Conhecimento sobre Paleontologia Molecular entre estudantes do Ensino Médio do Sul do Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37279 |
Resumo: | Este trabalho é fruto de uma pesquisa exploratória e descritiva, de natureza quantitativa de dados, que teve por objetivo investigar o conhecimento de estudantes do Ensino Médio do sul do Brasil sobre aspectos relacionados à Paleontologia em geral e, mais especificamente, aos conceitos básicos da Paleontologia Molecular. O grupo amostral foi composto por 52 estudantes da 2ª série do Ensino Médio, de duas escolas privadas, localizadas nos municípios de Araucária (PR) e Palhoça (SC), região sul do Brasil. Os dados foram obtidos através de questionário estruturado on-line, elaborado via plataforma Google Forms, composto de 21 questões objetivas de múltipla escolha. A análise dos questionamentos foi feita utilizando-se de estatística descritiva para exame da frequência de respostas distribuídas nas três categorias de análise: 1) características socioeconômicas, 2) conhecimentos gerais sobre Paleontologia e 3) conhecimentos específicos sobre Paleontologia Molecular. Os resultados demonstram que as respostas dos estudantes sobre conceitos básicos da Paleontologia Molecular encontram-se coerentes com os dados disponíveis na literatura científica, o que demonstra que os alunos do Ensino Médio são capazes de adquirir e aplicar conteúdos complexos vinculados à biologia molecular, fósseis e evolução, em ambiente escolar. Uma vez que são raros os estudos que buscaram investigar a compreensão de alunos da educação básica a respeito de assuntos da Paleogenômica e Paleoproteômica, percebe-se que os dados aqui apresentados poderão suprir uma lacuna do conhecimento existente em nosso país. |
id |
UNIFEI_697aa50359d6763d04246e2bcf312476 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37279 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Conhecimento sobre Paleontologia Molecular entre estudantes do Ensino Médio do Sul do BrasilKnowledge about Molecular Paleontology among high school students in Southern BrazilConocimiento sobre Paleontología Molecular entre estudiantes de secundaria en el sur de BrasilEnsino de PaleontologiaEducação básicaPreservação excepcionalBiomateriais não mineralizadosTecidos molesBiomoléculas fósseisDNA antigo.Teaching PaleontologyBasic educationExceptional preservationNonmineralized biomaterialsSoft tissueFossil biomoleculesAncient DNA.Enseñanza de PaleontologíaEducación básicaPreservación ExcepcionalBiomateriales no mineralizadosTejido blandoBiomoléculas fósilesADN antiguo.Este trabalho é fruto de uma pesquisa exploratória e descritiva, de natureza quantitativa de dados, que teve por objetivo investigar o conhecimento de estudantes do Ensino Médio do sul do Brasil sobre aspectos relacionados à Paleontologia em geral e, mais especificamente, aos conceitos básicos da Paleontologia Molecular. O grupo amostral foi composto por 52 estudantes da 2ª série do Ensino Médio, de duas escolas privadas, localizadas nos municípios de Araucária (PR) e Palhoça (SC), região sul do Brasil. Os dados foram obtidos através de questionário estruturado on-line, elaborado via plataforma Google Forms, composto de 21 questões objetivas de múltipla escolha. A análise dos questionamentos foi feita utilizando-se de estatística descritiva para exame da frequência de respostas distribuídas nas três categorias de análise: 1) características socioeconômicas, 2) conhecimentos gerais sobre Paleontologia e 3) conhecimentos específicos sobre Paleontologia Molecular. Os resultados demonstram que as respostas dos estudantes sobre conceitos básicos da Paleontologia Molecular encontram-se coerentes com os dados disponíveis na literatura científica, o que demonstra que os alunos do Ensino Médio são capazes de adquirir e aplicar conteúdos complexos vinculados à biologia molecular, fósseis e evolução, em ambiente escolar. Uma vez que são raros os estudos que buscaram investigar a compreensão de alunos da educação básica a respeito de assuntos da Paleogenômica e Paleoproteômica, percebe-se que os dados aqui apresentados poderão suprir uma lacuna do conhecimento existente em nosso país.This work is the result of exploratory and descriptive research, with quantitative nature of data, which aimed to investigate the knowledge of high school students in southern Brazil about aspects related to Paleontology in general and, more specifically, to the