HORTA ESCOLAR: O PAPEL DO ENSINO DA BIOLOGIA NA CONSCIENTIZAÇÃO ALIMENTAR PARA ALUNOS ESPECIAIS EM PORTO VELHO, RONDÔNIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Cristina Freitas
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: de Oliveira, Fernanda Almeida, Cavalcante, Felipe Sant' Anna, Amaral, Álvaro Amaral, Lima, Renato Abreu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biota Amazônia
Texto Completo: https://periodicos.unifap.br/index.php/biota/article/view/3543
Resumo: Atualmente, a escola é considerada uma instituição que se destaca por ser favorável à transformação social, realizada através da inclusão e de oportunidades educativas. A horta na escola é muito interessante para uma alimentação saudável e permite também que os alunos possam utilizá-la como um laboratório vivo para diferentes exercícios didáticos. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo mostrar a importância da horta na escola e despertar o interesse dos alunos pela Botânica. Primeiramente foi feita uma visita para verificar o local e em seguida foram montados os canteiros com garrafas pets e colocada a compostagem para o plantio de folhas, frutos, ervas e bulbos. Com os canteiros prontos e organizados, deu-se início ao plantio das sementes de alface (Lactuca sativa L.), alho (Allium sativum L.) cebolinha (Allium fistulosum L.), coentro (Coriandrum sativum L.), salsa (Petroselinum crispum L.), e mudas de couve (Brassica oleracea L.), pimentão (Capsicum annum L.) e tomate (Solanum lycopersicum L.). Além disso, os alunos fizeram acompanhamento diário desde o crescimento até a colheita e assim os professores trabalharam com eles a importância de uma alimentação saudável. Os resultados foram suficientes para melhorar a alimentação dos alunos, pois as merendeiras relataram que não há tanto desperdício de alimentos como era antes da implantação da horta escolar. Ademais, o contato com o meio ambiente fez que os alunos pudessem ver as consequências das ações humanas e aprendessem a ter uma postura ecologicamente correta. Conclui-se que o ambiente escolar depende muito da participação de todos em atividades que envolvam alunos, professores, funcionários e comunidade escolar.Palavras-chave: horta, garrafas pets, compostagem, alimentação escolar.
id UNIFAP-3_d820f49183cf3f27c0b5c13f6bf84399
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3543
network_acronym_str UNIFAP-3
network_name_str Biota Amazônia
repository_id_str
spelling HORTA ESCOLAR: O PAPEL DO ENSINO DA BIOLOGIA NA CONSCIENTIZAÇÃO ALIMENTAR PARA ALUNOS ESPECIAIS EM PORTO VELHO, RONDÔNIASCHOOL GARDEN: THE ROLE OF TEACHING OF BIOLOGY IN FOOD AWARENESS FOR SPECIAL STUDENTS IN PORTO VELHO, RONDÔNIAAtualmente, a escola é considerada uma instituição que se destaca por ser favorável à transformação social, realizada através da inclusão e de oportunidades educativas. A horta na escola é muito interessante para uma alimentação saudável e permite também que os alunos possam utilizá-la como um laboratório vivo para diferentes exercícios didáticos. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo mostrar a importância da horta na escola e despertar o interesse dos alunos pela Botânica. Primeiramente foi feita uma visita para verificar o local e em seguida foram montados os canteiros com garrafas pets e colocada a compostagem para o plantio de folhas, frutos, ervas e bulbos. Com os canteiros prontos e organizados, deu-se início ao plantio das sementes de alface (Lactuca sativa L.), alho (Allium sativum L.) cebolinha (Allium fistulosum L.), coentro (Coriandrum sativum L.), salsa (Petroselinum crispum L.), e mudas de couve (Brassica oleracea L.), pimentão (Capsicum annum L.) e tomate (Solanum lycopersicum L.). Além disso, os alunos fizeram acompanhamento diário desde o crescimento até a colheita e assim os professores trabalharam com eles a importância de uma alimentação saudável. Os resultados foram suficientes para melhorar a alimentação dos alunos, pois as merendeiras relataram que não há