Percepções de docentes de uma escola de campo quanto ao uso de Metodologias Ativas: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Centena, Eleonora Leguiçamo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Nunes, Ana Maria Altamirando, Alves, Suelen de Prá, Souza, Angela Maria Molinari de, Melo, Vanessa de Almeida Ferreira Larruscaim, Müller, Michele Borba, Oliveira, Juan Carlos Barrientos de, Alegre, Luciele Bonorino Licker Poetini, Borba, Paula Roberta dos Santos, Rodrigues, Maristela Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36319
Resumo: Diante do avanço das ciências, da tecnologia e da sociedade, a educação acompanha uma série de mudanças e, com isso, vai necessitando do incremento de novas práticas pedagógicas que estruturam as metodologias de ensino, entretanto, à medida que o ensino evolui, a construção aprendizagem também é alterada. Este trabalho teve por objetivo refletir sobre a percepção de docentes da Educação Básica de uma escola de campo quanto às Metodologias Ativas. O estudo é de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, sua estrutura adquire um caráter sistemático e reflexivo, pois o ‘caso’ está inserido em um fenômeno contemporâneo, avaliado em determinado contexto. Os resultados inferem que os professores conhecem os fundamentos didático-pedagógicos das Metodologias Ativas, bem como, utilizam tais métodos para mediar suas aulas na Educação Básica, culminando em excelentes rendimentos na construção da aprendizagem dos estudantes. Os professores associam as Metodologias Ativas como alvo da aprendizagem significativa, e em seus discursos encontra-se um lócus rico em potencialidades desenvolvidas pelo método, tais como: autonomia, engajamento, participação, colaboração e trabalho em equipe. As conclusões retomam a importância do método para os processos de ensino e aprendizagem e reforçam a necessidade de propagar a formação continuada para o uso de Metodologias Ativas na Educação Básica.
id UNIFEI_650b374c57b2a881bc971f29bd0f1166
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36319
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Percepções de docentes de uma escola de campo quanto ao uso de Metodologias Ativas: um estudo de casoPerceptions of teachers from a field school about the use of Active Methodologies: a case Percepciones de docentes de una escuela de campo sobre el uso de Metodologías Activas: un estudio de casoPráticas PedagógicasMetodologias de EnsinoAprendizagem significativa.Prácticas PedagógicasMetodologías de EnseñanzaAprendizaje significativo.Pedagogical PracticesTeaching MethodologiesMeaningful learning.Diante do avanço das ciências, da tecnologia e da sociedade, a educação acompanha uma série de mudanças e, com isso, vai necessitando do incremento de novas práticas pedagógicas que estruturam as metodologias de ensino, entretanto, à medida que o ensino evolui, a construção aprendizagem também é alterada. Este trabalho teve por objetivo refletir sobre a percepção de docentes da Educação Básica de uma escola de campo quanto às Metodologias Ativas. O estudo é de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, sua estrutura adquire um caráter sistemático e reflexivo, pois o ‘caso’ está inserido em um fenômeno contemporâneo, avaliado em determinado contexto. Os resultados inferem que os professores conhecem os fundamentos didático-pedagógicos das Metodologias Ativas, bem como, utilizam tais métodos para mediar suas aulas na Educação Básica, culminando em excelentes rendimentos na construção da aprendizagem dos estudantes. Os professores associam as Metodologias Ativas como alvo da aprendizagem significativa, e em seus discursos encontra-se um lócus rico em potencialidades desenvolvidas pelo método, tais como: autonomia, engajamento, participação, colaboração e trabalho em equipe. As conclusões retomam a importância do método para os processos de ensino e aprendizagem e reforçam a necessidade de propagar a formação continuada para o uso de Metodologias Ativas na Educação Básica.In view of the advancement of science, technology and society, education follows a series of changes and, with this, it is necessary to increase pedagogical practices that structure teaching methodologies, however, as teaching evolves, the learning construction also changes. This study aimed to reflect on the perception of Basic Education teachers in