Performance Financeira de Aeroportos Concedidos de um País Hipotético

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Carlos Henrique
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Britto, Paulo Augusto P. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/e10852
Resumo: Este caso de ensino possibilita aos estudantes do curso de graduação em Administração entender o funcionamento prático da definição de lucro anual uniforme e de dois conceitos derivados dele. O primeiro é o cálculo do superávit ou déficit acumulado em uma data futura de um projeto, e o outro é o cômputo da necessidade futura de caixa entre dois anos de execução do projeto. O caso deve ser utilizado como material didático suplementar nas disciplinas de Engenharia Econômica, Avaliação Econômica de Projetos, Avaliação de Projetos de Investimentos, ou disciplinas afins. É requerido que os estudantes tenham conhecimentos de matemática financeira e conheçam o conceito de lucro anual uniforme. O estudo de caso diz respeito a dois aeroportos concedidos no último dia útil de dezembro de 2013 de um país fictício, sendo um localizado na capital do país e o outro, no Sul do país. O quadro financeiro dos dois aeroportos era desfavorável. O diretor Fernandez da agência reguladora desse país pediu para um especialista em regulação da agência que avaliasse o déficit acumulado dos aeroportos em 2018 e a necessidade de caixa extra de 2019 até o vencimento dos contratos de concessão. O especialista Marcus R. Fortes concluiu que o déficit do aeroporto da capital, em 2018, é de $ 349,1 milhões e a necessidade adicional de caixa é de $ 16 milhões/ano. O saldo negativo do aeroporto do Sul, em 2018, é de $ 96 milhões e a necessidade extra de caixa é de $ 4,4 milhões/ano.
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