O impacto da pandemia da COVID-19 no ensino e aprendizagem de cursos acadêmicos da área da saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38669 |
Resumo: | A pandemia da COVID-19 causou grandes mudanças nos panoramas atuais da sociedade. Nesse sentido, o processo de ensino e aprendizagem durante o período da pandemia também foi afetado, muito por conta do isolamento social que abriu margens para o ensino remoto que divide opiniões acerca de sua efetividade. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o impacto da pandemia da COVID-19 nos processos de ensino e aprendizagem de cursos acadêmicos na área da saúde. Para tal, realizamos um estudo de revisão sistemática de literatura através de periódicos disponíveis na base de dados do PubMed. A princípio foram identificados 112 artigos na pesquisa e, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 15 artigos que foram lidos e agregados em nosso trabalho. Os resultados demonstraram que a pandemia da COVID-19 gerou impactos significativos no processo de ensino-aprendizagem, exigindo que alunos e professores se reinventassem na sua maneira de aprender e ensinar. A implementação do ensino remoto possui vantagens e desvantagens que dividem estudantes ao redor de todo mundo. As instituições de ensino deverão investir nos próximos anos em infraestrutura que contemple as novas tendências de ensino e aprendizagem, oferecendo cursos de capacitação para professores e funcionários com vistas a desenvolver as habilidades necessárias para as novas práticas que serão o futuro da educação. A defasagem no ensino de cursos da área da saúde pode ser suprida com cursos rápidos e workshops oferecidos pela instituição de ensino em saúde com o objetivo de complementar a formação desses futuros profissionais. |
id |
UNIFEI_f5d91c126644df516a690bc0ba677449 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38669 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
O impacto da pandemia da COVID-19 no ensino e aprendizagem de cursos acadêmicos da área da saúdeThe impact of COVID-19 pandemic in teaching and learning on health academic coursesEl impacto de la pandemia del COVID-19 en la enseñanza y aprendizaje de cursos académicos en el área de saludPandemiaCOVID-19Educación a distanciaEnseñanza. PandemicCOVIID-19Education distanceTeaching. PandemiaCOVID-19Educação a distânciaEnsino.A pandemia da COVID-19 causou grandes mudanças nos panoramas atuais da sociedade. Nesse sentido, o processo de ensino e aprendizagem durante o período da pandemia também foi afetado, muito por conta do isolamento social que abriu margens para o ensino remoto que divide opiniões acerca de sua efetividade. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o impacto da pandemia da COVID-19 nos processos de ensino e aprendizagem de cursos acadêmicos na área da saúde. Para tal, realizamos um estudo de revisão sistemática de literatura através de periódicos disponíveis na base de dados do PubMed. A princípio foram identificados 112 artigos na pesquisa e, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 15 artigos que foram lidos e agregados em nosso trabalho. Os resultados demonstraram que a pandemia da COVID-19 gerou impactos significativos no processo de ensino-aprendizagem, exigindo que alunos e professores se reinventassem na sua maneira de aprender e ensinar. A implementação do ensino remoto possui vantagens e desvantagens que dividem estudantes ao redor de todo mundo. As instituições de ensino deverão investir nos próximos anos em infraestrutura que contemple as novas tendências de ensino e aprendizagem, oferecendo cursos de capacitação para professores e funcionários com vistas a desenvolver as habilidades necessárias para as novas práticas que serão o futuro da educação. A defasagem no ensino de cursos da área da saúde pode ser suprida com cursos rápidos e workshops oferecidos pela instituição de ensino em saúde com o objetivo de complementar a formação desses futuros profissionais.The COVID-19 pandemic caused major changes in the current panoramas of society. In this sense, the teaching and learning process during the pandemic period was also affected, largely due to the social isolation that opened up margins for remote teaching that divides opinions about its effectiveness. The objective of the present work was to evaluate the impact of the COVID-19 pandemic on the teaching and learning