La Educación Escolar en tiempos de pandemia en la mirada de los docentes de Educación Básica: Estrategias propuestas con miras a la realización del derecho a la educación desde una perspectiva inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende, Luana Alvarenga
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Nunes, Marcus Antonius da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40586
Resumo: O presente estudo de caso proposto neste artigo utiliza um questionário respondido por professores da educação básica por meio de uma plataforma eletrônica (Survey Monkey). Os dados foram levantados através da pesquisa “Inclusão escolar em tempos de pandemia” desenvolvida por meio de uma parceria entre a FCC (Fundação Carlos Chagas), UFABC (Universidade Federal do ABC), UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) e USP (Universidade de São Paulo) em julho do ano de 2020. Logo, para nosso estudo foi feito um levantamento das respostas deste questionário, e após foi realizada uma análise estatística dos resultados, bem como a discussão dos mesmos. Assim, a presente pesquisa permitiu refletir sobre os principais desafios dos professores no ensino remoto e suas práticas no contexto da pandemia e de suspensão das aulas presenciais na perspectiva inclusiva.
id UNIFEI_c0030ea629d106310ad4903e3ba150bc
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40586
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling La Educación Escolar en tiempos de pandemia en la mirada de los docentes de Educación Básica: Estrategias propuestas con miras a la realización del derecho a la educación desde una perspectiva inclusivaA Educação Escolar em tempos de pandemia na visão de professores da Educação Básica: Estratégias propostas com vistas à efetivação do direito à educação na perspectiva inclusivaSchool Education in times of pandemic in the view of Basic Education teachers: Strategies proposed with a view to realizing the right to education from an inclusive perspectiveEducación básicaInclusiónPandemiaActividades no presenciales.Basic educationInclusionPandemicNon-face-to-face activities.Educação BásicaInclusãoPandemiaAtividades não presenciais. O presente estudo de caso proposto neste artigo utiliza um questionário respondido por professores da educação básica por meio de uma plataforma eletrônica (Survey Monkey). Os dados foram levantados através da pesquisa “Inclusão escolar em tempos de pandemia” desenvolvida por meio de uma parceria entre a FCC (Fundação Carlos Chagas), UFABC (Universidade Federal do ABC), UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) e USP (Universidade de São Paulo) em julho do ano de 2020. Logo, para nosso estudo foi feito um levantamento das respostas deste questionário, e após foi realizada uma análise estatística dos resultados, bem como a discussão dos mesmos. Assim, a presente pesquisa permitiu refletir sobre os principais desafios dos professores no ensino remoto e suas práticas no contexto da pandemia e de suspensão das aulas presenciais na perspectiva inclusiva.The present case study proposed in this article uses a questionnaire answered by basic education teachers through the electronic platform (Survey Monkey). The data were collected through the research “School inclusion in times of pandemic” developed through a partnership between the FCC (Fundação Carlos Chagas), UFABC (Federal University of ABC), UFES (Federal University of Espírito Santo) and USP (University de São Paulo) in July 2020. Therefore, for our study, a survey of the responses to this questionnaire was carried out, and then a statistical analysis of the results was carried out, as well as their discussion. Thus, the present research allowed reflecting on the main challenges of teachers in remote teaching and their practices in the context of the pandemic and the suspension of face-to-face classes in the inclusive perspective.El presente estudio de caso propuesto en este artículo utiliza un cuestionario respondido por docentes de educación básica a través de la plataforma electrónica (Survey Monkey). Los datos fueron recolectados a través de la investigación “Inclusión escolar en tiempos de pandemia” desarrollada a través de una asociación entre la FCC (Fundação Carlos Chagas), UFABC (Universidad Federal de ABC), UFES (Universidad Federal de Espírito Santo) y USP (Universidad de São Paulo) en julio de 2020. Por lo tanto, para nuestro estudio, se realizó una encuesta de las respuestas a este cuestionario, y luego se realizó un análisis estadístico de los resultados, así como su discusión. Así, la presente investigación permitió reflexionar sobre los principales desafíos de los docentes en la enseñanza a distancia y sus prácticas en el contexto de la pandemia y la suspensión de las clases presenciales en la perspectiva inclusiva.Research, Society and Development2023-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4058610.33448/rsd-v12i3.40586Research, Society and Development; Vol. 12 No. 3; e15612340586Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 3; e15612340586Research, Society and Development; v. 12 n. 3; e156123405862525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40586/33141Copyright (c) 2023 Luana Alvarenga Rezende; Marcus Antonius da Costa Nuneshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRezende, Luana Alvarenga Nunes, Marcus Antonius da Costa 2023-03-23T08:33:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40586Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-03-23T08:33:38Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv La Educación Escolar en tiempos de pandemia en la mirada de los docentes de Educación Básica: Estrategias propuestas con miras a la realización del derecho a la educación desde una perspectiva inclusiva
A Educação Escolar em tempos de pandemia na visão de professores da Educação Básica: Estratégias propostas com vistas à efetivação do direito à educação na perspectiva inclusiva
School Education in times of pandemic in the view of Basic Education teachers: Strategies proposed with a view to realizing the right to education from an inclusive perspective
title La Educación Escolar en tiempos de pandemia en la mirada de los docentes de Educación Básica: Estrategias propuestas con miras a la realización del derecho a la educación desde una perspectiva inclusiva
spellingShingle La Educación Escolar en tiempos de pandemia en la mirada de los docentes de Educación Básica: Estrategias propuestas con miras a la realización del derecho a la educación desde una perspectiva inclusiva
Rezende, Luana Alvarenga
Educación básica
Inclusión
Pandemia
Actividades no presenciales.
