Impactos do letramento funcional em saúde de idosos com a adesão medicamentosa: revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves, Juliana Feitosa
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Antônia Fernanda Lopes da, Terto, Renata de Sousa, Freitas, Antonia Jaine Sousa de, Nascimento , Thaynara Mota da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39632
Resumo: Objetivo: Avaliar na literatura científica a relação entre o Letramento Funcional em Saúde de idosos com a adesão medicamentosa. Método: revisão integrativa da literatura, com busca nas bases de dados on-line: Scientifi c Electronic Library Online (SCIELO); Biblioteca Virtual em Saúde (BVS); Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS); Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE); e Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature (CINAHL), entre os meses de agosto de 2021 a abril de 2022. Foram selecionados 10 artigos que obedeceram aos critérios de inclusão. Resultados: O Letramento Funcional em Saúde inadequado exercer uma contribuição significativa a não adesão medicamentosa, todavia há estratégias e intervenções que podem ser utilizadas para que aconteça a adaptação de cuidados conforme a necessidade e recursos de cada indivíduo e reverter assim essa relação. Conclusão: Conhecer o nível do LFS em que o paciente se encontra é fundamental para saber as estratégias certas a serem utilizadas e afim de despertar no mesmo uma melhor visão das suas condições clínicas e fazer a terapia de maneira correta.
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spelling Impactos do letramento funcional em saúde de idosos com a adesão medicamentosa: revisão integrativaImpacts of functional literacy on the health of the elderly with medication adherence: integrative reviewImpactos de la alfabetización funcional en la salud del anciano con adherencia a medicamentos: revisión integrativaAdesão medicamentosaLetramento funcional em saúdePopulação idosa.Adherencia a la medicaciónAlfabetización funcional en saludPoblacion vieja.Medication adherenceFunctional health literacyElderly population.Objetivo: Avaliar na literatura científica a relação entre o Letramento Funcional em Saúde de idosos com a adesão medicamentosa. Método: revisão integrativa da literatura, com busca nas bases de dados on-line: Scientifi c Electronic Library Online (SCIELO); Biblioteca Virtual em Saúde (BVS); Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS); Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE); e Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature (CINAHL), entre os meses de agosto de 2021 a abril de 2022. Foram selecionados 10 artigos que obedeceram aos critérios de inclusão. Resultados: O Letramento Funcional em Saúde inadequado exercer uma contribuição significativa a não adesão medicamentosa, todavia há estratégias e intervenções que podem ser utilizadas para que aconteça a adaptação de cuidados conforme a necessidade e recursos de cada indivíduo e reverter assim essa relação. Conclusão: Conhecer o nível do LFS em que o paciente se encontra é fundamental para saber as estratégias certas a serem utilizadas e afim de despertar no mesmo uma melhor visão das suas condições clínicas e fazer a terapia de maneira correta.Objective: To evaluate in the scientific literature the relationship between Functional Health Literacy in the elderly and medication adherence. Method: integrative literature review, with search in online databases: Scientific Electronic Library Online (SCIELO); Virtual Health Library (VHL); Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences (LILACS); Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE); and Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature (CINAHL), between August 2021 and April 2022. Ten articles that met the inclusion criteria were selected. Results: Inadequate Functional Health Literacy makes a significant contribution to non-adherence to medication, however there are strategies and interventions that can be used to adapt care according to the needs and resources of each individual and thus reverse this relationship. Conclusion: Knowing the level of FHL in which the patient is is fundamental to know the right strategies to be used and in order to awaken in him a better vision of his clinical conditions and to do the therapy correctly.Objetivo: Evaluar en la literatura científica la relación entre la Alfabetización Funcional en Salud del anciano y la adherencia a la medicación. Método: revisión integrativa de la literatura, con búsqueda en bases de datos en línea: Scientific Electronic Library Online (SCIELO); Biblioteca Virtual en Salud (BVS); Literatura Latinoamericana y del Caribe en Ciencias de la Salud (LILACS); Sistema de recuperación y análisis de literatura médica en línea (MEDLINE); y Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature (CINAHL), entre agosto de 2021 y abril de 2022. Se seleccionaron diez artículos que cumplieron con los criterios de inclusión. Resultados: La Alfabetización Funcional en Salud inadecuada contribuye significativamente a la no adherencia a la medicación, sin embargo existen estrategias e intervenciones que pueden ser utilizadas para adaptar la atención de acuerdo a las necesidades y recursos de cada individuo y así revertir esta relación. Conclusión: Conocer el nivel de FHL en el que se encuentra el paciente es fundamental para conocer las estrategias adecuadas a utilizar y despertar en él una mejor visión de sus condiciones clínicas y realizar correctamente la terapia.Research, Society and Development2023-01-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3963210.33448/rsd-v12i1.39632Research, Society and Development; Vol. 12 No. 1; e18812139632Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 1; e18812139632Research, Society and Development; v. 12 n. 1; e188121396322525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39632/32515Copyright (c) 2023 Juliana Feitosa Chaves; Antônia Fernanda Lopes da Silva; Renata de Sousa Terto; Antonia Jaine Sousa de Freitas; Thaynara Mota da Silva Nascimento https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessChaves, Juliana Feitosa Silva, Antônia Fernanda Lopes da Terto, Renata de Sousa Freitas, Antonia Jaine Sousa de Nascimento , Thaynara Mota da Silva 2023-01-13T10:30:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39632Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-01-13T10:30:42Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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