O planejamento estratégico da Distribuidora JSB na cidade de Itapipoca - Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: César de Oliveira Borges, Ricardo
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/1973
Resumo: O desenvolvimento de uma empresa é o objetivo maior de um gestor. A existência dessa organização depende, dentre outros fatores, de uma das funções básicas para a administração: o planejamento. Diante de um cenário concorrido e de um mercado cada vez mais globalizado, a arte de planejar é imprescindível, embora nem sempre seja a mais utilizada. Para ilustrar a assertiva, foi realizado um estudo para a disciplina Elementos da Teoria Econômica, com o Professor Ricardo Vidal, pelos acadêmicos de Administração de Empresas Aline Colares, Ana Paula Rolim, Mary Núbia Borges e Ricardo Cesar Borges, da Universidade de Fortaleza, no biênio 2000/2001, objetivando apresentar o planejamento estratégico da empresa JSB – Comércio e Representações Ltda. como ferramenta para permanência no mercado. A empresa atua no mercado de distribuição de alimentos em todo o Estado. Após análise do setor de vendas, a distribuidora de produtos alimentícios percebeu que atua com deficiência no mercado da cidade de Itapipoca. Motivada pela descoberta, a JSB decidiu elaborar um planejamento estratégico para alcançar o mercado desejado e suprir as necessidades da população, não somente local, mas também da circunvizinhança. Palavras-Chave: Planejamento estratégico. Cenário econômico
id UNIFOR-2_b2ef68fc2b34d0b521733900e18d5764
oai_identifier_str oai:ojs.ojs.unifor.br:article/1973
network_acronym_str UNIFOR-2
network_name_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling O planejamento estratégico da Distribuidora JSB na cidade de Itapipoca - CearáO desenvolvimento de uma empresa é o objetivo maior de um gestor. A existência dessa organização depende, dentre outros fatores, de uma das funções básicas para a administração: o planejamento. Diante de um cenário concorrido e de um mercado cada vez mais globalizado, a arte de planejar é imprescindível, embora nem sempre seja a mais utilizada. Para ilustrar a assertiva, foi realizado um estudo para a disciplina Elementos da Teoria Econômica, com o Professor Ricardo Vidal, pelos acadêmicos de Administração de Empresas Aline Colares, Ana Paula Rolim, Mary Núbia Borges e Ricardo Cesar Borges, da Universidade de Fortaleza, no biênio 2000/2001, objetivando apresentar o planejamento estratégico da empresa JSB – Comércio e Representações Ltda. como ferramenta para permanência no mercado. A empresa atua no mercado de distribuição de alimentos em todo o Estado. Após análise do setor de vendas, a distribuidora de produtos alimentícios percebeu que atua com deficiência no mercado da cidade de Itapipoca. Motivada pela descoberta, a JSB decidiu elaborar um planejamento estratégico para alcançar o mercado desejado e suprir as necessidades da população, não somente local, mas também da circunvizinhança. Palavras-Chave: Planejamento estratégico. Cenário econômicoUniversidade de Fortaleza2010-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/197310.5020/2318-0722.8.1.%pRevista Ciências Administrativas; v. 8 n. 1 (2002)2318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORCésar de Oliveira Borges, Ricardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-11-26T17:26:45Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/1973Revistahttps://periodicos.unifor.br/rcahttp://ojs.unifor.br/index.php/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2010-11-26T17:26:45Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv O planejamento estratégico da Distribuidora JSB na cidade de Itapipoca - Ceará
title O planejamento estratégico da Distribuidora JSB na cidade de Itapipoca - Ceará
spellingShingle O planejamento estratégico da Distribuidora JSB na cidade de Itapipoca - Ceará
César de Oliveira Borges, Ricardo
title_short O planejamento estratégico da Distribuidora JSB na cidade de Itapipoca - Ceará
title_full O planejamento estratégico da Distribuidora JSB na cidade de Itapipoca - Ceará
title_fullStr O planejamento estratégico da Distribuidora JSB na cidade de Itapipoca - Ceará
title_full_unstemmed O planejamento estratégico da Distribuidora JSB na cidade de Itapipoca - Ceará
title_sort O planejamento estratégico da Distribuidora JSB na cidade de Itapipoca - Ceará
author César de Oliveira Borges, Ricardo
author_facet César de Oliveira Borges, Ricardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv César de Oliveira Borges, Ricardo
description O desenvolvimento de uma empresa é o objetivo maior de um gestor. A existência dessa organização depende, dentre outros fatores, de uma das funções básicas para a administração: o planejamento. Diante de um cenário concorrido e de um mercado cada vez mais globalizado, a arte de planejar é imprescindível, embora nem sempre seja a mais utilizada. Para ilustrar a assertiva, foi realizado um estudo para a disciplina Elementos da Teoria Econômica, com o Professor Ricardo Vidal, pelos acadêmicos de Administração de Empresas Aline Colares, Ana Paula Rolim, Mary Núbia Borges e Ricardo Cesar Borges, da Universidade de Fortaleza, no biênio 2000/2001, objetivando apresentar o planejamento estratégico da empresa JSB – Comércio e Representações Ltda. como ferramenta para permanência no mercado. A empresa atua no mercado de distribuição de alimentos em todo o Estado. Após análise do setor de vendas, a distribuidora de produtos alimentícios percebeu que atua com deficiência no mercado da cidade de Itapipoca. Motivada pela descoberta, a JSB decidiu elaborar um planejamento estratégico para alcançar o mercado desejado e suprir as necessidades da população, não somente local, mas também da circunvizinhança. Palavras-Chave: Planejamento estratégico. Cenário econômico
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/1973
10.5020/2318-0722.8.1.%p
url https://ojs.unifor.br/rca/article/view/1973
identifier_str_mv 10.5020/2318-0722.8.1.%p
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas; v. 8 n. 1 (2002)
2318-0722
reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
collection Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv ||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br
_version_ 1788165807065268224