDÔNIA |
title_full |
HORTA ESCOLAR: O PAPEL DO ENSINO DA BIOLOGIA NA CONSCIENTIZAÇÃO ALIMENTAR PARA ALUNOS ESPECIAIS EM PORTO VELHO, RONDÔNIA |
title_fullStr |
HORTA ESCOLAR: O PAPEL DO ENSINO DA BIOLOGIA NA CONSCIENTIZAÇÃO ALIMENTAR PARA ALUNOS ESPECIAIS EM PORTO VELHO, RONDÔNIA |
title_full_unstemmed |
HORTA ESCOLAR: O PAPEL DO ENSINO DA BIOLOGIA NA CONSCIENTIZAÇÃO ALIMENTAR PARA ALUNOS ESPECIAIS EM PORTO VELHO, RONDÔNIA |
title_sort |
HORTA ESCOLAR: O PAPEL DO ENSINO DA BIOLOGIA NA CONSCIENTIZAÇÃO ALIMENTAR PARA ALUNOS ESPECIAIS EM PORTO VELHO, RONDÔNIA |
author |
dos Santos, Cristina Freitas |
author_facet |
dos Santos, Cristina Freitas de Oliveira, Fernanda Almeida Cavalcante, Felipe Sant' Anna Amaral, Ãlvaro Amaral Lima, Renato Abreu |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira, Fernanda Almeida Cavalcante, Felipe Sant' Anna Amaral, Ãlvaro Amaral Lima, Renato Abreu |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO VELHO |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Cristina Freitas de Oliveira, Fernanda Almeida Cavalcante, Felipe Sant' Anna Amaral, Ãlvaro Amaral Lima, Renato Abreu |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Atualmente, a escola é considerada uma instituição que se destaca por ser favorável à transformação social, realizada através da inclusão e de oportunidades educativas. A horta na escola é muito interessante para uma alimentação saudável e permite também que os alunos possam utilizá-la como um laboratório vivo para diferentes exercícios didáticos. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo mostrar a importância da horta na escola e despertar o interesse dos alunos pela Botânica. Primeiramente foi feita uma visita para verificar o local e em seguida foram montados os canteiros com garrafas pets e colocada a compostagem para o plantio de folhas, frutos, ervas e bulbos. Com os canteiros prontos e organizados, deu-se início ao plantio das sementes de alface (Lactuca sativa L.), alho (Allium sativum L.) cebolinha (Allium fistulosum L.), coentro (Coriandrum sativum L.), salsa (Petroselinum crispum L.), e mudas de couve (Brassica oleracea L.), pimentão (Capsicum annum L.) e tomate (Solanum lycopersicum L.). Além disso, os alunos fizeram acompanhamento diário desde o crescimento até a colheita e assim os professores trabalharam com eles a importância de uma alimentação saudável. Os resultados foram suficientes para melhorar a alimentação dos alunos, pois as merendeiras relataram que não há tanto desperdício de alimentos como era antes da implantação da horta escolar. Ademais, o contato com o meio ambiente fez que os alunos pudessem ver as consequências das ações humanas e aprendessem a ter uma postura ecologicamente correta. Conclui-se que o ambiente escolar depende muito da participação de todos em atividades que envolvam alunos, professores, funcionários e comunidade escolar.Palavras-chave: horta, garrafas pets, compostagem, alimentação escolar. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/biota/article/view/3543 10.18561/2179-5746/biotaamazonia.v8n3p12-14 |
url |
https://periodicos.unifap.br/index.php/biota/article/view/3543 |
identifier_str_mv |
10.18561/2179-5746/biotaamazonia.v8n3p12-14 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/biota/article/view/3543/v8n3p12-14.pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Biota Amazônia (Biote Amazonie, Biota Amazonia, Amazonian Biota) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Biota Amazônia (Biote Amazonie, Biota Amazonia, Amazonian Biota) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Horta; Garrafas pets; Compostagem; Alimentação escolar. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Biota Amazônia (Biote Amazonie, Biota Amazonia, Amazonian Biota); v. 8, n. 3 (2018); 12-14 2179-5746 reponame:Biota Amazônia instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) instacron:UNIFAP |
instname_str |
Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
instacron_str |
UNIFAP |
institution |
UNIFAP |
reponame_str |
Biota Amazônia |
collection |
Biota Amazônia |
repository.name.fl_str_mv |
Biota Amazônia - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||juliosa@unifap.br |
_version_ |
1800218368860487680 |