La Educación Escolar en tiempos de pandemia en la mirada de los docentes de Educación Básica: Estrategias propuestas con miras a la realización del derecho a la educación desde una perspectiva inclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40586 |
Resumo: | O presente estudo de caso proposto neste artigo utiliza um questionário respondido por professores da educação básica por meio de uma plataforma eletrônica (Survey Monkey). Os dados foram levantados através da pesquisa “Inclusão escolar em tempos de pandemia” desenvolvida por meio de uma parceria entre a FCC (Fundação Carlos Chagas), UFABC (Universidade Federal do ABC), UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) e USP (Universidade de São Paulo) em julho do ano de 2020. Logo, para nosso estudo foi feito um levantamento das respostas deste questionário, e após foi realizada uma análise estatística dos resultados, bem como a discussão dos mesmos. Assim, a presente pesquisa permitiu refletir sobre os principais desafios dos professores no ensino remoto e suas práticas no contexto da pandemia e de suspensão das aulas presenciais na perspectiva inclusiva. |
id |
UNIFEI_c0030ea629d106310ad4903e3ba150bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40586 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
La Educación Escolar en tiempos de pandemia en la mirada de los docentes de Educación Básica: Estrategias propuestas con miras a la realización del derecho a la educación desde una perspectiva inclusivaA Educação Escolar em tempos de pandemia na visão de professores da Educação Básica: Estratégias propostas com vistas à efetivação do direito à educação na perspectiva inclusivaSchool Education in times of pandemic in the view of Basic Education teachers: Strategies proposed with a view to realizing the right to education from an inclusive perspectiveEducación básicaInclusiónPandemiaActividades no presenciales.Basic educationInclusionPandemicNon-face-to-face activities.Educação BásicaInclusãoPandemiaAtividades não presenciais. O presente estudo de caso proposto neste artigo utiliza um questionário respondido por professores da educação básica por meio de uma plataforma eletrônica (Survey Monkey). Os dados foram levantados através da pesquisa “Inclusão escolar em tempos de pandemia” desenvolvida por meio de uma parceria entre a FCC (Fundação Carlos Chagas), UFABC (Universidade Federal do ABC), UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) e USP (Universidade de São Paulo) em julho do ano de 2020. Logo, para nosso estudo foi feito um levantamento das respostas deste questionário, e após foi realizada uma análise estatística dos resultados, bem como a discussão dos mesmos. Assim, a presente pesquisa permitiu refletir sobre os principais desafios dos professores no ensino remoto e suas práticas no contexto da pandemia e de suspensão das aulas presenciais na perspectiva inclusiva.The present case study proposed in this article uses a questionnaire answered by basic education teachers through the electronic platform (Survey Monkey). The data were collected through the research “School inclusion in times of pandemic” developed through a partnership between the FCC (Fundação Carlos Chagas), UFABC (Federal University of ABC), UFES (Federal University of Espírito Santo) and USP (University de São Paulo) in July 2020. Therefore, for our study, a survey of the responses to this questionnaire was carried out, and then a statistical analysis of the results was carried out, as well as their discussion. Thus, the present research allowed reflecting on the main challenges of teachers in remote teaching and their practices in the context of the pandemic and the suspension of face-to-face classes in the inclusive perspective.El presente estudio de caso propuesto en este artículo utiliza un cuestionario respondido por docentes de educación básica a través de la plataforma electrónica (Survey Monkey). Los datos fueron recolectados a través de la investigación “Inclusión escolar en tiempos de pandemia” desarrollada a través de una asociación entre la FCC (Fundação Carlos Chagas), UFABC (Universidad Federal de ABC), UFES (Universidad Federal de Espírito Santo) y USP (Universidad de São Paulo) en julio de 2020. Por lo tanto, para nuestro estudio, se realizó una encuesta de las respuestas a este cuestionario, y luego se realizó un análisis estadístico de los resultados, así como su discusión. Así, la presente investigación permitió reflexionar sobre los principales desafíos de los docentes en la enseñanza a distancia y sus prácticas en el contexto de la pandemia y la suspensión de las clases presenciales en la perspectiva inclusiva.Research, Society and Development2023-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4058610.33448/rsd-v12i3.40586Research, Society and Development; Vol. 12 No. 3; e15612340586Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 3; e15612340586Research, Society and Development; v. 12 n. 3; e156123405862525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40586/33141Copyright (c) 2023 Luana Alvarenga Rezende; Marcus Antonius da Costa Nuneshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRezende, Luana Alvarenga Nunes, Marcus Antonius da Costa 2023-03-23T08:33:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40586Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-03-23T08:33:38Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
