Percepções de estudantes de Fonoaudiologia de uma Universidade privada sobre a ocorrência de violência universitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Ana Beatriz Pinto de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Soares, Fabiane da Silva, Panúncio-Pinto, Maria Paula, Alpes, Matheus Francoy
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43954
Resumo: Objetivo: Investigar a percepção de graduandos de um curso de Fonoaudiologia de uma Universidade privada do Estado de São Paulo sobre a ocorrência de violência universitária. Metodologia: Participaram 51 estudantes que responderam a uma escala estruturada e validada com 22 afirmativas sobre diferentes situações de violência no ambiente universitário com uma Escala Likert de 4 pontos (1 – nunca; 2 – raramente; 3- às vezes; e 4 – sempre). Os resultados foram analisados, adotando medidas de frequência simples (porcentagem simples) para a identificação das categorias de respostas. Resultados: Foram identificados diferentes tipos de ocorrência de violência na relação estudante-estudante e estudante-professor, principalmente envolvendo questões de machismo e desempenho acadêmico. Conclusão: A partir das percepções dos estudantes, foi possível observar que os participantes reconhecem a presença de violência no ambiente universitário. Este estudo pode subsidiar o diagnóstico local acerca de situações como estas e direcionar a fundamentação de medidas de prevenção e orientação acerca nesta temática.
id UNIFEI_54b33b8a166920c47c83e9cfe3fa9236
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43954
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Percepções de estudantes de Fonoaudiologia de uma Universidade privada sobre a ocorrência de violência universitáriaSpeech therapy students’ perceptions from a private University on the occurrence of university violencePercepciones de estudiantes de Logopedia de una Universidad privada sobre la ocurrencia de violencia universitaria ViolenciaBullyingEstudiantesUniversidadesLogopedia.ViolenceBullyingStudentsUniversitiesSpeech, LanguageHearing Sciences.ViolênciaBullyingEstudantesUniversidadesFonoaudiologia.Objetivo: Investigar a percepção de graduandos de um curso de Fonoaudiologia de uma Universidade privada do Estado de São Paulo sobre a ocorrência de violência universitária. Metodologia: Participaram 51 estudantes que responderam a uma escala estruturada e validada com 22 afirmativas sobre diferentes situações de violência no ambiente universitário com uma Escala Likert de 4 pontos (1 – nunca; 2 – raramente; 3- às vezes; e 4 – sempre). Os resultados foram analisados, adotando medidas de frequência simples (porcentagem simples) para a identificação das categorias de respostas. Resultados: Foram identificados diferentes tipos de ocorrência de violência na relação estudante-estudante e estudante-professor, principalmente envolvendo questões de machismo e desempenho acadêmico. Conclusão: A partir das percepções dos estudantes, foi possível observar que os participantes reconhecem a presença de violência no ambiente universitário. Este estudo pode subsidiar o diagnóstico local acerca de situações como estas e direcionar a fundamentação de medidas de prevenção e orientação acerca nesta temática.Objective: To investigate the perception of graduates of a Speech Therapy course at a private University in the State of São Paulo regarding the occurrence of university violence. Methodology: 51 students participated and responded to a structured and validated scale with 22 statements about different situations of violence in the university environment with a 4-point Likert Scale (1 – never; 2 – rarely; 3 – sometimes; and 4 – always). The results were analyzed, adopting simple frequency measures (simple percentage) to identify the response categories. Results: Different types of violence were identified in the student-student and student-teacher relationships, mainly involving issues of machismo and academic performance. Conclusion: Based on the students' perceptions, it was possible to observe that the participants recognize the presence of violence in the university environment. This study can support the local diagnosis of situations like these and direct the foundation of prevention measures and guidance on this topic.Objetivo: Investigar la percepción de los graduados de la carrera de Logopedia de una universidad privada del Estado de São Paulo sobre la ocurrencia de violencia universitaria. Metodología: Participaron 51 estudiantes que respondieron a una escala estructurada y validada con 22 afirmaciones sobre diferentes situaciones de violencia en el ámbito universitario con una Escala Likert de 4 puntos (1 – nunca; 2 – rara vez; 3 – a veces; y 4 – siempre). Los resultados fueron analizados adoptando medidas de frecuencia simples (porcentaje simple) para identificar las categorías de respuesta. Resultados: Se identificaron diferentes tipos de violencia en las relaciones estudiante-alumno y estudiante-docente, involucrando principalmente cuestiones de machismo y rendimiento académico. Conclusión: A