Inovação e empreendedorismo no ambiente acadêmico: um estudo sobre universidades empreendedoras e os resultados dos relatórios de gestão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aragão, Elisângela de Menezes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Jesus, Vania de, Santos, Mário Jorge Campos dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37024
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar as informações sobre empreendedorismo e inovação de universidades federais (UF), classificadas como universidades empreendedoras. Sendo esta, uma pesquisa de natureza exploratória, buscou-se a partir de um estudo qualitativo e quantitativo, baseado na análise de conteúdo, para detectar os resultados das ações empreendedoras, apresentadas nos relatórios de gestão disponibilizados pelas universidades. Para isso, realizamos um estudo de casos múltiplos com foco nas informações e ações empreendedoras no ambiente acadêmico. Do universo de 66 universidades federais, foram selecionadas as que estavam nas melhores colocações do Ranking das Universidades Empreendedoras (RUE) 2021, para cada região geográfica do Brasil. Esta análise possibilitou a compreensão das características das universidades empreendedoras que se transformam para atender às demandas da sociedade. Na apresentação dos dados e das ações relevantes para o alcance dos resultados está a demonstração direta da transformação que se busca em um ambiente de construção de Universidades Empreendedoras em todas as regiões, sendo refletido na percepção dos alunos e demais stakeholders.  Pretende-se com este estudo relacionar as ações das universidades empreendedoras e suas características, em dimensões para compreensão do planejamento para as universidades tradicionais se tornarem mais empreendedoras, e pode servir de ponto de partida para outros estudos empíricos.
id UNIFEI_2075a00bb2d056c8b3a0551134f746ad
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37024
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Inovação e empreendedorismo no ambiente acadêmico: um estudo sobre universidades empreendedoras e os resultados dos relatórios de gestãoInnovation and entrepreneurship in the academic environment: a study on entrepreneurial universities and the results of management reportsInnovación y emprendimiento en el ámbito académico: un estudio sobre las universidades emprendedoras y los resultados de los informes de GestiónFederal UniversitiesEntrepreneurial UniversityRankingsManagement reports.Universidades FederalesUniversidad EmpreendedoraRankingsInformes de gestión.Universidades FederaisUniversidades EmpreendedorasRankingsRelatórios de gestão.Este artigo tem por objetivo analisar as informações sobre empreendedorismo e inovação de universidades federais (UF), classificadas como universidades empreendedoras. Sendo esta, uma pesquisa de natureza exploratória, buscou-se a partir de um estudo qualitativo e quantitativo, baseado na análise de conteúdo, para detectar os resultados das ações empreendedoras, apresentadas nos relatórios de gestão disponibilizados pelas universidades. Para isso, realizamos um estudo de casos múltiplos com foco nas informações e ações empreendedoras no ambiente acadêmico. Do universo de 66 universidades federais, foram selecionadas as que estavam nas melhores colocações do Ranking das Universidades Empreendedoras (RUE) 2021, para cada região geográfica do Brasil. Esta análise possibilitou a compreensão das características das universidades empreendedoras que se transformam para atender às demandas da sociedade. Na apresentação dos dados e das ações relevantes para o alcance dos resultados está a demonstração direta da transformação que se busca em um ambiente de construção de Universidades Empreendedoras em todas as regiões, sendo refletido na percepção dos alunos e demais stakeholders.  Pretende-se com este estudo relacionar as ações das universidades empreendedoras e suas características, em dimensões para compreensão do planejamento para as universidades tradicionais se tornarem mais empreendedoras, e pode servir de ponto de partida para outros estudos empíricos.This article aims to analyze information on entrepreneurship and innovation from federal universities (UF), classified as entrepreneurial universities. This being exploratory research, it was sought from a qualitative and quantitative study, based on content analysis, to detect the results of entrepreneurial actions, presented in the management reports made available by universities. For this, we conducted a multiple case study focusing on information and entrepreneurial actions in the academic environment. From the universe of sixty-six federal universities, those that were in the best positions in the Ranking of Entrepreneurial Universities (RUE) 2021, for each geographic region of Brazil, were selected. This analysis made it possible to understand the characteristics of entrepreneurial universities that are transformed to meet the demands of society. The presentation of data and actions relevant to the achievement of results is a direct demonstration of the transformation that is sought in an environment of construction of Entrepreneurial Universities in all regions, being reflected in the perception of students and other stakeholders. As an academic contribution, this study relates the characteristics of entrepreneurial universities and integrates these characteristics into dimensions to understand the strategic objectives for traditional universities to become more entrepreneurial and can serve as a starting point for other empirical studies.Este artículo tiene como objetivo analizar información sobre emprendimiento e innovación de las universidades federales (UF), clasificadas como universidades emprendedoras. Siendo esta una investigación exploratoria, se buscó a partir de un estudio cualitativo y cuantitativo, basado en el análisis de contenido, detectar los resultados de las acciones emprendedoras, presentados en los informes de gestión puestos a disposición por las universidades. Para ello, llevamos a cabo un estudio de caso múltiple centrado en la información y las acciones emprendedoras en el ámbito académico. Del universo de 66 universidades federales, fueron seleccionadas aquellas que estaban en las mejores posiciones en el Ranking de Universidades Emprendedoras (RUE) 2021, para cada región geográfica de