Acidentes motociclísticos e suas repercussões: uma revisão integrativa
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40786 |
Resumo: | Os acidentes motociclísticos atualmente representam uma parcela significativa dos acidentes provocados por transportes terrestres, representando um problema de grande complexidade que afeta o Brasil. Diante disto, o presente estudo buscou identificar os principais aspectos que envolvem os acidentes motociclísticos no país. Utilizando como método de estudo a revisão integrativa, delineada a partir dos estudos publicados na literatura entre o período de 2015-2022. As vítimas em sua maioria, eram indivíduos do sexo masculino, de cor preta/parda, entre 20 a 29 anos e de baixa instrução escolar. Os incidentes foram ocasionados em certos casos devido ao uso de bebidas alcoólicas, principalmente nos finais de semana, sendo agravados devido à ausência de capacetes. Foi identificado ainda, que na maioria dos eventos houve a necessidade de internações, diante das sequelas geradas, como a presença de fraturas. E apesar dos agravantes desencadeados poucas ações são desenvolvidas a fim de alterar este cenário. Por fim, salienta-se que existe a necessidade de implementar ações práticas e eficientes, para haver mudanças significativas no que concerne aos acidentes de trânsito, em particular aos acidentes motociclísticos que vem se tornado hoje um dos principais problemas sociais do Brasil. |
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Acidentes motociclísticos e suas repercussões: uma revisão integrativaMotorcycle accidents and their repercussions: an integrative reviewAccidentes de motocicleta y sus repercusiones: una revisión integrativaAccidentes de motocicletaImpactosMedidas preventivas.Motorcycle accidentsImpactsPreventive measures.Acidentes motociclísticoImpactosMedidas preventivas.Os acidentes motociclísticos atualmente representam uma parcela significativa dos acidentes provocados por transportes terrestres, representando um problema de grande complexidade que afeta o Brasil. Diante disto, o presente estudo buscou identificar os principais aspectos que envolvem os acidentes motociclísticos no país. Utilizando como método de estudo a revisão integrativa, delineada a partir dos estudos publicados na literatura entre o período de 2015-2022. As vítimas em sua maioria, eram indivíduos do sexo masculino, de cor preta/parda, entre 20 a 29 anos e de baixa instrução escolar. Os incidentes foram ocasionados em certos casos devido ao uso de bebidas alcoólicas, principalmente nos finais de semana, sendo agravados devido à ausência de capacetes. Foi identificado ainda, que na maioria dos eventos houve a necessidade de internações, diante das sequelas geradas, como a presença de fraturas. E apesar dos agravantes desencadeados poucas ações são desenvolvidas a fim de alterar este cenário. Por fim, salienta-se que existe a necessidade de implementar ações práticas e eficientes, para haver mudanças significativas no que concerne aos acidentes de trânsito, em particular aos acidentes motociclísticos que vem se tornado hoje um dos principais problemas sociais do Brasil.Motorcycle accidents currently represent a significant portion of accidents caused by land transport, representing a highly complex problem that affects Brazil. In view of this, the present study of bus involvement was able to identify the main aspects of motorcycle accidents in the country. Using the integrative review as a study method, drawn from studies published in the literature between the period 2015-2022. The victims were mostly male, black/brown, between 20 and 29 years old and with low schooling. The incidents were caused in certain cases due to the use of alcoholic beverages, mainly on weekends, being aggravated due to the absence of helmets. It was also identified that in most events there was a need for hospitalization, in view of the sequelae generated, such as the presence of fractures. And despite the triggering aggravating factors, few actions are evolved in order to change this scenario. Finally, it should be noted that there is a need to implement practical and efficient actions, in order to bring about significant changes with regard to traffic accidents, in particular motorcycle accidents, which are now becoming one of the main social problems in Brazil.Los accidentes de motocicleta representan actualmente una parte importante de los accidentes causados por el transporte terrestre, representando un problema de alta complejidad que afecta a Brasil. En vista de ello, el presente estudio sobre el envolvimiento de autobuses logró identificar los principales aspectos de los accidentes de motocicletas en el país. Utilizando como método de estudio la revisión integradora, extraída de estudios publicados en la literatura entre el período 2015-2022. Las víctimas eran en su mayoría hombres, negros/morenos, entre 20 y 29 años y con baja escolaridad. Los incidentes se produjeron en algunos casos por el consumo de bebidas alcohólicas, principalmente los fines de semana, agravándose por la ausencia de cascos. También se identificó que en la mayoría de los eventos hubo necesidad de hospitalización, en vista de las secuelas generadas, como la presencia de fracturas. Y a pesar de los agravantes desencadenantes, pocas acciones se desarrollan para cambiar este escenario. Finalmente, cabe señalar que existe la necesidad de implementar acciones prácticas y eficientes, a fin de generar cambios significativos en lo que respecta a los accidentes de tránsito, en particular, los accidentes de motocicleta, que ahora se están convirtiendo en uno de los principales problemas sociales en Brasil.Research, Society and Development2023-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4078610.33448/rsd-v12i4.40786Research, Society and Development; Vol. 12 No. 4; e6712440786Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 4; e6712440786Research, Society and Development; v. 12 n. 4; e67124407862525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40786/33374Copyright (c) 2023 Pedro Henrique Schneider de Almeida; Alexandre Gabriel Bonela; João Pedro Queiroz Zambelli de Almeida ; Bianca Rosa Dell Santo ; Danilo Intra Costa; Isabela Sartori Fregona ; Antonio Rodrigues da Silva Netohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Pedro Henrique Schneider de Bonela, Alexandre Gabriel Almeida , João Pedro Queiroz Zambelli de Santo , Bianca Rosa Dell Costa, Danilo Intra Fregona , Isabela Sartori Silva Neto, Antonio Rodrigues da 2023-04-21T18:13:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40786Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-04-21T18:13:32Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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