processes of academic courses in the health area. To this end, we carried out a systematic literature review study through journals available in the PubMed database. At first, 112 articles were identified in the search and, after applying the inclusion and exclusion criteria, 15 articles were selected, which were read and added to our work. The results showed that the COVID-19 pandemic had significant impacts on the teaching-learning process, requiring students and teachers to reinvent themselves in their way of learning and teaching. Implementing remote learning has advantages and disadvantages that divide students around the world. Educational institutions should invest in the coming years in infrastructure that contemplates the new trends in teaching and learning, offering training courses for teachers and employees with a view to developing the necessary skills for the new practices that will be the future of education. The gap in the teaching of courses in the health area can be filled with short courses and workshops offered by the health education institution with the aim of complementing the training of these future professionals.La pandemia del COVID-19 provocó cambios importantes en los panoramas actuales de la sociedad. En ese sentido, el proceso de enseñanza y aprendizaje durante el período de la pandemia también se vio afectado, en gran medida por el aislamiento social que abrió márgenes a la enseñanza a distancia que divide opiniones sobre su efectividad. El presente trabajo tuvo como objetivo evaluar el impacto de la pandemia del COVID-19 en los procesos de enseñanza y aprendizaje de carreras académicas del área de la salud. Para ello, llevamos a cabo un estudio de revisión sistemática de la literatura a través de revistas disponibles en la base de datos PubMed. En un primer momento se identificaron 112 artículos en la búsqueda y, tras aplicar los criterios de inclusión y exclusión, se seleccionaron 15 artículos, que fueron leídos y añadidos a nuestro trabajo. Los resultados mostraron que la pandemia del COVID-19 tuvo impactos significativos en el proceso de enseñanza-aprendizaje, requiriendo que estudiantes y docentes se reinventen en su forma de aprender y enseñar. La implementación del aprendizaje remoto tiene ventajas y desventajas que dividen a los estudiantes de todo el mundo. Las instituciones educativas deben invertir en los próximos años en infraestructura que contemple las nuevas tendencias de enseñanza y aprendizaje, ofreciendo cursos de formación a docentes y empleados con miras a desarrollar las competencias necesarias para las nuevas prácticas que serán el futuro de la educación. El vacío en la impartición de cursos en el área de la salud puede ser llenado con cursos cortos y talleres ofrecidos por la institución de educación en salud con el objetivo de complementar la formación de estos futuros profesionales.Research, Society and Development2022-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3866910.33448/rsd-v11i16.38669Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e531111638669Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e531111638669Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e5311116386692525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38669/31913Copyright (c) 2022 Felipe de Souza Duarte; Guilherme Flores de Camargo; Inaldo Sampaio Luz Neto; Lucas Torres de Oliveira; Luiz Claudio Oliveira Alves de Souza; Mateus Civiero; Stálin Santos Damasceno; Viviane Nayara de Oliveira Limas; Lucas Manoel Oliveira Costa; Deisyele Maria Souza Mourahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Felipe de Souza Camargo, Guilherme Flores de Luz Neto, Inaldo Sampaio Oliveira, Lucas Torres de Souza, Luiz Claudio Oliveira Alves de Civiero, Mateus Damasceno, Stálin Santos Limas, Viviane Nayara de Oliveira Costa, Lucas Manoel Oliveira Moura, Deisyele Maria Souza 2022-12-18T18:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38669Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:52:18.082696Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto da pandemia da COVID-19 no ensino e aprendizagem de cursos acadêmicos da área da saúde The impact of COVID-19 pandemic in teaching and learning on health academic courses El impacto de la pandemia del COVID-19 en la enseñanza y aprendizaje de cursos académicos en el área de salud |
title |
