Implantação e Gerenciamento do serviço de Terapia Intensiva no interior do Ceará em tempos de COVID-19: Um relato de experiência
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Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/45225 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo relatar a experiência referente à implantação e gestão do serviço de Terapia Intensiva no interior do Ceará em decorrência da COVID-19, no período de março a agosto de 2020. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, onde a unidade de terapia intensiva deparou-se com uma nova realidade de atendimento, bem como com a seleção e capacitação imediata da equipe multiprofissional. A estruturação e organização do serviço de internação e tratamento de pacientes incluiu a incorporação de novas tecnologias, a disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual, a conscientização sobre o isolamento de área então crítica para a circulação de pessoas, a concomitante seleção e treinamento da equipe que prestaria atendimento a esses pacientes. Ressalta-se que ações voltadas à educação continuada em saúde foram fundamentais para melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes, fortalecendo a prática segura da crescente demanda de profissionais para atuação em UTIs. Essa realidade tem destacado alguns aspectos importantes no contexto da equipe de saúde brasileira, como o número inadequado de profissionais, os baixos salários e as condições de trabalho inadequadas. Assim, com o objetivo de orientar a assistência prestada com excelência, este estudo mostra a importância de um serviço pautado por base técnica científica, a relevância da capacitação e da integração da equipe multidisciplinar e fortalece a percepção da necessidade de implementar e gerenciar um serviço baseado em evidências para se beneficiar de ferramentas de gestão, tecnologias e conhecimentos no cuidado de pacientes com COVID-19. |
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Implantação e Gerenciamento do serviço de Terapia Intensiva no interior do Ceará em tempos de COVID-19: Um relato de experiênciaImplementation and Management of the Intensive Care service in the interior of Ceará in times of COVID-19: An experience reportImplementación y Gestión del servicio de Cuidados Intensivos en el interior de Ceará en tiempos de COVID-19: Un relato de experienciaCOVID-19Unidade de terapia intensivaEducação continuada.COVID-19Unidad de terapia intensivaEducación contínua.COVID-19Intensive care unitContinuing education.Este estudo tem como objetivo relatar a experiência referente à implantação e gestão do serviço de Terapia Intensiva no interior do Ceará em decorrência da COVID-19, no período de março a agosto de 2020. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, onde a unidade de terapia intensiva deparou-se com uma nova realidade de atendimento, bem como com a seleção e capacitação imediata da equipe multiprofissional. A estruturação e organização do serviço de internação e tratamento de pacientes incluiu a incorporação de novas tecnologias, a disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual, a conscientização sobre o isolamento de área então crítica para a circulação de pessoas, a concomitante seleção e treinamento da equipe que prestaria atendimento a esses pacientes. Ressalta-se que ações voltadas à educação continuada em saúde foram fundamentais para melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes, fortalecendo a prática segura da crescente demanda de profissionais para atuação em UTIs. Essa realidade tem destacado alguns aspectos importantes no contexto da equipe de saúde brasileira, como o número inadequado de profissionais, os baixos salários e as condições de trabalho inadequadas. Assim, com o objetivo de orientar a assistência prestada com excelência, este estudo mostra a importância de um serviço pautado por base técnica científica, a relevância da capacitação e da integração da equipe multidisciplinar e fortalece a percepção da necessidade de implementar e gerenciar um serviço baseado em evidências para se beneficiar de ferramentas de gestão, tecnologias e conhecimentos no cuidado de pacientes com COVID-19.This study aims to report the experience regarding the implementation and management of the Intensive Care service in the interior of Ceará as a result of COVID-19, from March to August 2020. This is a descriptive study of the experience report type, where the intensive care unit was faced with a new reality of care, as well as the immediate selection and training of the multidisciplinary team. The structuring and organization of the hospitalization and patient treatment service included the incorporation of new technologies, the provision of Personal Protective Equipment, awareness about the isolation of an area that was then critical for the movement of people, the concomitant selection and training of the team that would provide care to these patients. It is noteworthy that actions aimed at continuing health education were fundamental to improving the quality of patient care, strengthening the safe practice of the growing demand for professionals to work in ICUs. This reality has highlighted some important aspects in the context of the Brazilian health team, such as the inadequate number of professionals, low salaries and inadequate working conditions. Thus, with the aim of guiding assistance provided with excellence, this study shows the importance of a service based on a scientific technical basis, the relevance of training and integration of multidisciplinary team and strengthens the perception of the need to implement and manage an evidence-based service to benefit from management tools, technologies and knowledge in the care of patients with COVID-19.Este estudio tiene como objetivo relatar la experiencia en la implementación y gestión del servicio de Cuidados Intensivos en el interior de Ceará como consecuencia de la COVID-19, de marzo a agosto de 2020. Se trata de un estudio descriptivo del tipo relato de experiencia, donde la unidad de cuidados intensivos se enfrentó a una nueva realidad de atención, así como a la selección y capacitación inmediata del equipo multidisciplinario. La estructuración y organización del servicio de hospitalización y tratamiento de pacientes incluyó la incorporación de nuevas tecnologías, la dotación de Equipos de Protección Personal, la concientización sobre el aislamiento de una zona entonces crítica para el movimiento de personas, la concomitante selección y capacitación del equipo que brindaría atención a estos pacientes. Es de destacar que las acciones encaminadas a la educación continua en salud fueron fundamentales para mejorar la calidad de la atención al paciente, fortaleciendo la práctica segura de la creciente demanda de profesionales para trabajar en las UCI. Esta realidad ha puesto de relieve algunos aspectos importantes en el contexto del equipo de salud brasileño, como el número insuficiente de profesionales, los bajos salarios y las condiciones de trabajo inadecuadas. Así, con el objetivo de orientar una asistencia prestada con excelencia, este estudio muestra la importancia de un servicio basado en una base científico-técnica, la relevancia de la formación y la integración de equipo multidisciplinario y fortalece la percepción de la necesidad de implementar y gestionar un servicio basado en evidencia para beneficiarse de herramientas de gestión, tecnologías y conocimientos en la atención de pacientes con COVID-19.Research, Society and Development2024-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4522510.33448/rsd-v13i3.45225Research, Society and Development; Vol. 13 No. 3; e8113345225Research, Society and Development; Vol. 13 Núm. 3; e8113345225Research, Society and Development; v. 13 n. 3; e81133452252525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/45225/36137Copyright (c) 2024 Diego Bruno Santos Pinheiro; Liliane Sousa Borges Pinheiro; Viviane Sousa Borges Lima; Fernanda Maria Gonçalves; Francisco Edson das Chagas Silva; Arkila Pinheiro Rodrigues de Sousa; Sara Eglantine Martins Coelho; Wellington Costa Tomazhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Diego Bruno Santos Pinheiro, Liliane Sousa Borges Lima, Viviane Sousa Borges Gonçalves, Fernanda Maria Silva, Francisco Edson das ChagasSousa, Arkila Pinheiro Rodrigues de Coelho, Sara Eglantine Martins Tomaz, Wellington Costa 2024-04-04T18:36:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/45225Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-04-04T18:36:46Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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