Conhecimento sobre Paleontologia Molecular entre estudantes do Ensino Médio do Sul do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Everton Fernando
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gomes, Weliton Augusto, Soldani, Thiago Somolinos, Machado, Marcio Fraiberg
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37279
Resumo: Este trabalho é fruto de uma pesquisa exploratória e descritiva, de natureza quantitativa de dados, que teve por objetivo investigar o conhecimento de estudantes do Ensino Médio do sul do Brasil sobre aspectos relacionados à Paleontologia em geral e, mais especificamente, aos conceitos básicos da Paleontologia Molecular. O grupo amostral foi composto por 52 estudantes da 2ª série do Ensino Médio, de duas escolas privadas, localizadas nos municípios de Araucária (PR) e Palhoça (SC), região sul do Brasil. Os dados foram obtidos através de questionário estruturado on-line, elaborado via plataforma Google Forms, composto de 21 questões objetivas de múltipla escolha. A análise dos questionamentos foi feita utilizando-se de estatística descritiva para exame da frequência de respostas distribuídas nas três categorias de análise: 1) características socioeconômicas, 2) conhecimentos gerais sobre Paleontologia e 3) conhecimentos específicos sobre Paleontologia Molecular. Os resultados demonstram que as respostas dos estudantes sobre conceitos básicos da Paleontologia Molecular encontram-se coerentes com os dados disponíveis na literatura científica, o que demonstra que os alunos do Ensino Médio são capazes de adquirir e aplicar conteúdos complexos vinculados à biologia molecular, fósseis e evolução, em ambiente escolar. Uma vez que são raros os estudos que buscaram investigar a compreensão de alunos da educação básica a respeito de assuntos da Paleogenômica e Paleoproteômica, percebe-se que os dados aqui apresentados poderão suprir uma lacuna do conhecimento existente em nosso país.
id UNIFEI_697aa50359d6763d04246e2bcf312476
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37279
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Conhecimento sobre Paleontologia Molecular entre estudantes do Ensino Médio do Sul do BrasilKnowledge about Molecular Paleontology among high school students in Southern BrazilConocimiento sobre Paleontología Molecular entre estudiantes de secundaria en el sur de BrasilEnsino de PaleontologiaEducação básicaPreservação excepcionalBiomateriais não mineralizadosTecidos molesBiomoléculas fósseisDNA antigo.Teaching PaleontologyBasic educationExceptional preservationNonmineralized biomaterialsSoft tissueFossil biomoleculesAncient DNA.Enseñanza de PaleontologíaEducación básicaPreservación ExcepcionalBiomateriales no mineralizadosTejido blandoBiomoléculas fósilesADN antiguo.Este trabalho é fruto de uma pesquisa exploratória e descritiva, de natureza quantitativa de dados, que teve por objetivo investigar o conhecimento de estudantes do Ensino Médio do sul do Brasil sobre aspectos relacionados à Paleontologia em geral e, mais especificamente, aos conceitos básicos da Paleontologia Molecular. O grupo amostral foi composto por 52 estudantes da 2ª série do Ensino Médio, de duas escolas privadas, localizadas nos municípios de Araucária (PR) e Palhoça (SC), região sul do Brasil. Os dados foram obtidos através de questionário estruturado on-line, elaborado via plataforma Google Forms, composto de 21 questões objetivas de múltipla escolha. A análise dos questionamentos foi feita utilizando-se de estatística descritiva para exame da frequência de respostas distribuídas nas três categorias de análise: 1) características socioeconômicas, 2) conhecimentos gerais sobre Paleontologia e 3) conhecimentos específicos sobre Paleontologia Molecular. Os resultados demonstram que as respostas dos estudantes sobre conceitos básicos da Paleontologia Molecular encontram-se coerentes com os dados disponíveis na literatura científica, o que demonstra que os alunos do Ensino Médio são capazes de adquirir e aplicar conteúdos complexos vinculados à biologia molecular, fósseis e evolução, em ambiente escolar. Uma vez que são raros os estudos que buscaram investigar a compreensão de alunos da educação básica a respeito de assuntos da Paleogenômica e Paleoproteômica, percebe-se que os dados aqui apresentados poderão suprir uma lacuna do conhecimento existente em nosso país.This work is the result of exploratory and descriptive research, with quantitative nature of data, which aimed to investigate the knowledge of high school students in southern Brazil about aspects