Educação para a Paz: representações sociais de jovens do Ensino Médio público sobre a tolerância/intolerância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36337 |
Resumo: | Objetivou-se analisar as representações sociais (RS) de Jovens do Ensino Médio Público a respeito da Tolerância/Intolerância, a partir da articulação da Teoria das Representações Sociais com campo da Educação para a Paz. A pesquisa foi desenvolvida durante os anos de 2017 a 2021 em uma escola do Ensino Médio Público da cidade de São Paulo (SP) em duas etapas. Na primeira etapa, visando estabelecer um mapeamento exploratório relativo às informações, atitudes e estrutura do campo representacional, aplicamos um questionário orientado pela Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP), com 112 Jovens. A fim de facilitar a análise dos dados, os mesmos foram processados no software IRaMuTeQ. Na segunda etapa, aprofundando a investigação por meio da análise da dimensão atitudinal, foram desenvolvidos e validados cenários projetivos sobre Tolerância/Intolerância que foram aplicados a 6 Jovens em um grupo focal. Para auxílio na análise dos dados foi empregada a análise de conteúdo. Concluímos que as RS da Tolerância/ Intolerância para o agrupamento, possivelmente, encontram-se objetivadas: no lastro histórico; na relação circunstancial entre EGO–ALTER–OBJETO e CONTEXTO; na personificação; nas ações sociais de “suportar”/“não suportar”, “aguentar”/“não aguentar”; em elementos transversais – liberdade de pensamento e expressão, direitos fundamentais; e minorias sociais. Por sua vez, as possíveis ancoragens seriam: na díade da presença/ausência do diálogo; na crença da díade esclarecimento/ignorância; em elementos morais; na legitimidade das instituições como agências de mediação dos conflitos; enraizada em elementos atinentes à esfera do sensível. |
id |
UNIFEI_f4a5500cfa0f50e7d7b1aa248f891a5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36337 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação para a Paz: representações sociais de jovens do Ensino Médio público sobre a tolerância/intolerânciaEducation for Peace: social representations of young people in public High School about tolerance/intoleranceEducación para la Paz: representaciones sociales de jóvenes en Escuela Secundaria pública sobre tolerancia/intoleranciaEducación para la pazRepresentaciones socialesToleranciaIntoleranciaEscuela secundaria.Education for peaceSocial representationsToleranceIntoleranceHigh school.Educação para a PazRepresentações SociaisTolerânciaIntolerânciaEnsino médio.Objetivou-se analisar as representações sociais (RS) de Jovens do Ensino Médio Público a respeito da Tolerância/Intolerância, a partir da articulação da Teoria das Representações Sociais com campo da Educação para a Paz. A pesquisa foi desenvolvida durante os anos de 2017 a 2021 em uma escola do Ensino Médio Público da cidade de São Paulo (SP) em duas etapas. Na primeira etapa, visando estabelecer um mapeamento exploratório relativo às informações, atitudes e estrutura do campo representacional, aplicamos um questionário orientado pela Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP), com 112 Jovens. A fim de facilitar a análise dos dados, os mesmos foram processados no software IRaMuTeQ. Na segunda etapa, aprofundando a investigação por meio da análise da dimensão atitudinal, foram desenvolvidos e validados cenários projetivos sobre Tolerância/Intolerância que foram aplicados a 6 Jovens em um grupo focal. Para auxílio na análise dos dados foi empregada a análise de conteúdo. Concluímos que as RS da Tolerância/ Intolerância para o agrupamento, possivelmente, encontram-se objetivadas: no lastro histórico; na relação circunstancial entre EGO–ALTER–OBJETO e CONTEXTO; na personificação; nas ações sociais de “suportar”/“não suportar”, “aguentar”/“não aguentar”; em elementos transversais – liberdade de pensamento e expressão, direitos fundamentais; e minorias sociais. Por sua vez, as possíveis ancoragens seriam: na díade da presença/ausência do diálogo; na crença da díade esclarecimento/ignorância; em elementos morais; na legitimidade das instituições como agências de mediação dos conflitos; enraizada em elementos atinentes à esfera do sensível.The objective was to analyze the social representations (SR) of young people from Public High Schools regarding Tolerance/Intolerance, based