a field school regarding Active Methodologies. The study is of a qualitative nature, of the case study type, its structure acquires a systematic and reflexive character, since the 'case' is inserted in a contemporary phenomenon, evaluated in a certain context. The results infer that teachers know the didactic-pedagogical foundations of Active Methodologies, as well as use such methods to mediate their classes in Basic Education, culminating in excellent yields in the construction of student learning. Teachers associate Active Methodologies as a target for meaningful learning, and in their discourses there is a locus rich in potentialities developed by the method, such as: autonomy, engagement, participation, collaboration and teamwork. The conclusions resume the importance of the method for the teaching and learning processes and reinforce the need to propagate continuing education for the use of Active Methodologies in Basic Education.Ante el avance de la ciencia, la tecnología y la sociedad, la educación sigue una serie de cambios y, con ello, es necesario aumentar de nuevas prácticas pedagógicas que estructuran las metodologías de enseñanza, sin embargo, a medida que evoluciona la enseñanza, también cambia la construcción del aprendizaje. Este estudio tuvo como objetivo reflexionar sobre la percepción de los profesores de Educación Básica en una escuela de campo con respecto a las Metodologías Activas. El estudio es de carácter cualitativo, del tipo estudio de caso, su estructura adquiere un carácter sistemático y reflexivo, ya que el 'caso' se inserta en un fenómeno contemporáneo, evaluado en un contexto determinado. Los resultados infieren que los docentes conocen los fundamentos didáctico-pedagógicos de las Metodologías Activas, así como utilizan tales métodos para mediar sus clases en la Educación Básica, culminando en excelentes rendimientos en la construcción de los aprendizajes de los estudiantes. Los docentes asocian las Metodologías Activas como un objetivo para el aprendizaje significativo, y en sus discursos hay un locus rico en potencialidades desarrolladas por el método, tales como: autonomía, compromiso, participación, colaboración y trabajo en equipo. Las conclusiones retoman la importancia del método para los procesos de enseñanza y aprendizaje y refuerzan la necesidad de difundir la educación permanente para el uso de Metodologías Activas en la Educación Básica.Research, Society and Development2022-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3631910.33448/rsd-v11i14.36319Research, Society and Development; Vol. 11 No. 14; e389111436319Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 14; e389111436319Research, Society and Development; v. 11 n. 14; e3891114363192525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36319/30394Copyright (c) 2022 Eleonora Leguiçamo Centena; Ana Maria Altamirando Nunes; Suelen de Prá Alves; Angela Maria Molinari de Souza; Vanessa de Almeida Ferreira Larruscaim Melo; Michele Borba Müller; Juan Carlos Barrientos de Oliveira; Luciele Bonorino Licker Poetini Alegre; Paula Roberta dos Santos Borba; Maristela Melo Rodrigueshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCentena, Eleonora Leguiçamo Nunes, Ana Maria Altamirando Alves, Suelen de PráSouza, Angela Maria Molinari deMelo, Vanessa de Almeida Ferreira LarruscaimMüller, Michele Borba Oliveira, Juan Carlos Barrientos deAlegre, Luciele Bonorino Licker PoetiniBorba, Paula Roberta dos SantosRodrigues, Maristela Melo2022-11-08T13:36:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36319Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:50:55.545550Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções de docentes de uma escola de campo quanto ao uso de Metodologias Ativas: um estudo de caso
Perceptions of teachers from a field school about the use of Active Methodologies: a case
Percepciones de docentes de una escuela de campo sobre el uso de Metodologías Activas: un estudio de caso
title Percepções de docentes de uma escola de campo quanto ao uso de Metodologias Ativas: um estudo de caso
spellingShingle Percepções de docentes de uma escola de campo quanto ao uso de Metodologias Ativas: um estudo de caso
Centena, Eleonora Leguiçamo
Práticas Pedagógicas
Metodologias de Ensino
Aprendizagem significativa.
Prácticas Pedagógicas
Metodologías de Enseñanza
Aprendizaje significativo.