O impacto da pandemia da COVID-19 no ensino e aprendizagem de cursos acadêmicos da área da saúde |
spellingShingle |
O impacto da pandemia da COVID-19 no ensino e aprendizagem de cursos acadêmicos da área da saúde Duarte, Felipe de Souza Pandemia COVID-19 Educación a distancia Enseñanza. Pandemic COVIID-19 Education distance Teaching. Pandemia COVID-19 Educação a distância Ensino. |
title_short |
O impacto da pandemia da COVID-19 no ensino e aprendizagem de cursos acadêmicos da área da saúde |
title_full |
O impacto da pandemia da COVID-19 no ensino e aprendizagem de cursos acadêmicos da área da saúde |
title_fullStr |
O impacto da pandemia da COVID-19 no ensino e aprendizagem de cursos acadêmicos da área da saúde |
title_full_unstemmed |
O impacto da pandemia da COVID-19 no ensino e aprendizagem de cursos acadêmicos da área da saúde |
title_sort |
O impacto da pandemia da COVID-19 no ensino e aprendizagem de cursos acadêmicos da área da saúde |
author |
Duarte, Felipe de Souza |
author_facet |
Duarte, Felipe de Souza Camargo, Guilherme Flores de Luz Neto, Inaldo Sampaio Oliveira, Lucas Torres de Souza, Luiz Claudio Oliveira Alves de Civiero, Mateus Damasceno, Stálin Santos Limas, Viviane Nayara de Oliveira Costa, Lucas Manoel Oliveira Moura, Deisyele Maria Souza |
author_role |
author |
author2 |
Camargo, Guilherme Flores de Luz Neto, Inaldo Sampaio Oliveira, Lucas Torres de Souza, Luiz Claudio Oliveira Alves de Civiero, Mateus Damasceno, Stálin Santos Limas, Viviane Nayara de Oliveira Costa, Lucas Manoel Oliveira Moura, Deisyele Maria Souza |
author2_role |
author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Felipe de Souza Camargo, Guilherme Flores de Luz Neto, Inaldo Sampaio Oliveira, Lucas Torres de Souza, Luiz Claudio Oliveira Alves de Civiero, Mateus Damasceno, Stálin Santos Limas, Viviane Nayara de Oliveira Costa, Lucas Manoel Oliveira Moura, Deisyele Maria Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pandemia COVID-19 Educación a distancia Enseñanza. Pandemic COVIID-19 Education distance Teaching. Pandemia COVID-19 Educação a distância Ensino. |
topic |
Pandemia COVID-19 Educación a distancia Enseñanza. Pandemic COVIID-19 Education distance Teaching. Pandemia COVID-19 Educação a distância Ensino. |
description |
A pandemia da COVID-19 causou grandes mudanças nos panoramas atuais da sociedade. Nesse sentido, o processo de ensino e aprendizagem durante o período da pandemia também foi afetado, muito por conta do isolamento social que abriu margens para o ensino remoto que divide opiniões acerca de sua efetividade. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o impacto da pandemia da COVID-19 nos processos de ensino e aprendizagem de cursos acadêmicos na área da saúde. Para tal, realizamos um estudo de revisão sistemática de literatura através de periódicos disponíveis na base de dados do PubMed. A princípio foram identificados 112 artigos na pesquisa e, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 15 artigos que foram lidos e agregados em nosso trabalho. Os resultados demonstraram que a pandemia da COVID-19 gerou impactos significativos no processo de ensino-aprendizagem, exigindo que alunos e professores se reinventassem na sua maneira de aprender e ensinar. A implementação do ensino remoto possui vantagens e desvantagens que dividem estudantes ao redor de todo mundo. As instituições de ensino deverão investir nos próximos anos em infraestrutura que contemple as novas tendências de ensino e aprendizagem, oferecendo cursos de capacitação para professores e funcionários com vistas a desenvolver as habilidades necessárias para as novas práticas que serão o futuro da educação. A defasagem no ensino de cursos da área da saúde pode ser suprida com cursos rápidos e workshops oferecidos pela instituição de ensino em saúde com o objetivo de complementar a formação desses futuros profissionais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38669 10.33448/rsd-v11i16.38669 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38669 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v11i16.38669 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38669/31913 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e531111638669 Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e531111638669 Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e531111638669 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052731540635648 |