on the articulation of the Theory of Social Representations in the field of Education for Peace. The research was developed during the years 2017 to 2021 in a public high school in the city of São Paulo (SP) in two stages. In the first stage, aiming to establish an exploratory mapping related to information, attaoitudes, and the structure of the representational field, we applied a questionnaire guided by the Free Word Association Technique, with 112 young people. In order to facilitate the data analysis, they were processed using the IRaMuTeQ software. In the second stage, deepening the investigation through the analysis of the attitudinal dimension, projective scenarios on Tolerance/Intolerance were developed and validated, which were later applied to 6 young people in a focus group. To assist in data analysis, content analysis was used. We conclude that the SR of Tolerance/Intolerance for the grouping, possibly, are objectified: in the historical heritage; in the circumstantial relationship between EGO–ALTER–OBJECT and CONTEXT; in personification; in the social actions of “to bear”/“not to bear”, “to take it”/“not to take it”; in transversal elements – freedom of thought and speech, fundamental rights; social minorities. Moreover, the possible anchors would be: in the dyad of presence/absence of dialogue; in the belief in the enlightenment/ignorance dyad; in moral elements; in the legitimacy of institutions as conflict mediation agencies; rooted in elements pertaining to the sensitive sphere.El objetivo fue analizar las representaciones sociales (RS) de jóvenes de la Enseñanza Secundaria Pública sobre la Tolerancia/Intolerancia, a partir de la articulación de la Teoría de las Representaciones Sociales con el campo de la Educación para la Paz. La investigación se desarrolló durante los años 2017 a 2021 en una escuela secundaria pública de la ciudad de São Paulo (SP) en dos etapas. En la primera etapa, con el objetivo de establecer un mapeo exploratorio relacionado con la información, las actitudes y la estructura del campo representacional, aplicamos un cuestionario guiado por la Técnica de Asociación Libre de Palabras (TALP), con 112 jóvenes. Para facilitar el análisis de los datos, se procesaron utilizando el software IRaMuTeQ. En la segunda etapa, profundizando la investigación a través del análisis de la dimensión actitudinal, se desarrollaron y validaron escenarios proyectivos sobre Tolerancia/Intolerancia, los cuales fueron aplicados a 6 jóvenes en un grupo focal. Para ayudar en el análisis de datos, se utilizó el análisis de contenido. Concluimos que las RS de Tolerancia/Intolerancia para la agrupación, posiblemente, se objetivan: en el lastre histórico; en la relación circunstancial entre EGO-ALTER-OBJETO y CONTEXTO; en personificación; en las acciones sociales de “soportar”/“no soportar”, “soportar”/“no tomar”; en elementos transversales – libertad de pensamiento y expresión, derechos fundamentales; minorías sociales. A su vez, los posibles anclajes serían: en la díada presencia/ausencia de diálogo; en la creencia en la díada ilustración/ignorancia; en elementos morales; en la legitimidad de las instituciones como agencias de mediación de conflictos; enraizado en elementos pertenecientes a la esfera sensible.Research, Society and Development2022-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3633710.33448/rsd-v11i14.36337Research, Society and Development; Vol. 11 No. 14; e431111436337Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 14; e431111436337Research, Society and Development; v. 11 n. 14; e4311114363372525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36337/30504Copyright (c) 2022 André Felipe Costa Santos; Clarilza Prado de Sousa; Serena Eréndira Serrano Oswaldhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, André Felipe Costa Sousa, Clarilza Prado de Serrano Oswald, Serena Eréndira2022-11-08T13:36:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36337Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:50:56.329750Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação para a Paz: representações sociais de jovens do Ensino Médio público sobre a tolerância/intolerância Education for Peace: social representations of young people in public High School about tolerance/intolerance Educación para la Paz: representaciones sociales de jóvenes en Escuela Secundaria pública sobre tolerancia/intolerancia |
