Arboviroses no Ensino de Ciências da Natureza: uma análise do livro didático de escolas públicas de ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36994 |
Resumo: | O uso do livro didático no Ensino de Ciências Naturais é um recurso de grande relevância, tendo em vista a abstração de muitos conceitos e fenômenos científicos, todavia o ensino pautado na apresentação de termos técnicos e descrição de fenômenos muitas vezes desestimula os alunos em seus processos de aprendizagem. As arboviroses, infecções virais transmitidas por vírus, são problemas de saúde pública no Brasil, sendo objeto de conhecimento nas matrizes curriculares. Deste modo, este trabalho tem por objetivo analisar o ensino das arboviroses à luz do livro didático, em escolas públicas de Ensino Médio. Para essa pesquisa foi realizada a análise de dois livros didáticos aprovados no PNLD 2016-2019, utilizados nas cidades cearenses de Acopiara e Jucás. A pesquisa de abordagem qualitativas foi desenvolvida em dois grandes frentes: análise do livro didático e análise das práticas pedagógicas dos docentes. A abordagem da temática “arboviroses” foi desenvolvida a partir de três eixos principais: conteúdo teórico, recursos visuais e recursos complementares. Doze docentes, que atuam em cinco escolas públicas, como professores de Biologia do Ensino Médio, participaram da pesquisa. A análise dos livros mostrou que há divergência no modo como o conteúdo de arboviroses é abordado, embora ambos os livros careçam de ilustrações, detalhamento maior das infecções, medidas preventivas como foco na educação em saúde e na investigação científica, sendo a alfabetização científica um dos pontos de análise deste estudo. Na prática pedagógica é comum os professores buscarem complementar as carências que se encontram nos livros didáticos. Em geral, os livros, muito focados nos conteúdos, acabam por não estarem conectados à realidade dos educandos, exigindo que o docente procure em outras fontes tal associação. |
id |
UNIFEI_5a30dd5fa36d95f52c6f18597d951f4f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36994 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Arboviroses no Ensino de Ciências da Natureza: uma análise do livro didático de escolas públicas de ensino médioArboviruses in the Teaching of Natural Sciences: an analysis of the textbook of public high schoolsArbovirus en la Enseñanza de las Ciencias Naturales: un análisis del libro de texto de las escuelas secundarias públicasAlfabetização científicaEducação em SaúdeEnsino de BiologiaPNLD.Alfabetización científicaEducación para la saludEnseñanza de la BiologíaPNLD.Scientific literacyHealth educationBiology TeachingPNLD.O uso do livro didático no Ensino de Ciências Naturais é um recurso de grande relevância, tendo em vista a abstração de muitos conceitos e fenômenos científicos, todavia o ensino pautado na apresentação de termos técnicos e descrição de fenômenos muitas vezes desestimula os alunos em seus processos de aprendizagem. As arboviroses, infecções virais transmitidas por vírus, são problemas de saúde pública no Brasil, sendo objeto de conhecimento nas matrizes curriculares. Deste modo, este trabalho tem por objetivo analisar o ensino das arboviroses à luz do livro didático, em escolas públicas de Ensino Médio. Para essa pesquisa foi realizada a análise de dois livros didáticos aprovados no PNLD 2016-2019, utilizados nas cidades cearenses de Acopiara e Jucás. A pesquisa de abordagem qualitativas foi desenvolvida em dois grandes frentes: análise do livro didático e análise das práticas pedagógicas dos docentes. A abordagem da temática “arboviroses” foi desenvolvida a partir de três eixos principais: conteúdo teórico, recursos visuais e recursos complementares. Doze docentes, que atuam em cinco escolas públicas, como professores de Biologia do Ensino Médio, participaram da pesquisa. A análise dos livros mostrou que há divergência no modo como o conteúdo de arboviroses é abordado, embora ambos os livros careçam de ilustrações, detalhamento maior das infecções, medidas preventivas como foco na educação em saúde e na investigação científica, sendo a alfabetização científica um dos pontos de análise deste estudo. Na prática pedagógica é comum os professores buscarem complementar as carências que se encontram nos livros didáticos. Em geral, os livros, muito focados nos conteúdos, acabam por não estarem conectados à realidade dos educandos, exigindo que o docente procure em outras fontes tal associação.The use of textbooks in the Teaching of Natural Sciences is a resource of great relevance, in view of the abstraction of many concepts and scientific phenomena. However, teaching based on