Divulgação da depreciação nos municípios do estado do Tocantins

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Guilherme Moraes da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Barbosa, Valdenês Pacheco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39713
Resumo: Este estudo, teve como objetivo geral demonstrar se os municípios do Estado do Tocantins estão evidenciando a depreciação em seus balanços patrimoniais e notas explicativas. A população é composta por todas as prefeituras do Estado do Tocantins, sendo que a amostra compreende 39 prefeituras com maiores médias de aplicação no ativo não-circulante em relação ao ativo total dos anos de 2017, 2018 e 2019.  A coleta de dados foi realizada no sitio do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO) em relação as informações do Balanço Patrimonial, Demonstração das Variações Patrimoniais e Notas Explicativas. As análises foram realizadas pelo método quantitativo. Como resultado do estudo, observa-se em termos gerais, as prefeituras do Estado do Tocantins não obedeceram com exatidão as regras de depreciação referente a NBC TSP 07 no período analisado. Como demonstra a prefeitura de Guaraí no ano de 2017, evidenciando 0,18% de depreciação acumulada em relação ao valor de seu ativo imobilizado, assim como a prefeitura de Augustinópolis no ano de 2018, que evidenciou somente 0,17% de depreciação acumulada sobre o valor de seu ativo imobilizado, da mesma forma a prefeitura de Axixá do Tocantins, que no ano de 2019 evidenciou 0,01% de depreciação em relação ao valor do resultado patrimonial.
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spelling Divulgação da depreciação nos municípios do estado do TocantinsDisclosure of depreciation in the municipalities of the state of TocantinsRevelación de depreciación en los municipios del estado de TocantinsDepreciationBalance sheetStatement of equity changesExplanatory notes.DepreciaciónHoja de balanceEstado de cambios en el patrimonioNotas explicatorias.DepreciaçãoBalanço patrimonialDemonstração das variações patrimoniaisNotas explicativas.Este estudo, teve como objetivo geral demonstrar se os municípios do Estado do Tocantins estão evidenciando a depreciação em seus balanços patrimoniais e notas explicativas. A população é composta por todas as prefeituras do Estado do Tocantins, sendo que a amostra compreende 39 prefeituras com maiores médias de aplicação no ativo não-circulante em relação ao ativo total dos anos de 2017, 2018 e 2019.  A coleta de dados foi realizada no sitio do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO) em relação as informações do Balanço Patrimonial, Demonstração das Variações Patrimoniais e Notas Explicativas. As análises foram realizadas pelo método quantitativo. Como resultado do estudo, observa-se em termos gerais, as prefeituras do Estado do Tocantins não obedeceram com exatidão as regras de depreciação referente a NBC TSP 07 no período analisado. Como demonstra a prefeitura de Guaraí no ano de 2017, evidenciando 0,18% de depreciação acumulada em relação ao valor de seu ativo imobilizado, assim como a prefeitura de Augustinópolis no ano de 2018, que evidenciou somente 0,17% de depreciação acumulada sobre o valor de seu ativo imobilizado, da mesma forma a prefeitura de Axixá do Tocantins, que no ano de 2019 evidenciou 0,01% de depreciação em relação ao valor do resultado patrimonial.This study had the general objective of demonstrating whether the municipalities of the State of Tocantins are showing depreciation in their balance sheets and explanatory notes. The population is made up of all city halls in the State of Tocantins, and the sample comprises 39 city halls with the highest average investment in non-current assets in relation to total assets for the years 2017, 2018 and 2019. Data collection was carried out in the website of the State of Tocantins Court of Auditors (TCE-TO) in relation to information on the Balance Sheet, Statement of Equity Changes and Explanatory Notes. Analyzes were performed using the quantitative method. As a result of the study, it can be observed in general terms, as the municipalities of the State of Tocantins did not exactly obey the depreciation rules referring to NBC TSP 07 in the analyzed period. How to demonstrate the city of Guaraí in 2017, showing 0.18% of accumulated depreciation in relation to the value of its fixed assets, as well as the city of Augustinópolis in 2018, which showed only 0.17% of accumulated depreciation on the value of its fixed assets, likewise the city hall of Axixá do Tocantins, which in 2019 showed 0.01% of depreciation in relation to the value of the equity result.Este estudio tuvo el objetivo general de demostrar si los municipios del Estado de Tocantins están presentando depreciación en sus balances y notas explicativas. La población está compuesta por todos los municipios del Estado de Tocantins, siendo la muestra compuesta por 39 municipios con mayor inversión promedio en activo no corriente en relación al activo total para los años 2017, 2018 y 2019. La recolección de datos se realizó en el sitio web del Tribunal de Cuentas del Estado de Tocantins (TCE-TO) en relación con las informaciones sobre el Balance, Estado de Cambios Patrimoniales y Notas Explicativas. Los análisis se realizaron utilizando el método cuantitativo. Como resultado del estudio, se observa en términos generales que los municipios del Estado de Tocantins no cumplieron exactamente las reglas de depreciación referentes al NBC TSP 07 en el período analizado. Así lo demostró la alcaldía de Guaraí en 2017, mostrando 0,18% de depreciación acumulada en relación al valor de sus activos fijos, así como la alcaldía de Augustinópolis en 2018, que presentó apenas 0,17% de depreciación acumulada sobre el valor de sus activos fijos. sus activos fijos, así como la alcaldía de Axixá do Tocantins, que en 2019 presentó 0,01% de depreciación con relación al valor del resultado patrimonial.Research, Society and Development2023-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3971310.33448/rsd-v12i1.39713Research, Society and Development; Vol. 12 No. 1; e11012139713Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 1; e11012139713Research, Society and Development; v. 12 n. 1; e110121397132525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39713/32437Copyright (c) 2023 Guilherme Moraes da Silva; Valdenês Pacheco Barbosahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Guilherme Moraes da Barbosa, Valdenês Pacheco2023-01-13T10:30:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39713Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-01-13T10:30:42Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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