title |
Educação para a Paz: representações sociais de jovens do Ensino Médio público sobre a tolerância/intolerância |
spellingShingle |
Educação para a Paz: representações sociais de jovens do Ensino Médio público sobre a tolerância/intolerância Santos, André Felipe Costa Educación para la paz Representaciones sociales Tolerancia Intolerancia Escuela secundaria. Education for peace Social representations Tolerance Intolerance High school. Educação para a Paz Representações Sociais Tolerância Intolerância Ensino médio. |
title_short |
Educação para a Paz: representações sociais de jovens do Ensino Médio público sobre a tolerância/intolerância |
title_full |
Educação para a Paz: representações sociais de jovens do Ensino Médio público sobre a tolerância/intolerância |
title_fullStr |
Educação para a Paz: representações sociais de jovens do Ensino Médio público sobre a tolerância/intolerância |
title_full_unstemmed |
Educação para a Paz: representações sociais de jovens do Ensino Médio público sobre a tolerância/intolerância |
title_sort |
Educação para a Paz: representações sociais de jovens do Ensino Médio público sobre a tolerância/intolerância |
author |
Santos, André Felipe Costa |
author_facet |
Santos, André Felipe Costa Sousa, Clarilza Prado de Serrano Oswald, Serena Eréndira |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Clarilza Prado de Serrano Oswald, Serena Eréndira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, André Felipe Costa Sousa, Clarilza Prado de Serrano Oswald, Serena Eréndira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educación para la paz Representaciones sociales Tolerancia Intolerancia Escuela secundaria. Education for peace Social representations Tolerance Intolerance High school. Educação para a Paz Representações Sociais Tolerância Intolerância Ensino médio. |
topic |
Educación para la paz Representaciones sociales Tolerancia Intolerancia Escuela secundaria. Education for peace Social representations Tolerance Intolerance High school. Educação para a Paz Representações Sociais Tolerância Intolerância Ensino médio. |
description |
Objetivou-se analisar as representações sociais (RS) de Jovens do Ensino Médio Público a respeito da Tolerância/Intolerância, a partir da articulação da Teoria das Representações Sociais com campo da Educação para a Paz. A pesquisa foi desenvolvida durante os anos de 2017 a 2021 em uma escola do Ensino Médio Público da cidade de São Paulo (SP) em duas etapas. Na primeira etapa, visando estabelecer um mapeamento exploratório relativo às informações, atitudes e estrutura do campo representacional, aplicamos um questionário orientado pela Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP), com 112 Jovens. A fim de facilitar a análise dos dados, os mesmos foram processados no software IRaMuTeQ. Na segunda etapa, aprofundando a investigação por meio da análise da dimensão atitudinal, foram desenvolvidos e validados cenários projetivos sobre Tolerância/Intolerância que foram aplicados a 6 Jovens em um grupo focal. Para auxílio na análise dos dados foi empregada a análise de conteúdo. Concluímos que as RS da Tolerância/ Intolerância para o agrupamento, possivelmente, encontram-se objetivadas: no lastro histórico; na relação circunstancial entre EGO–ALTER–OBJETO e CONTEXTO; na personificação; nas ações sociais de “suportar”/“não suportar”, “aguentar”/“não aguentar”; em elementos transversais – liberdade de pensamento e expressão, direitos fundamentais; e minorias sociais. Por sua vez, as possíveis ancoragens seriam: na díade da presença/ausência do diálogo; na crença da díade esclarecimento/ignorância; em elementos morais; na legitimidade das instituições como agências de mediação dos conflitos; enraizada em elementos atinentes à esfera do sensível. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36337 10.33448/rsd-v11i14.36337 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36337 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v11i14.36337 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36337/30504 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 11 No. 14; e431111436337 Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 14; e431111436337 Research, Society and Development; v. 11 n. 14; e431111436337 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052727112499200 |