related to Paleontology in general and, more specifically, to the basic concepts of Molecular Paleontology. The sample group consisted of 52 high school students of 2nd grade from two private schools located in the municipalities of Araucária (PR) and Palhoça (SC), southern Brazil. Data were obtained through a structured online questionnaire, prepared via the Google Forms platform, consisting of 21 objective multiple-choice questions. The analysis of the questions was performed using descriptive statistics to examine the frequency of responses distributed in the three categories of analysis: 1) socioeconomic characteristics, 2) general knowledge about Paleontology and 3) specific knowledge about Molecular Paleontology.  The results demonstrate that the students' answers on basic concepts of Molecular Paleontology are consistent with the data available in the scientific literature, which demonstrates that high school students are able to acquire and apply complex contents related to molecular biology, fossils, and evolution in a school environment. Since there are few studies that sought to investigate the understanding of basic education students about Paleogenomics and Paleoproteomics subjects, it is clear that the data presented here may fill a gap in the existing knowledge in our country.Este trabajo es el resultado de una investigación exploratoria y descriptiva, con una naturaleza cuantitativa de datos, que tuvo como objetivo investigar el conocimiento de estudiantes de secundaria en el sur de Brasil sobre aspectos relacionados con la Paleontología en general y, más específicamente, con los conceptos básicos de la Paleontología Molecular. La muestra estuvo compuesta por 52 estudiantes de 2º grado de secundaria de dos escuelas privadas ubicadas en las ciudades de Araucária (PR) y Palhoça (SC), sur de Brasil. Los datos se obtuvieron a través de un cuestionario online estructurado, elaborado por medio de la plataforma Google Forms, compuesto por 21 preguntas objetivas de opción múltiple. El análisis de las preguntas se realizó mediante estadística descriptiva para examinar la frecuencia de respuestas distribuidas en las tres categorías de análisis: 1) características socioeconómicas, 2) conocimientos generales sobre Paleontología y 3) conocimientos específicos sobre Paleontología Molecular. Los resultados demuestran que las respuestas de los estudiantes sobre conceptos básicos de Paleontología Molecular son consistentes con los datos disponibles en la literatura científica, lo que demuestra que los estudiantes de secundaria son capaces de adquirir y aplicar contenidos complejos relacionados con biología molecular, fósiles y evolución en um ambiente escolar. Dado que son pocos los estudios que buscaron investigar la comprensión de los estudiantes de educación básica sobre temas de Paleogenómica y Paleoproteómica, se nota que los datos aquí presentados pueden llenar un vacío en el conocimiento existente en nuestro país.Research, Society and Development2022-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3727910.33448/rsd-v11i15.37279Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e375111537279Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e375111537279Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e3751115372792525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIengporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37279/31310https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37279/31309Copyright (c) 2022 Everton Fernando Alves; Weliton Augusto Gomes; Thiago Somolinos Soldani; Marcio Fraiberg Machadohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Everton FernandoGomes, Weliton AugustoSoldani, Thiago Somolinos Machado, Marcio Fraiberg 2022-11-27T19:56:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37279Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:30.804028Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento sobre Paleontologia Molecular entre estudantes do Ensino Médio do Sul do Brasil
Knowledge about Molecular Paleontology among high school students in Southern Brazil
Conocimiento sobre Paleontología Molecular entre estudiantes de secundaria en el sur de Brasil
title Conhecimento sobre Paleontologia Molecular entre estudantes do Ensino Médio do Sul do Brasil
spellingShingle Conhecimento sobre Paleontologia Molecular entre estudantes do Ensino Médio do Sul do Brasil
Alves, Everton Fernando
Ensino de Paleontologia
Educação básica
Preservação excepcional
Biomateriais não mineralizados
Tecidos moles
Biomoléculas fósseis
DNA antigo.
