A narrativa dos contos de fadas e a escuta psicanalítica na educação infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36559 |
Resumo: | A Educação Infantil é a primeira etapa de escolarização no Brasil. Nesse período escolar, a utilização do gênero literário conto de fadas torna-se relevante ao impulsionar um trabalho de educação escolar que esteja implicado por uma perspectiva terapêutica. Partindo dessa premissa, suscitou-se a problemática de como manejar os contos de fadas fundamentados pela narrativa e escuta psicanalítica ampliada nas unidades de educação infantil. Para responder a esta questão, serão apresentados o manejo dos contos de fadas pela clínica psicanalítica ampliada na educação infantil; estratégias de contribuições para um processo educativo que esteja sintonizado às necessidades psíquicas na primeira infância; estímulos de recorrência aos recursos da fantasia, objetivando a ressignificação dos conflitos intrínsecos à condição humana. Neste trabalho, recorreu-se a uma revisão bibliográfica das obras de Bettelheim (1977/2019) e outros autores contemporâneos que versam sobre os contos de fadas. Portanto, considerou-se que o recurso à fantasia na Educação Infantil é fundamental graças ao lugar que a instituição escolar ocupa na primeira infância, que é complementar ao da família. |
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A narrativa dos contos de fadas e a escuta psicanalítica na educação infantilFairy tales and psychoanalytic listening in early childhood educationLa narrativa de los cuentos de hadas y la escucha psicoanalítica en la educación infantilEarly childhoodChild educationFairy taleFantasy.Primera infanciaEducación InfantilCuentos de hadasFantasía.Primeira infânciaEducação infantilContos de fadasFantasia.A Educação Infantil é a primeira etapa de escolarização no Brasil. Nesse período escolar, a utilização do gênero literário conto de fadas torna-se relevante ao impulsionar um trabalho de educação escolar que esteja implicado por uma perspectiva terapêutica. Partindo dessa premissa, suscitou-se a problemática de como manejar os contos de fadas fundamentados pela narrativa e escuta psicanalítica ampliada nas unidades de educação infantil. Para responder a esta questão, serão apresentados o manejo dos contos de fadas pela clínica psicanalítica ampliada na educação infantil; estratégias de contribuições para um processo educativo que esteja sintonizado às necessidades psíquicas na primeira infância; estímulos de recorrência aos recursos da fantasia, objetivando a ressignificação dos conflitos intrínsecos à condição humana. Neste trabalho, recorreu-se a uma revisão bibliográfica das obras de Bettelheim (1977/2019) e outros autores contemporâneos que versam sobre os contos de fadas. Portanto, considerou-se que o recurso à fantasia na Educação Infantil é fundamental graças ao lugar que a instituição escolar ocupa na primeira infância, que é complementar ao da família.Early Childhood Education is the first stage of schooling in Brazil. During this school period, the use of the fairy tale literary genre becomes relevant by promoting a school education work that is implied by a therapeutic perspective. Based on this premise, the issue of how to handle fairy tales based on narrative and expanded psychoanalytic listening in early childhood education units was raised. To answer this question, the handling of fairy tales by the expanded psychoanalytic clinic in early childhood education will be presented; strategies to contribute to an educational process that is tuned to the psychic needs in early childhood; stimuli of recurrence to fantasy resources, aiming at the resignification of conflicts intrinsic to the human condition. In this work, we resorted to a bibliographic review of the works of Bettelheim (1977/2019) and other contemporary authors that deal with fairy tales. Therefore, it was considered that the use of fantasy in Early Childhood Education is fundamental due to the place that the school institution occupies in early childhood, which is complementary to that of the family.La Educación Infantil es la primera etapa de escolarización en Brasil. Durante este período escolar, cobra relevancia el uso del género literario del cuento de hadas, al promover un trabajo de educación escolar que se implica en una perspectiva terapéutica. A partir de esta premisa, se planteó la cuestión de cómo manejar los cuentos de hadas desde la narrativa y la escucha psicoanalítica ampliada en las unidades de educación infantil. Para responder a esta pregunta, se presentará el manejo de los cuentos de hadas por parte de la clínica psicoanalítica ampliada en la educación infantil; estrategias para contribuir a un proceso educativo en sintonía con las necesidades psíquicas en la primera infancia; estímulos de recurrencia a los recursos de la fantasía, visando la resignificación de los conflictos intrínsecos a la condición humana. En este trabajo recurrimos a una revisión bibliográfica de la obra de Bettelheim (1977/2019) y de otros autores contemporáneos que tratan sobre los cuentos de hadas. Por tanto, se consideró que el uso de la fantasía en la Educación Infantil es fundamental debido al lugar que ocupa la institución escolar en la primera infancia, que es complementaria a la de la familia.Research, Society and Development2022-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3655910.33448/rsd-v11i14.36559Research, Society and Development; Vol. 11 No. 14; e577111436559Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 14; e577111436559Research, Society and Development; v. 11 n. 14; e5771114365592525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36559/30672Copyright (c) 2022 Fabianne de Lima Silva; Luan Sampaio Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Fabianne de Lima Silva, Luan Sampaio 2022-11-08T13:36:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36559Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:04.294578Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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