Transtorno de conduta na infância: Um estudo de caso
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43141 |
Resumo: | O transtorno de conduta (TC) é um dos diagnósticos psiquiátricos mais comuns na infância, caracterizado pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) como um transtorno do comportamento disruptivo, que leva a um comportamento antissocial e violento. É mais prevalente no sexo masculino, afeta aproximadamente 3 em cada 100 crianças em idade escolar e está ligado a vários fatores de risco, tais como: genéticos, socioculturais, psicológicos e neurobiológicos. O presente estudo teve como objetivo ampliar os conhecimentos relacionados ao TC na infância, além de compreender os comportamentos, os critérios diagnósticos e as condutas terapêuticas. Para tal, relatou o caso de uma criança diagnosticada com TC e realizou uma revisão de literatura com uso dos descritores “transtorno de conduta” e “comportamento infantil”. Os resultados (descrição do caso) foram organizados a partir de uma entrevista realizada com a mãe biológica de uma criança com diagnóstico de TC. O caso foi descrito através de oito (8) unidades temáticas, sendo possível notar a presença de vários comportamentos típicos do TC, além da dificuldade de diagnóstico, uma vez que por ser um transtorno mental, não possui traços físicos específicos, podendo ser confundido com a falta de educação por parte dos pais. Portanto, vê-se a importância da escuta no processo diagnóstico, para que o médico tenha entendimento adequado dos comportamentos relatados, evitando prorrogar o diagnóstico e tratamento correto. |
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Transtorno de conduta na infância: Um estudo de caso Conduct disorder in childhood: A case studyTrastorno de conducta en la infancia: Un estudio de casoConduct disorderAntisocial personality disorderChild behaviorDiagnostic and statistical manual of mental disorders.Trastorno de la conductaTrastorno de personalidad antisocialConducta infantilManual diagnóstico y estadístico de los trastornos mentales.Transtorno de condutaTranstorno da personalidade antissocialComportamento InfantilManual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais.O transtorno de conduta (TC) é um dos diagnósticos psiquiátricos mais comuns na infância, caracterizado pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) como um transtorno do comportamento disruptivo, que leva a um comportamento antissocial e violento. É mais prevalente no sexo masculino, afeta aproximadamente 3 em cada 100 crianças em idade escolar e está ligado a vários fatores de risco, tais como: genéticos, socioculturais, psicológicos e neurobiológicos. O presente estudo teve como objetivo ampliar os conhecimentos relacionados ao TC na infância, além de compreender os comportamentos, os critérios diagnósticos e as condutas terapêuticas. Para tal, relatou o caso de uma criança diagnosticada com TC e realizou uma revisão de literatura com uso dos descritores “transtorno de conduta” e “comportamento infantil”. Os resultados (descrição do caso) foram organizados a partir de uma entrevista realizada com a mãe biológica de uma criança com diagnóstico de TC. O caso foi descrito através de oito (8) unidades temáticas, sendo possível notar a presença de vários comportamentos típicos do TC, além da dificuldade de diagnóstico, uma vez que por ser um transtorno mental, não possui traços físicos específicos, podendo ser confundido com a falta de educação por parte dos pais. Portanto, vê-se a importância da escuta no processo diagnóstico, para que o médico tenha entendimento adequado dos comportamentos relatados, evitando prorrogar o diagnóstico e tratamento correto.Conduct disorder (CD) is one of the most common psychiatric diagnoses in childhood, characterized by the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-5) as a disruptive behavior disorder, which leads to antisocial and violent behavior. It is more prevalent in males, affects approximately 3 out of every 100 school-age children and is linked to several risk factors, such as: genetic, sociocultural, psychological and neurobiological. The present study aimed to expand knowledge related to CT in childhood, in addition to understanding the behaviors, diagnostic criteria and therapeutic approaches. To this end, it reported the case of a child diagnosed with HT and carried out a literature review using the descriptors “conduct disorder” and “child behavior”. The results (case description) were organized from an interview with the biological mother of a child diagnosed with CT. The case was described through eight (8) thematic units, making it possible to notice the presence of several typical behaviors of HT, in addition to the difficulty of diagnosis, since, being a mental disorder, it does not have specific physical traits, and can be confused with the lack of education on the part of the parents. Therefore, one can see the importance of listening in the diagnostic process, so that the physician has an adequate understanding of the reported behaviors, avoiding delaying the correct diagnosis and treatment.El trastorno de conducta (TC) es uno de los diagnósticos psiquiátricos más comunes en la infancia, caracterizado por el Manual Diagnóstico y Estadístico de los Trastornos Mentales (DSM-5) como un trastorno de comportamiento disruptivo, que conduce a un comportamiento antisocial y violento. Es más prevalente en el sexo masculino, afecta aproximadamente a 3 de cada 100 niños en edad escolar y está ligada a varios factores de riesgo, tales como: genéticos, socioculturales, psicológicos y neurobiológicos. El presente estudio tuvo como objetivo ampliar los conocimientos relacionados con la TC en la infancia, además de comprender los comportamientos, criterios diagnósticos y enfoques terapéuticos. Para ello, informó el caso de un niño diagnosticado de HTA y realizó una revisión de la literatura utilizando los descriptores “trastorno de conducta” e “conducta infantil”. Los resultados (descripción del caso) se organizaron a partir de una entrevista a la madre biológica de un niño diagnosticado de TC. El caso fue descrito a través de ocho (8) unidades temáticas, lo que permitió notar la presencia de varios comportamientos típicos de la HTA, además de la dificultad de diagnóstico, ya que, siendo un trastorno mental, no tiene rasgos físicos específicos, y puede confundirse con la falta de educación por parte de los padres. Por lo tanto, se puede ver la importancia de la escucha en el proceso diagnóstico, para que el médico tenga una comprensión adecuada de las conductas reportadas, evitando retrasar el diagnóstico y tratamiento correctos.Research, Society and Development2023-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4314110.33448/rsd-v12i9.43141Research, Society and Development; Vol. 12 No. 9; e4312943141Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 9; e4312943141Research, Society and Development; v. 12 n. 9; e43129431412525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43141/34786Copyright (c) 2023 Thairine Redígolo de Andrade; Júlia Maria de Souza Santos; Andréa Frizo de Carvalho Barbosahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Thairine Redígolo de Santos, Júlia Maria de Souza Barbosa, Andréa Frizo de Carvalho 2023-10-01T10:43:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43141Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-10-01T10:43:32Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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