tanto desperdício de alimentos como era antes da implantação da horta escolar. Ademais, o contato com o meio ambiente fez que os alunos pudessem ver as consequências das ações humanas e aprendessem a ter uma postura ecologicamente correta. Conclui-se que o ambiente escolar depende muito da participação de todos em atividades que envolvam alunos, professores, funcionários e comunidade escolar.Palavras-chave: horta, garrafas pets, compostagem, alimentação escolar.Currently the school is considered an institution that stands out for being favorable to social transformation, accomplished through inclusion and educational opportunities. The garden at school is very interesting for a healthy diet and also allows students can use it as a living laboratory for different educational exercises. In this sense, this work aimed to show the importance of horta in school and students ' interest in Botany. Was first made a visit to verify the location and then shipped the flowerbeds with pets and bottles placed on composting to plant leaves, fruits, herbs and bulbs. With the flower beds ready and organized, the planting of seeds of lettuce (Lactuca sativa L.), chives (Allium sativum L.), garlic (Allium fistulosum L.), coriander (Coriandrum sativum L.), planting (Petroselinum crispum L.), in the seedlings of cabbage (Brassica oleracea L.), were chilli (Capsicum annum L.) and tomato (Solanum lycopersicum L.). In addition, students did daily tracking since the growth until the harvest, and so the teachers worked with them the importance of healthy eating. The results were enough to improve the power of the students, as the school reported that there's as much food waste as it was before the establishment of the school garden. Furthermore, the contact with the environment made the students could see the consequences of human actions and learn to have an ecologically correct posture. Concluded that the school environment depends largely on the participation in activities involving students, teachers, staff and school community.Keywords: garden; bottles; pets; composting; school feeding.Universidade Federal do AmapáPREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO VELHOdos Santos, Cristina Freitasde Oliveira, Fernanda AlmeidaCavalcante, Felipe Sant' AnnaAmaral, Álvaro AmaralLima, Renato Abreu2018-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/biota/article/view/354310.18561/2179-5746/biotaamazonia.v8n3p12-14Biota Amazônia (Biote Amazonie, Biota Amazonia, Amazonian Biota); v. 8, n. 3 (2018); 12-142179-5746reponame:Biota Amazôniainstname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/biota/article/view/3543/v8n3p12-14.pdfHorta; Garrafas pets; Compostagem; Alimentação escolar.Direitos autorais 2018 Biota Amazônia (Biote Amazonie, Biota Amazonia, Amazonian Biota)http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-10T19:55:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3543Revistahttp://periodicos.unifap.br/index.php/biotaONGhttps://periodicos.unifap.br/index.php/biota/oai||juliosa@unifap.br2179-57462179-5746opendoar:2019-09-10T19:55:31Biota Amazônia - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false
dc.title.none.fl_str_mv HORTA ESCOLAR: O PAPEL DO ENSINO DA BIOLOGIA NA CONSCIENTIZAÇÃO ALIMENTAR PARA ALUNOS ESPECIAIS EM PORTO VELHO, RONDÔNIA
SCHOOL GARDEN: THE ROLE OF TEACHING OF BIOLOGY IN FOOD AWARENESS FOR SPECIAL STUDENTS IN PORTO VELHO, RONDÔNIA
title HORTA ESCOLAR: O PAPEL DO ENSINO DA BIOLOGIA NA CONSCIENTIZAÇÃO ALIMENTAR PARA ALUNOS ESPECIAIS EM PORTO VELHO, RONDÔNIA
spellingShingle HORTA ESCOLAR: O PAPEL DO ENSINO DA BIOLOGIA NA CONSCIENTIZAÇÃO ALIMENTAR PARA ALUNOS ESPECIAIS EM PORTO VELHO, RONDÔNIA
dos Santos, Cristina Freitas
title_short HORTA ESCOLAR: O PAPEL DO ENSINO DA BIOLOGIA NA CONSCIENTIZAÇÃO ALIMENTAR PARA ALUNOS ESPECIAIS EM PORTO VELHO, RONDÔNIA
title_full HORTA ESCOLAR: O PAPEL DO ENSINO DA BIOLOGIA NA CONSCIENTIZAÇÃO ALIMENTAR PARA ALUNOS ESPECIAIS EM PORTO VELHO, RONDÔNIA