partir de las percepciones de los estudiantes, se pudo observar que los participantes reconocen la presencia de violencia en el ambiente universitario. Este estudio puede apoyar el diagnóstico local de situaciones como estas y orientar la base de medidas de prevención y orientación sobre este tema.Research, Society and Development2023-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4395410.33448/rsd-v12i12.43954Research, Society and Development; Vol. 12 No. 12; e38121243954Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 12; e38121243954Research, Society and Development; v. 12 n. 12; e381212439542525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43954/35267Copyright (c) 2023 Ana Beatriz Pinto de Carvalho; Fabiane da Silva Soares; Maria Paula Panúncio-Pinto; Matheus Francoy Alpeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Ana Beatriz Pinto de Soares, Fabiane da Silva Panúncio-Pinto, Maria PaulaAlpes, Matheus Francoy 2023-11-24T09:58:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43954Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-11-24T09:58:06Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções de estudantes de Fonoaudiologia de uma Universidade privada sobre a ocorrência de violência universitária
Speech therapy students’ perceptions from a private University on the occurrence of university violence
Percepciones de estudiantes de Logopedia de una Universidad privada sobre la ocurrencia de violencia universitaria
title Percepções de estudantes de Fonoaudiologia de uma Universidade privada sobre a ocorrência de violência universitária
spellingShingle Percepções de estudantes de Fonoaudiologia de uma Universidade privada sobre a ocorrência de violência universitária
Carvalho, Ana Beatriz Pinto de
Violencia
Bullying
Estudiantes
Universidades
Logopedia.
Violence
Bullying
Students
Universities
Speech, Language
Hearing Sciences.
Violência
Bullying
Estudantes
Universidades
Fonoaudiologia.
title_short Percepções de estudantes de Fonoaudiologia de uma Universidade privada sobre a ocorrência de violência universitária
title_full Percepções de estudantes de Fonoaudiologia de uma Universidade privada sobre a ocorrência de violência universitária
title_fullStr Percepções de estudantes de Fonoaudiologia de uma Universidade privada sobre a ocorrência de violência universitária
title_full_unstemmed Percepções de estudantes de Fonoaudiologia de uma Universidade privada sobre a ocorrência de violência universitária
title_sort Percepções de estudantes de Fonoaudiologia de uma Universidade privada sobre a ocorrência de violência universitária
author Carvalho, Ana Beatriz Pinto de
author_facet Carvalho, Ana Beatriz Pinto de
Soares, Fabiane da Silva
Panúncio-Pinto, Maria Paula
Alpes, Matheus Francoy
author_role author
author2 Soares, Fabiane da Silva
Panúncio-Pinto, Maria Paula
Alpes, Matheus Francoy
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Ana Beatriz Pinto de
Soares, Fabiane da Silva
Panúncio-Pinto, Maria Paula
Alpes, Matheus Francoy
dc.subject.por.fl_str_mv Violencia
Bullying
Estudiantes
Universidades
Logopedia.
Violence
Bullying
Students
Universities
Speech, Language
Hearing Sciences.
Violência
Bullying
Estudantes
Universidades
Fonoaudiologia.
topic Violencia
Bullying
Estudiantes
Universidades
Logopedia.
Violence
Bullying
Students
Universities
Speech, Language
Hearing Sciences.
Violência
Bullying
Estudantes
Universidades
Fonoaudiologia.
description Objetivo: Investigar a percepção de graduandos de um curso de Fonoaudiologia de uma Universidade privada do Estado de São Paulo sobre a ocorrência de violência universitária. Metodologia: Participaram 51 estudantes que responderam a uma escala estruturada e validada com 22 afirmativas sobre diferentes situações de violência no ambiente universitário com uma Escala Likert de 4 pontos (1 – nunca; 2 – raramente; 3- às vezes; e 4 – sempre). Os resultados foram analisados, adotando medidas de frequência simples (porcentagem simples) para a identificação das categorias de respostas. Resultados: Foram identificados diferentes tipos de ocorrência de violência na relação estudante-estudante e estudante-professor, principalmente envolvendo questões de machismo e desempenho acadêmico. Conclusão: A partir das percepções dos estudantes, foi possível observar que os participantes reconhecem a presença de violência no ambiente universitário. Este estudo pode subsidiar o diagnóstico local acerca de situações como estas e direcionar a fundamentação de medidas de prevenção e orientação acerca nesta temática.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43954
10.33448/rsd-v12i12.43954
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43954
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i12.43954
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43954/35267
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 12; e38121243954
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 12; e38121243954
Research, Society and Development; v. 12 n. 12; e38121243954
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052633736806400