A escola na atualidade e a mediação escolar. Doi:10.5020/2317-2150.2007.v12.ed.esp.p122

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales, Lília Maria de Morais
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://ojs.unifor.br/rpen/article/view/846
Resumo: A violência e a exclusão escolar são problemas, atualmente, enfrentados pelas escolas brasileiras, havendo necessidade de se construir medidas concretas e eficazes de inclusão e pacificação. A mediação escolar se apresenta como um dos instrumentos de solução de conflitos que se fundamenta na comunicação ativa, na cooperação e no diálogo consciente para a solução de controvérsias. Incentiva a inclusão daqueles envolvidos no conflito, por meio da comunicação, tratando-os como protagonistas daquele momento. Propõe-se, portanto, a implementação da mediação de conflitos no âmbito escolar, pois representa uma prática que reconhece e trata a violência psicológica, cria formas de interação entre os segmentos da escola, organiza a escola de modo a proporcionar o respeito mútuo, tendo cada aluno, professor e funcionário sua dignidade reconhecida e o entendimento da dignidade do outro, preparando-se para o exercício da cidadania por meio da convivência pacífica.
id UNIFOR-3_fa7e4ab90654149a60d4b01216de98ff
oai_identifier_str oai:ojs.ojs.unifor.br:article/846
network_acronym_str UNIFOR-3
network_name_str Pensar (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling A escola na atualidade e a mediação escolar. Doi:10.5020/2317-2150.2007.v12.ed.esp.p122Escola. Violência. Mediação. Paz.A violência e a exclusão escolar são problemas, atualmente, enfrentados pelas escolas brasileiras, havendo necessidade de se construir medidas concretas e eficazes de inclusão e pacificação. A mediação escolar se apresenta como um dos instrumentos de solução de conflitos que se fundamenta na comunicação ativa, na cooperação e no diálogo consciente para a solução de controvérsias. Incentiva a inclusão daqueles envolvidos no conflito, por meio da comunicação, tratando-os como protagonistas daquele momento. Propõe-se, portanto, a implementação da mediação de conflitos no âmbito escolar, pois representa uma prática que reconhece e trata a violência psicológica, cria formas de interação entre os segmentos da escola, organiza a escola de modo a proporcionar o respeito mútuo, tendo cada aluno, professor e funcionário sua dignidade reconhecida e o entendimento da dignidade do outro, preparando-se para o exercício da cidadania por meio da convivência pacífica.Universidade de Fortaleza2010-02-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rpen/article/view/84610.5020/23172150.2012.122-135Journal of Legal Sciences; Vol. 12 No. 2 (2007); 122-135Revista de Ciencias Jurídicas; Vol. 12 Núm. 2 (2007); 122-135Pensar - Revista de Ciências Jurídicas; v. 12 n. 2 (2007); 122-1352317-21501519-8464reponame:Pensar (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rpen/article/view/846/1682Sales, Lília Maria de Moraisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-27T11:16:16Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/846Revistahttps://periodicos.unifor.br/rpenhttp://ojs.unifor.br/index.php/rpen/oai||revistapensar@unifor.br2317-21501519-8464opendoar:2016-09-27T11:16:16Pensar (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv A escola na atualidade e a mediação escolar. Doi:10.5020/2317-2150.2007.v12.ed.esp.p122
title A escola na atualidade e a mediação escolar. Doi:10.5020/2317-2150.2007.v12.ed.esp.p122
spellingShingle A escola na atualidade e a mediação escolar. Doi:10.5020/2317-2150.2007.v12.ed.esp.p122
Sales, Lília Maria de Morais
Escola. Violência. Mediação. Paz.
title_short A escola na atualidade e a mediação escolar. Doi:10.5020/2317-2150.2007.v12.ed.esp.p122
title_full A escola na atualidade e a mediação escolar. Doi:10.5020/2317-2150.2007.v12.ed.esp.p122
title_fullStr A escola na atualidade e a mediação escolar. Doi:10.5020/2317-2150.2007.v12.ed.esp.p122
title_full_unstemmed A escola na atualidade e a mediação escolar. Doi:10.5020/2317-2150.2007.v12.ed.esp.p122
title_sort A escola na atualidade e a mediação escolar. Doi:10.5020/2317-2150.2007.v12.ed.esp.p122
author Sales, Lília Maria de Morais
author_facet Sales, Lília Maria de Morais
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sales, Lília Maria de Morais
dc.subject.por.fl_str_mv Escola. Violência. Mediação. Paz.
topic Escola. Violência. Mediação. Paz.
description A violência e a exclusão escolar são problemas, atualmente, enfrentados pelas escolas brasileiras, havendo necessidade de se construir medidas concretas e eficazes de inclusão e pacificação. A mediação escolar se apresenta como um dos instrumentos de solução de conflitos que se fundamenta na comunicação ativa, na cooperação e no diálogo consciente para a solução de controvérsias. Incentiva a inclusão daqueles envolvidos no conflito, por meio da comunicação, tratando-os como protagonistas daquele momento. Propõe-se, portanto, a implementação da mediação de conflitos no âmbito escolar, pois representa uma prática que reconhece e trata a violência psicológica, cria formas de interação entre os segmentos da escola, organiza a escola de modo a proporcionar o respeito mútuo, tendo cada aluno, professor e funcionário sua dignidade reconhecida e o entendimento da dignidade do outro, preparando-se para o exercício da cidadania por meio da convivência pacífica.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rpen/article/view/846
10.5020/23172150.2012.122-135
url https://ojs.unifor.br/rpen/article/view/846
identifier_str_mv 10.5020/23172150.2012.122-135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rpen/article/view/846/1682
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Legal Sciences; Vol. 12 No. 2 (2007); 122-135
Revista de Ciencias Jurídicas; Vol. 12 Núm. 2 (2007); 122-135
Pensar - Revista de Ciências Jurídicas; v. 12 n. 2 (2007); 122-135
2317-2150
1519-8464
reponame:Pensar (Fortaleza. Online)
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Pensar (Fortaleza. Online)
collection Pensar (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistapensar@unifor.br
_version_ 1788165786413563904