Pedagogical Practices
Teaching Methodologies
Meaningful learning.
title_short Percepções de docentes de uma escola de campo quanto ao uso de Metodologias Ativas: um estudo de caso
title_full Percepções de docentes de uma escola de campo quanto ao uso de Metodologias Ativas: um estudo de caso
title_fullStr Percepções de docentes de uma escola de campo quanto ao uso de Metodologias Ativas: um estudo de caso
title_full_unstemmed Percepções de docentes de uma escola de campo quanto ao uso de Metodologias Ativas: um estudo de caso
title_sort Percepções de docentes de uma escola de campo quanto ao uso de Metodologias Ativas: um estudo de caso
author Centena, Eleonora Leguiçamo
author_facet Centena, Eleonora Leguiçamo
Nunes, Ana Maria Altamirando
Alves, Suelen de Prá
Souza, Angela Maria Molinari de
Melo, Vanessa de Almeida Ferreira Larruscaim
Müller, Michele Borba
Oliveira, Juan Carlos Barrientos de
Alegre, Luciele Bonorino Licker Poetini
Borba, Paula Roberta dos Santos
Rodrigues, Maristela Melo
author_role author
author2 Nunes, Ana Maria Altamirando
Alves, Suelen de Prá
Souza, Angela Maria Molinari de
Melo, Vanessa de Almeida Ferreira Larruscaim
Müller, Michele Borba
Oliveira, Juan Carlos Barrientos de
Alegre, Luciele Bonorino Licker Poetini
Borba, Paula Roberta dos Santos
Rodrigues, Maristela Melo
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Centena, Eleonora Leguiçamo
Nunes, Ana Maria Altamirando
Alves, Suelen de Prá
Souza, Angela Maria Molinari de
Melo, Vanessa de Almeida Ferreira Larruscaim
Müller, Michele Borba
Oliveira, Juan Carlos Barrientos de
Alegre, Luciele Bonorino Licker Poetini
Borba, Paula Roberta dos Santos
Rodrigues, Maristela Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas Pedagógicas
Metodologias de Ensino
Aprendizagem significativa.
Prácticas Pedagógicas
Metodologías de Enseñanza
Aprendizaje significativo.
Pedagogical Practices
Teaching Methodologies
Meaningful learning.
topic Práticas Pedagógicas
Metodologias de Ensino
Aprendizagem significativa.
Prácticas Pedagógicas
Metodologías de Enseñanza
Aprendizaje significativo.
Pedagogical Practices
Teaching Methodologies
Meaningful learning.
description Diante do avanço das ciências, da tecnologia e da sociedade, a educação acompanha uma série de mudanças e, com isso, vai necessitando do incremento de novas práticas pedagógicas que estruturam as metodologias de ensino, entretanto, à medida que o ensino evolui, a construção aprendizagem também é alterada. Este trabalho teve por objetivo refletir sobre a percepção de docentes da Educação Básica de uma escola de campo quanto às Metodologias Ativas. O estudo é de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, sua estrutura adquire um caráter sistemático e reflexivo, pois o ‘caso’ está inserido em um fenômeno contemporâneo, avaliado em determinado contexto. Os resultados inferem que os professores conhecem os fundamentos didático-pedagógicos das Metodologias Ativas, bem como, utilizam tais métodos para mediar suas aulas na Educação Básica, culminando em excelentes rendimentos na construção da aprendizagem dos estudantes. Os professores associam as Metodologias Ativas como alvo da aprendizagem significativa, e em seus discursos encontra-se um lócus rico em potencialidades desenvolvidas pelo método, tais como: autonomia, engajamento, participação, colaboração e trabalho em equipe. As conclusões retomam a importância do método para os processos de ensino e aprendizagem e reforçam a necessidade de propagar a formação continuada para o uso de Metodologias Ativas na Educação Básica.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36319
10.33448/rsd-v11i14.36319
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36319
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v11i14.36319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36319/30394
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 11 No. 14; e389111436319
Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 14; e389111436319
Research, Society and Development; v. 11 n. 14; e389111436319
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052799055298560