Brasil. Este análisis permitió comprender las características de las universidades emprendedoras que se transforman para atender las demandas de la sociedad. La presentación de datos y acciones relevantes para el logro de resultados es una demostración directa de la transformación que se busca en un ambiente de construcción de Universidades Emprendedoras en todas las regiones, reflejándose en la percepción de los estudiantes y demás stakeholders. El objetivo de este estudio es relacionar las acciones de las universidades emprendedoras y sus características, en dimensiones para comprender la planificación de las universidades tradicionales para ser más emprendedoras, y que pueda servir como punto de partida para otros estudios empíricos.Research, Society and Development2022-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3702410.33448/rsd-v11i15.37024Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e188111437024Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e188111437024Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e1881114370242525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37024/30904Copyright (c) 2022 Elisângela de Menezes Aragão; Vania de Jesus; Mário Jorge Campos dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAragão, Elisângela de Menezes Jesus, Vania deSantos, Mário Jorge Campos dos2022-11-27T19:56:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37024Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:21.199981Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Inovação e empreendedorismo no ambiente acadêmico: um estudo sobre universidades empreendedoras e os resultados dos relatórios de gestão
Innovation and entrepreneurship in the academic environment: a study on entrepreneurial universities and the results of management reports
Innovación y emprendimiento en el ámbito académico: un estudio sobre las universidades emprendedoras y los resultados de los informes de Gestión
title Inovação e empreendedorismo no ambiente acadêmico: um estudo sobre universidades empreendedoras e os resultados dos relatórios de gestão
spellingShingle Inovação e empreendedorismo no ambiente acadêmico: um estudo sobre universidades empreendedoras e os resultados dos relatórios de gestão
Aragão, Elisângela de Menezes
Federal Universities
Entrepreneurial University
Rankings
Management reports.
Universidades Federales
Universidad Empreendedora
Rankings
Informes de gestión.
Universidades Federais
Universidades Empreendedoras
Rankings
Relatórios de gestão.
title_short Inovação e empreendedorismo no ambiente acadêmico: um estudo sobre universidades empreendedoras e os resultados dos relatórios de gestão
title_full Inovação e empreendedorismo no ambiente acadêmico: um estudo sobre universidades empreendedoras e os resultados dos relatórios de gestão
title_fullStr Inovação e empreendedorismo no ambiente acadêmico: um estudo sobre universidades empreendedoras e os resultados dos relatórios de gestão
title_full_unstemmed Inovação e empreendedorismo no ambiente acadêmico: um estudo sobre universidades empreendedoras e os resultados dos relatórios de gestão
title_sort Inovação e empreendedorismo no ambiente acadêmico: um estudo sobre universidades empreendedoras e os resultados dos relatórios de gestão
author Aragão, Elisângela de Menezes
author_facet Aragão, Elisângela de Menezes
Jesus, Vania de
Santos, Mário Jorge Campos dos
author_role author
author2 Jesus, Vania de
Santos, Mário Jorge Campos dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aragão, Elisângela de Menezes
Jesus, Vania de
Santos, Mário Jorge Campos dos
dc.subject.por.fl_str_mv Federal Universities
Entrepreneurial University
Rankings
Management reports.
Universidades Federales
Universidad Empreendedora
Rankings
Informes de gestión.
Universidades Federais
Universidades Empreendedoras
Rankings
Relatórios de gestão.
topic Federal Universities
Entrepreneurial University
Rankings
Management reports.
Universidades Federales
Universidad Empreendedora
Rankings
Informes de gestión.
Universidades Federais
Universidades Empreendedoras
Rankings
Relatórios de gestão.
description Este artigo tem por objetivo analisar as informações sobre empreendedorismo e inovação de universidades federais (UF), classificadas como universidades empreendedoras. Sendo esta, uma pesquisa de natureza exploratória, buscou-se a partir de um estudo qualitativo e quantitativo, baseado na análise de conteúdo, para detectar os resultados das ações empreendedoras, apresentadas nos relatórios de gestão disponibilizados pelas universidades. Para isso, realizamos um estudo de casos múltiplos com foco nas informações e ações empreendedoras no ambiente acadêmico. Do universo de 66 universidades federais, foram selecionadas as que estavam nas melhores colocações do Ranking das Universidades Empreendedoras (RUE) 2021, para cada região geográfica do Brasil. Esta análise possibilitou a compreensão das características das universidades empreendedoras que se transformam para atender às demandas da sociedade. Na apresentação dos dados e das ações relevantes para o alcance dos resultados está a demonstração direta da transformação que se busca em um ambiente de construção de Universidades Empreendedoras em todas as regiões, sendo refletido na percepção dos alunos e demais stakeholders.  Pretende-se com este estudo relacionar as ações das universidades empreendedoras e suas características, em dimensões para compreensão do planejamento para as universidades tradicionais se tornarem mais empreendedoras, e pode servir de ponto de partida para outros estudos empíricos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37024
10.33448/rsd-v11i15.37024
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37024
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v11i15.37024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37024/30904
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Elisângela de Menezes Aragão; Vania de Jesus; Mário Jorge Campos dos Santos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Elisângela de Menezes Aragão; Vania de Jesus; Mário Jorge Campos dos Santos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e188111437024
Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e188111437024
Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e188111437024
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052728093966336