the presentation of technical terms and description of phenomena often discourages students in their processes of learning. Arboviruses, viral infections transmitted by viruses, are public health problems in Brazil, being the object of knowledge in curricular matrices. Thus, this work aims to analyze the teaching of arboviruses in the light of the textbook, in public high schools. For this research, the analysis of two textbooks approved in the PNLD 2016-2019, used in the Ceará cities of Acopiara and Jucás, was carried out. The research with a qualitative approach was developed on two main fronts: analysis of the textbook and analysis of the teachers' pedagogical practices. The approach to the theme “arboviruses” was developed based on three main axes: theoretical content, visual resources and complementary resources. Twelve teachers, who work in five public schools, as High School Biology teachers, participated in the research. The analysis of the books showed that there is a divergence in the way the content of arboviruses is approached, although both books lack illustrations, greater detailing of infections, preventive measures with a focus on health education and scientific research, with scientific literacy being one of the analysis points of this study. In pedagogical practice, it is common for teachers to seek to complement the deficiencies found in textbooks. In general, books, very focused on content, end up not being connected to the reality of the students, requiring the teacher to look for such association in other sources.El uso de los libros de texto en la Enseñanza de las Ciencias Naturales es un recurso de gran relevancia, en vista de la abstracción de muchos conceptos y fenómenos científicos, sin embargo, la enseñanza basada en la presentación de términos técnicos y descripción de fenómenos muchas veces desalienta a los estudiantes en sus procesos de aprendizaje. Los arbovirus, infecciones virales transmitidas por virus, son problemas de salud pública en Brasil, siendo objeto de conocimiento en matrices curriculares. Así, este trabajo tiene como objetivo analizar la enseñanza de los arbovirus a la luz del libro de texto, en las escuelas secundarias públicas. Para esta investigación, se realizó el análisis de dos libros de texto aprobados en el PNLD 2016-2019, utilizados en las ciudades cearenses de Acopiara y Jucás. La investigación con enfoque cualitativo se desarrolló en dos frentes principales: análisis del libro de texto y análisis de las prácticas pedagógicas de los docentes. El abordaje del tema “arbovirus” se desarrolló a partir de tres ejes principales: contenido teórico, recursos visuales y recursos complementarios. Doce profesores, que actúan en cinco escuelas públicas, como profesores de Biología de Enseñanza Media, participaron de la investigación. El análisis de los libros mostró que existe una divergencia en la forma de abordar el contenido de los arbovirus, aunque ambos libros carecen de ilustraciones, mayor detalle de infecciones, medidas preventivas con un enfoque de educación en salud e investigación científica, siendo la alfabetización científica uno de los puntos de análisis de este estudio. En la práctica pedagógica, es común que los docentes busquen complementar las deficiencias encontradas en los libros de texto. En general, los libros, muy centrados en el contenido, acaban por no estar conectados con la realidad de los alumnos, obligando al docente a buscar dicha asociación en otras fuentes.Research, Society and Development2022-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3699410.33448/rsd-v11i15.36994Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e452111536994Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e452111536994Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e4521115369942525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36994/31182Copyright (c) 2022 Amanda Pereira de Lima; Antonio Carlos Nogueira Sobrinho; Môngolla Keyla Freitas de Abreu; Soraya Marques Ribeiro; Ana Michele da Silva Cavalcanti de Menezeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Amanda Pereira de Sobrinho, Antonio Carlos NogueiraAbreu, Môngolla Keyla Freitas de Ribeiro, Soraya Marques Menezes, Ana Michele da Silva Cavalcanti de 2022-11-27T19:56:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36994Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:20.323812Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Arboviroses no Ensino de Ciências da Natureza: uma análise do livro didático de escolas públicas de ensino médio Arboviruses in the Teaching of Natural Sciences: an analysis of the textbook of public high schools Arbovirus en la Enseñanza de las Ciencias Naturales: un análisis del libro de texto de las escuelas secundarias públicas |