La Educación Escolar en tiempos de pandemia en la mirada de los docentes de Educación Básica: Estrategias propuestas con miras a la realización del derecho a la educación desde una perspectiva inclusiva A Educação Escolar em tempos de pandemia na visão de professores da Educação Básica: Estratégias propostas com vistas à efetivação do direito à educação na perspectiva inclusiva School Education in times of pandemic in the view of Basic Education teachers: Strategies proposed with a view to realizing the right to education from an inclusive perspective |
title |
La Educación Escolar en tiempos de pandemia en la mirada de los docentes de Educación Básica: Estrategias propuestas con miras a la realización del derecho a la educación desde una perspectiva inclusiva |
spellingShingle |
La Educación Escolar en tiempos de pandemia en la mirada de los docentes de Educación Básica: Estrategias propuestas con miras a la realización del derecho a la educación desde una perspectiva inclusiva Rezende, Luana Alvarenga Educación básica Inclusión Pandemia Actividades no presenciales. Basic education Inclusion Pandemic Non-face-to-face activities. Educação Básica Inclusão Pandemia Atividades não presenciais. |
title_short |
La Educación Escolar en tiempos de pandemia en la mirada de los docentes de Educación Básica: Estrategias propuestas con miras a la realización del derecho a la educación desde una perspectiva inclusiva |
title_full |
La Educación Escolar en tiempos de pandemia en la mirada de los docentes de Educación Básica: Estrategias propuestas con miras a la realización del derecho a la educación desde una perspectiva inclusiva |
title_fullStr |
La Educación Escolar en tiempos de pandemia en la mirada de los docentes de Educación Básica: Estrategias propuestas con miras a la realización del derecho a la educación desde una perspectiva inclusiva |
title_full_unstemmed |
La Educación Escolar en tiempos de pandemia en la mirada de los docentes de Educación Básica: Estrategias propuestas con miras a la realización del derecho a la educación desde una perspectiva inclusiva |
title_sort |
La Educación Escolar en tiempos de pandemia en la mirada de los docentes de Educación Básica: Estrategias propuestas con miras a la realización del derecho a la educación desde una perspectiva inclusiva |
author |
Rezende, Luana Alvarenga |
author_facet |
Rezende, Luana Alvarenga Nunes, Marcus Antonius da Costa |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Marcus Antonius da Costa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rezende, Luana Alvarenga Nunes, Marcus Antonius da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educación básica Inclusión Pandemia Actividades no presenciales. Basic education Inclusion Pandemic Non-face-to-face activities. Educação Básica Inclusão Pandemia Atividades não presenciais. |
topic |
Educación básica Inclusión Pandemia Actividades no presenciales. Basic education Inclusion Pandemic Non-face-to-face activities. Educação Básica Inclusão Pandemia Atividades não presenciais. |
description |
O presente estudo de caso proposto neste artigo utiliza um questionário respondido por professores da educação básica por meio de uma plataforma eletrônica (Survey Monkey). Os dados foram levantados através da pesquisa “Inclusão escolar em tempos de pandemia” desenvolvida por meio de uma parceria entre a FCC (Fundação Carlos Chagas), UFABC (Universidade Federal do ABC), UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) e USP (Universidade de São Paulo) em julho do ano de 2020. Logo, para nosso estudo foi feito um levantamento das respostas deste questionário, e após foi realizada uma análise estatística dos resultados, bem como a discussão dos mesmos. Assim, a presente pesquisa permitiu refletir sobre os principais desafios dos professores no ensino remoto e suas práticas no contexto da pandemia e de suspensão das aulas presenciais na perspectiva inclusiva. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40586 10.33448/rsd-v12i3.40586 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40586 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i3.40586 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40586/33141 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Luana Alvarenga Rezende; Marcus Antonius da Costa Nunes https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Luana Alvarenga Rezende; Marcus Antonius da Costa Nunes https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 3; e15612340586 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 3; e15612340586 Research, Society and Development; v. 12 n. 3; e15612340586 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052619770822656 |