basic concepts of Molecular Paleontology. The sample group consisted of 52 high school students of 2nd grade from two private schools located in the municipalities of Araucária (PR) and Palhoça (SC), southern Brazil. Data were obtained through a structured online questionnaire, prepared via the Google Forms platform, consisting of 21 objective multiple-choice questions. The analysis of the questions was performed using descriptive statistics to examine the frequency of responses distributed in the three categories of analysis: 1) socioeconomic characteristics, 2) general knowledge about Paleontology and 3) specific knowledge about Molecular Paleontology. The results demonstrate that the students' answers on basic concepts of Molecular Paleontology are consistent with the data available in the scientific literature, which demonstrates that high school students are able to acquire and apply complex contents related to molecular biology, fossils, and evolution in a school environment. Since there are few studies that sought to investigate the understanding of basic education students about Paleogenomics and Paleoproteomics subjects, it is clear that the data presented here may fill a gap in the existing knowledge in our country.Este trabajo es el resultado de una investigación exploratoria y descriptiva, con una naturaleza cuantitativa de datos, que tuvo como objetivo investigar el conocimiento de estudiantes de secundaria en el sur de Brasil sobre aspectos relacionados con la Paleontología en general y, más específicamente, con los conceptos básicos de la Paleontología Molecular. La muestra estuvo compuesta por 52 estudiantes de 2º grado de secundaria de dos escuelas privadas ubicadas en las ciudades de Araucária (PR) y Palhoça (SC), sur de Brasil. Los datos se obtuvieron a través de un cuestionario online estructurado, elaborado por medio de la plataforma Google Forms, compuesto por 21 preguntas objetivas de opción múltiple. El análisis de las preguntas se realizó mediante estadística descriptiva para examinar la frecuencia de respuestas distribuidas en las tres categorías de análisis: 1) características socioeconómicas, 2) conocimientos generales sobre Paleontología y 3) conocimientos específicos sobre Paleontología Molecular. Los resultados demuestran que las respuestas de los estudiantes sobre conceptos básicos de Paleontología Molecular son consistentes con los datos disponibles en la literatura científica, lo que demuestra que los estudiantes de secundaria son capaces de adquirir y aplicar contenidos complejos relacionados con biología molecular, fósiles y evolución en um ambiente escolar. Dado que son pocos los estudios que buscaron investigar la comprensión de los estudiantes de educación básica sobre temas de Paleogenómica y Paleoproteómica, se nota que los datos aquí presentados pueden llenar un vacío en el conocimiento existente en nuestro país.Research, Society and Development2022-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3727910.33448/rsd-v11i15.37279Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e375111537279Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e375111537279Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e3751115372792525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIengporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37279/31310https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37279/31309Copyright (c) 2022 Everton Fernando Alves; Weliton Augusto Gomes; Thiago Somolinos Soldani; Marcio Fraiberg Machadohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Everton FernandoGomes, Weliton AugustoSoldani, Thiago Somolinos Machado, Marcio Fraiberg 2022-11-27T19:56:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37279Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:30.804028Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimento sobre Paleontologia Molecular entre estudantes do Ensino Médio do Sul do Brasil Knowledge about Molecular Paleontology among high school students in Southern Brazil Conocimiento sobre Paleontología Molecular entre estudiantes de secundaria en el sur de Brasil |
title |
Conhecimento sobre Paleontologia Molecular entre estudantes do Ensino Médio do Sul do Brasil |
spellingShingle |