title |
Arboviroses no Ensino de Ciências da Natureza: uma análise do livro didático de escolas públicas de ensino médio |
spellingShingle |
Arboviroses no Ensino de Ciências da Natureza: uma análise do livro didático de escolas públicas de ensino médio Lima, Amanda Pereira de Alfabetização científica Educação em Saúde Ensino de Biologia PNLD. Alfabetización científica Educación para la salud Enseñanza de la Biología PNLD. Scientific literacy Health education Biology Teaching PNLD. |
title_short |
Arboviroses no Ensino de Ciências da Natureza: uma análise do livro didático de escolas públicas de ensino médio |
title_full |
Arboviroses no Ensino de Ciências da Natureza: uma análise do livro didático de escolas públicas de ensino médio |
title_fullStr |
Arboviroses no Ensino de Ciências da Natureza: uma análise do livro didático de escolas públicas de ensino médio |
title_full_unstemmed |
Arboviroses no Ensino de Ciências da Natureza: uma análise do livro didático de escolas públicas de ensino médio |
title_sort |
Arboviroses no Ensino de Ciências da Natureza: uma análise do livro didático de escolas públicas de ensino médio |
author |
Lima, Amanda Pereira de |
author_facet |
Lima, Amanda Pereira de Sobrinho, Antonio Carlos Nogueira Abreu, Môngolla Keyla Freitas de Ribeiro, Soraya Marques Menezes, Ana Michele da Silva Cavalcanti de |
author_role |
author |
author2 |
Sobrinho, Antonio Carlos Nogueira Abreu, Môngolla Keyla Freitas de Ribeiro, Soraya Marques Menezes, Ana Michele da Silva Cavalcanti de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Amanda Pereira de Sobrinho, Antonio Carlos Nogueira Abreu, Môngolla Keyla Freitas de Ribeiro, Soraya Marques Menezes, Ana Michele da Silva Cavalcanti de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização científica Educação em Saúde Ensino de Biologia PNLD. Alfabetización científica Educación para la salud Enseñanza de la Biología PNLD. Scientific literacy Health education Biology Teaching PNLD. |
topic |
Alfabetização científica Educação em Saúde Ensino de Biologia PNLD. Alfabetización científica Educación para la salud Enseñanza de la Biología PNLD. Scientific literacy Health education Biology Teaching PNLD. |
description |
O uso do livro didático no Ensino de Ciências Naturais é um recurso de grande relevância, tendo em vista a abstração de muitos conceitos e fenômenos científicos, todavia o ensino pautado na apresentação de termos técnicos e descrição de fenômenos muitas vezes desestimula os alunos em seus processos de aprendizagem. As arboviroses, infecções virais transmitidas por vírus, são problemas de saúde pública no Brasil, sendo objeto de conhecimento nas matrizes curriculares. Deste modo, este trabalho tem por objetivo analisar o ensino das arboviroses à luz do livro didático, em escolas públicas de Ensino Médio. Para essa pesquisa foi realizada a análise de dois livros didáticos aprovados no PNLD 2016-2019, utilizados nas cidades cearenses de Acopiara e Jucás. A pesquisa de abordagem qualitativas foi desenvolvida em dois grandes frentes: análise do livro didático e análise das práticas pedagógicas dos docentes. A abordagem da temática “arboviroses” foi desenvolvida a partir de três eixos principais: conteúdo teórico, recursos visuais e recursos complementares. Doze docentes, que atuam em cinco escolas públicas, como professores de Biologia do Ensino Médio, participaram da pesquisa. A análise dos livros mostrou que há divergência no modo como o conteúdo de arboviroses é abordado, embora ambos os livros careçam de ilustrações, detalhamento maior das infecções, medidas preventivas como foco na educação em saúde e na investigação científica, sendo a alfabetização científica um dos pontos de análise deste estudo. Na prática pedagógica é comum os professores buscarem complementar as carências que se encontram nos livros didáticos. Em geral, os livros, muito focados nos conteúdos, acabam por não estarem conectados à realidade dos educandos, exigindo que o docente procure em outras fontes tal associação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36994 10.33448/rsd-v11i15.36994 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36994 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v11i15.36994 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36994/31182 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e452111536994 Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e452111536994 Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e452111536994 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052728089772032 |