Basic education
Inclusion
Pandemic
Non-face-to-face activities.
Educação Básica
Inclusão
Pandemia
Atividades não presenciais.
title_short La Educación Escolar en tiempos de pandemia en la mirada de los docentes de Educación Básica: Estrategias propuestas con miras a la realización del derecho a la educación desde una perspectiva inclusiva
title_full La Educación Escolar en tiempos de pandemia en la mirada de los docentes de Educación Básica: Estrategias propuestas con miras a la realización del derecho a la educación desde una perspectiva inclusiva
title_fullStr La Educación Escolar en tiempos de pandemia en la mirada de los docentes de Educación Básica: Estrategias propuestas con miras a la realización del derecho a la educación desde una perspectiva inclusiva
title_full_unstemmed La Educación Escolar en tiempos de pandemia en la mirada de los docentes de Educación Básica: Estrategias propuestas con miras a la realización del derecho a la educación desde una perspectiva inclusiva
title_sort La Educación Escolar en tiempos de pandemia en la mirada de los docentes de Educación Básica: Estrategias propuestas con miras a la realización del derecho a la educación desde una perspectiva inclusiva
author Rezende, Luana Alvarenga
author_facet Rezende, Luana Alvarenga
Nunes, Marcus Antonius da Costa
author_role author
author2 Nunes, Marcus Antonius da Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende, Luana Alvarenga
Nunes, Marcus Antonius da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Educación básica
Inclusión
Pandemia
Actividades no presenciales.
Basic education
Inclusion
Pandemic
Non-face-to-face activities.
Educação Básica
Inclusão
Pandemia
Atividades não presenciais.
topic Educación básica
Inclusión
Pandemia
Actividades no presenciales.
Basic education
Inclusion
Pandemic
Non-face-to-face activities.
Educação Básica
Inclusão
Pandemia
Atividades não presenciais.
description O presente estudo de caso proposto neste artigo utiliza um questionário respondido por professores da educação básica por meio de uma plataforma eletrônica (Survey Monkey). Os dados foram levantados através da pesquisa “Inclusão escolar em tempos de pandemia” desenvolvida por meio de uma parceria entre a FCC (Fundação Carlos Chagas), UFABC (Universidade Federal do ABC), UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) e USP (Universidade de São Paulo) em julho do ano de 2020. Logo, para nosso estudo foi feito um levantamento das respostas deste questionário, e após foi realizada uma análise estatística dos resultados, bem como a discussão dos mesmos. Assim, a presente pesquisa permitiu refletir sobre os principais desafios dos professores no ensino remoto e suas práticas no contexto da pandemia e de suspensão das aulas presenciais na perspectiva inclusiva.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40586
10.33448/rsd-v12i3.40586
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40586
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i3.40586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40586/33141
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Luana Alvarenga Rezende; Marcus Antonius da Costa Nunes
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Luana Alvarenga Rezende; Marcus Antonius da Costa Nunes
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 3; e15612340586
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 3; e15612340586
Research, Society and Development; v. 12 n. 3; e15612340586
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052619770822656