“... mexer em mais funções sem ter necessidade de mais cursos...”: uma transformação fundamental na relação designer-usuário tradicional no uso do Moodle no ensino profissionalizante
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41572 |
Resumo: | A ideia de projetistas trabalhando com seus monitores de forma isolada e desconectada do contexto e da situação é hoje uma obsolescência. No entanto, o paradigma ainda vigente para projetos caduca na perspectiva da mera observação de monitores isolados no espaço, no tempo e no oceano de informações em que convivemos. Os projetos estão presentes em diversos ramos da vida moderna, interagindo com diferentes perfis profissionais. No entanto, parecem se concentrar em uma perspectiva algorítmica e, em grande parte, ignoram a melhor maneira de apoiar o ser humano no curso da ação. Encontra-se pouca evidência de que pesquisadores que desenvolvam tais (re) concepções, ou componentes específicos dos mesmos, adotem uma abordagem participativa para projetar sistemas de ensino remoto. Assim, este artigo objetiva analisar os fatores humanos e organizacionais que possam influir na relação entre o usuário/professores e o projeto, concebendo sistemas capazes de integrar a experiência do homem no funcionamento do sistema. Os resultados apresentaram a necessidade da adaptação das plataformas aos usuários, observando seus apontamentos sobre o visual, ícones, dentre outros fatos cotidianos, e as características de cada grupo de pessoas que fazem uso do Moodle e MConf. |
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“... mexer em mais funções sem ter necessidade de mais cursos...”: uma transformação fundamental na relação designer-usuário tradicional no uso do Moodle no ensino profissionalizante“... running in more functions without the need for more courses...”: a fundamental transformation in the traditional designer-user relationship in the use of Moodle in vocational education“... funcionando en más funciones sin necesidad de más cursos ...”: una transformación fundamental en la relación tradicional diseñador-usuario en el uso de Moodle en la educación vocacionalProjeto participativoConcepçãoAtividade futuraCurso da açãoProjeto.Proyecto participativoConcepciónActividad futuraCurso de acciónProyecto. Participatory projectConceptionFuture activityCourse of actionProject.A ideia de projetistas trabalhando com seus monitores de forma isolada e desconectada do contexto e da situação é hoje uma obsolescência. No entanto, o paradigma ainda vigente para projetos caduca na perspectiva da mera observação de monitores isolados no espaço, no tempo e no oceano de informações em que convivemos. Os projetos estão presentes em diversos ramos da vida moderna, interagindo com diferentes perfis profissionais. No entanto, parecem se concentrar em uma perspectiva algorítmica e, em grande parte, ignoram a melhor maneira de apoiar o ser humano no curso da ação. Encontra-se pouca evidência de que pesquisadores que desenvolvam tais (re) concepções, ou componentes específicos dos mesmos, adotem uma abordagem participativa para projetar sistemas de ensino remoto. Assim, este artigo objetiva analisar os fatores humanos e organizacionais que possam influir na relação entre o usuário/professores e o projeto, concebendo sistemas capazes de integrar a experiência do homem no funcionamento do sistema. Os resultados apresentaram a necessidade da adaptação das plataformas aos usuários, observando seus apontamentos sobre o visual, ícones, dentre outros fatos cotidianos, e as características de cada grupo de pessoas que fazem uso do Moodle e MConf.The idea of designers working with their monitors in isolation and disconnected from the context and situation is now an obsolescence. However, the paradigm still in force for projects expires in the perspective of the mere observation of monitors isolated in space, time and in the ocean of information in which we live. The projects are present in different areas of modern life, interacting with different professional profiles. However, they seem to focus on an algorithmic perspective and largely ignore the best way to support the human being in the course of action. There is little evidence that researchers who develop such (re)conceptions, or specific components of them, take a participatory approach to designing remote learning systems. Thus, this article aims to analyze the human and organizational factors that may influence the relationship between the user/teachers and the project, designing systems capable of integrating human experience into the system's functioning. The results showed the need to adapt the platforms to users, observing their notes on the look, icons, among other everyday facts, and the characteristics of each group of people who use Moodle and MConf.La idea de que los diseñadores trabajen con sus monitores de forma aislada y desconectados del contexto y la situación ha quedado obsoleta. Sin embargo, el paradigma aún vigente para los proyectos caduca en la perspectiva de la mera observación de monitores aislados en el espacio, el tiempo y en el océano de información en el que vivimos. Los proyectos están presentes en diferentes ámbitos de la vida moderna, interactuando con diferentes perfiles profesionales. Sin embargo, parecen centrarse en una perspectiva algorítmica e ignoran en gran medida la mejor manera de apoyar al ser humano en el curso de la acción. Hay poca evidencia de que los investigadores que desarrollan tales (re) concepciones, o componentes específicos de ellas, adopten un enfoque participativo para diseñar sistemas de aprendizaje remoto. Así, este artículo tiene como objetivo analizar los factores humanos y organizativos que pueden influir en la relación entre el usuario / docente y el proyecto, diseñando sistemas capaces de integrar la experiencia humana en el funcionamiento del sistema. Los resultados mostraron la necesidad de adecuar las plataformas a los usuarios, observando sus notas en la apariencia, iconos, entre otros hechos cotidianos, y las características de cada grupo de personas que utilizan Moodle y MConf.Research, Society and Development2023-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4157210.33448/rsd-v12i5.41572Research, Society and Development; Vol. 12 No. 5; e12912541572Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 5; e12912541572Research, Society and Development; v. 12 n. 5; e129125415722525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41572/33769Copyright (c) 2023 Guilherme Fernando Soares de Araújohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Guilherme Fernando Soares de 2023-05-30T13:24:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41572Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-05-30T13:24:21Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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“... mexer em mais funções sem ter necessidade de mais cursos...”: uma transformação fundamental na relação designer-usuário tradicional no uso do Moodle no ensino profissionalizante Araújo, Guilherme Fernando Soares de Projeto participativo Concepção Atividade futura Curso da ação Projeto. Proyecto participativo Concepción Actividad futura Curso de acción Proyecto. Participatory project Conception Future activity Course of action Project. |
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