Conhecimento sobre Paleontologia Molecular entre estudantes do Ensino Médio do Sul do Brasil Alves, Everton Fernando Ensino de Paleontologia Educação básica Preservação excepcional Biomateriais não mineralizados Tecidos moles Biomoléculas fósseis DNA antigo. Teaching Paleontology Basic education Exceptional preservation Nonmineralized biomaterials Soft tissue Fossil biomolecules Ancient DNA. Enseñanza de Paleontología Educación básica Preservación Excepcional Biomateriales no mineralizados Tejido blando Biomoléculas fósiles ADN antiguo. |
title_short |
Conhecimento sobre Paleontologia Molecular entre estudantes do Ensino Médio do Sul do Brasil |
title_full |
Conhecimento sobre Paleontologia Molecular entre estudantes do Ensino Médio do Sul do Brasil |
title_fullStr |
Conhecimento sobre Paleontologia Molecular entre estudantes do Ensino Médio do Sul do Brasil |
title_full_unstemmed |
Conhecimento sobre Paleontologia Molecular entre estudantes do Ensino Médio do Sul do Brasil |
title_sort |
Conhecimento sobre Paleontologia Molecular entre estudantes do Ensino Médio do Sul do Brasil |
author |
Alves, Everton Fernando |
author_facet |
Alves, Everton Fernando Gomes, Weliton Augusto Soldani, Thiago Somolinos Machado, Marcio Fraiberg |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Weliton Augusto Soldani, Thiago Somolinos Machado, Marcio Fraiberg |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Everton Fernando Gomes, Weliton Augusto Soldani, Thiago Somolinos Machado, Marcio Fraiberg |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Paleontologia Educação básica Preservação excepcional Biomateriais não mineralizados Tecidos moles Biomoléculas fósseis DNA antigo. Teaching Paleontology Basic education Exceptional preservation Nonmineralized biomaterials Soft tissue Fossil biomolecules Ancient DNA. Enseñanza de Paleontología Educación básica Preservación Excepcional Biomateriales no mineralizados Tejido blando Biomoléculas fósiles ADN antiguo. |
topic |
Ensino de Paleontologia Educação básica Preservação excepcional Biomateriais não mineralizados Tecidos moles Biomoléculas fósseis DNA antigo. Teaching Paleontology Basic education Exceptional preservation Nonmineralized biomaterials Soft tissue Fossil biomolecules Ancient DNA. Enseñanza de Paleontología Educación básica Preservación Excepcional Biomateriales no mineralizados Tejido blando Biomoléculas fósiles ADN antiguo. |
description |
Este trabalho é fruto de uma pesquisa exploratória e descritiva, de natureza quantitativa de dados, que teve por objetivo investigar o conhecimento de estudantes do Ensino Médio do sul do Brasil sobre aspectos relacionados à Paleontologia em geral e, mais especificamente, aos conceitos básicos da Paleontologia Molecular. O grupo amostral foi composto por 52 estudantes da 2ª série do Ensino Médio, de duas escolas privadas, localizadas nos municípios de Araucária (PR) e Palhoça (SC), região sul do Brasil. Os dados foram obtidos através de questionário estruturado on-line, elaborado via plataforma Google Forms, composto de 21 questões objetivas de múltipla escolha. A análise dos questionamentos foi feita utilizando-se de estatística descritiva para exame da frequência de respostas distribuídas nas três categorias de análise: 1) características socioeconômicas, 2) conhecimentos gerais sobre Paleontologia e 3) conhecimentos específicos sobre Paleontologia Molecular. Os resultados demonstram que as respostas dos estudantes sobre conceitos básicos da Paleontologia Molecular encontram-se coerentes com os dados disponíveis na literatura científica, o que demonstra que os alunos do Ensino Médio são capazes de adquirir e aplicar conteúdos complexos vinculados à biologia molecular, fósseis e evolução, em ambiente escolar. Uma vez que são raros os estudos que buscaram investigar a compreensão de alunos da educação básica a respeito de assuntos da Paleogenômica e Paleoproteômica, percebe-se que os dados aqui apresentados poderão suprir uma lacuna do conhecimento existente em nosso país. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37279 10.33448/rsd-v11i15.37279 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37279 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v11i15.37279 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37279/31310 https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37279/31309 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e375111537279 Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e375111537279 Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e375111537279 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052774254379008 |