title_fullStr HORTA ESCOLAR: O PAPEL DO ENSINO DA BIOLOGIA NA CONSCIENTIZAÇÃO ALIMENTAR PARA ALUNOS ESPECIAIS EM PORTO VELHO, RONDÔNIA
title_full_unstemmed HORTA ESCOLAR: O PAPEL DO ENSINO DA BIOLOGIA NA CONSCIENTIZAÇÃO ALIMENTAR PARA ALUNOS ESPECIAIS EM PORTO VELHO, RONDÔNIA
title_sort HORTA ESCOLAR: O PAPEL DO ENSINO DA BIOLOGIA NA CONSCIENTIZAÇÃO ALIMENTAR PARA ALUNOS ESPECIAIS EM PORTO VELHO, RONDÔNIA
author dos Santos, Cristina Freitas
author_facet dos Santos, Cristina Freitas
de Oliveira, Fernanda Almeida
Cavalcante, Felipe Sant' Anna
Amaral, Álvaro Amaral
Lima, Renato Abreu
author_role author
author2 de Oliveira, Fernanda Almeida
Cavalcante, Felipe Sant' Anna
Amaral, Álvaro Amaral
Lima, Renato Abreu
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO VELHO

dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Cristina Freitas
de Oliveira, Fernanda Almeida
Cavalcante, Felipe Sant' Anna
Amaral, Álvaro Amaral
Lima, Renato Abreu
dc.subject.none.fl_str_mv

description Atualmente, a escola é considerada uma instituição que se destaca por ser favorável à transformação social, realizada através da inclusão e de oportunidades educativas. A horta na escola é muito interessante para uma alimentação saudável e permite também que os alunos possam utilizá-la como um laboratório vivo para diferentes exercícios didáticos. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo mostrar a importância da horta na escola e despertar o interesse dos alunos pela Botânica. Primeiramente foi feita uma visita para verificar o local e em seguida foram montados os canteiros com garrafas pets e colocada a compostagem para o plantio de folhas, frutos, ervas e bulbos. Com os canteiros prontos e organizados, deu-se início ao plantio das sementes de alface (Lactuca sativa L.), alho (Allium sativum L.) cebolinha (Allium fistulosum L.), coentro (Coriandrum sativum L.), salsa (Petroselinum crispum L.), e mudas de couve (Brassica oleracea L.), pimentão (Capsicum annum L.) e tomate (Solanum lycopersicum L.). Além disso, os alunos fizeram acompanhamento diário desde o crescimento até a colheita e assim os professores trabalharam com eles a importância de uma alimentação saudável. Os resultados foram suficientes para melhorar a alimentação dos alunos, pois as merendeiras relataram que não há tanto desperdício de alimentos como era antes da implantação da horta escolar. Ademais, o contato com o meio ambiente fez que os alunos pudessem ver as consequências das ações humanas e aprendessem a ter uma postura ecologicamente correta. Conclui-se que o ambiente escolar depende muito da participação de todos em atividades que envolvam alunos, professores, funcionários e comunidade escolar.Palavras-chave: horta, garrafas pets, compostagem, alimentação escolar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/biota/article/view/3543
10.18561/2179-5746/biotaamazonia.v8n3p12-14
url https://periodicos.unifap.br/index.php/biota/article/view/3543
identifier_str_mv 10.18561/2179-5746/biotaamazonia.v8n3p12-14
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/biota/article/view/3543/v8n3p12-14.pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Biota Amazônia (Biote Amazonie, Biota Amazonia, Amazonian Biota)
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Biota Amazônia (Biote Amazonie, Biota Amazonia, Amazonian Biota)
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Horta; Garrafas pets; Compostagem; Alimentação escolar.





dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
dc.source.none.fl_str_mv Biota Amazônia (Biote Amazonie, Biota Amazonia, Amazonian Biota); v. 8, n. 3 (2018); 12-14
2179-5746
reponame:Biota Amazônia
instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron:UNIFAP
instname_str Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron_str UNIFAP
institution UNIFAP
reponame_str Biota Amazônia
collection Biota Amazônia
repository.name.fl_str_mv Biota Amazônia - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
repository.mail.fl_str_mv ||juliosa@unifap.br
_version_ 1800218368860487680