Teaching Paleontology
Basic education
Exceptional preservation
Nonmineralized biomaterials
Soft tissue
Fossil biomolecules
Ancient DNA.
Enseñanza de Paleontología
Educación básica
Preservación Excepcional
Biomateriales no mineralizados
Tejido blando
Biomoléculas fósiles
ADN antiguo.
title_short Conhecimento sobre Paleontologia Molecular entre estudantes do Ensino Médio do Sul do Brasil
title_full Conhecimento sobre Paleontologia Molecular entre estudantes do Ensino Médio do Sul do Brasil
title_fullStr Conhecimento sobre Paleontologia Molecular entre estudantes do Ensino Médio do Sul do Brasil
title_full_unstemmed Conhecimento sobre Paleontologia Molecular entre estudantes do Ensino Médio do Sul do Brasil
title_sort Conhecimento sobre Paleontologia Molecular entre estudantes do Ensino Médio do Sul do Brasil
author Alves, Everton Fernando
author_facet Alves, Everton Fernando
Gomes, Weliton Augusto
Soldani, Thiago Somolinos
Machado, Marcio Fraiberg
author_role author
author2 Gomes, Weliton Augusto
Soldani, Thiago Somolinos
Machado, Marcio Fraiberg
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Everton Fernando
Gomes, Weliton Augusto
Soldani, Thiago Somolinos
Machado, Marcio Fraiberg
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Paleontologia
Educação básica
Preservação excepcional
Biomateriais não mineralizados
Tecidos moles
Biomoléculas fósseis
DNA antigo.
Teaching Paleontology
Basic education
Exceptional preservation
Nonmineralized biomaterials
Soft tissue
Fossil biomolecules
Ancient DNA.
Enseñanza de Paleontología
Educación básica
Preservación Excepcional
Biomateriales no mineralizados
Tejido blando
Biomoléculas fósiles
ADN antiguo.
topic Ensino de Paleontologia
Educação básica
Preservação excepcional
Biomateriais não mineralizados
Tecidos moles
Biomoléculas fósseis
DNA antigo.
Teaching Paleontology
Basic education
Exceptional preservation
Nonmineralized biomaterials
Soft tissue
Fossil biomolecules
Ancient DNA.
Enseñanza de Paleontología
Educación básica
Preservación Excepcional
Biomateriales no mineralizados
Tejido blando
Biomoléculas fósiles
ADN antiguo.
description Este trabalho é fruto de uma pesquisa exploratória e descritiva, de natureza quantitativa de dados, que teve por objetivo investigar o conhecimento de estudantes do Ensino Médio do sul do Brasil sobre aspectos relacionados à Paleontologia em geral e, mais especificamente, aos conceitos básicos da Paleontologia Molecular. O grupo amostral foi composto por 52 estudantes da 2ª série do Ensino Médio, de duas escolas privadas, localizadas nos municípios de Araucária (PR) e Palhoça (SC), região sul do Brasil. Os dados foram obtidos através de questionário estruturado on-line, elaborado via plataforma Google Forms, composto de 21 questões objetivas de múltipla escolha. A análise dos questionamentos foi feita utilizando-se de estatística descritiva para exame da frequência de respostas distribuídas nas três categorias de análise: 1) características socioeconômicas, 2) conhecimentos gerais sobre Paleontologia e 3) conhecimentos específicos sobre Paleontologia Molecular. Os resultados demonstram que as respostas dos estudantes sobre conceitos básicos da Paleontologia Molecular encontram-se coerentes com os dados disponíveis na literatura científica, o que demonstra que os alunos do Ensino Médio são capazes de adquirir e aplicar conteúdos complexos vinculados à biologia molecular, fósseis e evolução, em ambiente escolar. Uma vez que são raros os estudos que buscaram investigar a compreensão de alunos da educação básica a respeito de assuntos da Paleogenômica e Paleoproteômica, percebe-se que os dados aqui apresentados poderão suprir uma lacuna do conhecimento existente em nosso país.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37279
10.33448/rsd-v11i15.37279
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37279
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v11i15.37279
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37279/31310
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37279/31309
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e375111537279
Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e375111537279
Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e375111537279
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052774254379008