A escola na atualidade e a mediação escolar. Doi:10.5020/2317-2150.2007.v12.ed.esp.p122
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.unifor.br/rpen/article/view/846 |
Resumo: | A violência e a exclusão escolar são problemas, atualmente, enfrentados pelas escolas brasileiras, havendo necessidade de se construir medidas concretas e eficazes de inclusão e pacificação. A mediação escolar se apresenta como um dos instrumentos de solução de conflitos que se fundamenta na comunicação ativa, na cooperação e no diálogo consciente para a solução de controvérsias. Incentiva a inclusão daqueles envolvidos no conflito, por meio da comunicação, tratando-os como protagonistas daquele momento. Propõe-se, portanto, a implementação da mediação de conflitos no âmbito escolar, pois representa uma prática que reconhece e trata a violência psicológica, cria formas de interação entre os segmentos da escola, organiza a escola de modo a proporcionar o respeito mútuo, tendo cada aluno, professor e funcionário sua dignidade reconhecida e o entendimento da dignidade do outro, preparando-se para o exercício da cidadania por meio da convivência pacífica. |
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A escola na atualidade e a mediação escolar. Doi:10.5020/2317-2150.2007.v12.ed.esp.p122Escola. Violência. Mediação. Paz.A violência e a exclusão escolar são problemas, atualmente, enfrentados pelas escolas brasileiras, havendo necessidade de se construir medidas concretas e eficazes de inclusão e pacificação. A mediação escolar se apresenta como um dos instrumentos de solução de conflitos que se fundamenta na comunicação ativa, na cooperação e no diálogo consciente para a solução de controvérsias. Incentiva a inclusão daqueles envolvidos no conflito, por meio da comunicação, tratando-os como protagonistas daquele momento. Propõe-se, portanto, a implementação da mediação de conflitos no âmbito escolar, pois representa uma prática que reconhece e trata a violência psicológica, cria formas de interação entre os segmentos da escola, organiza a escola de modo a proporcionar o respeito mútuo, tendo cada aluno, professor e funcionário sua dignidade reconhecida e o entendimento da dignidade do outro, preparando-se para o exercício da cidadania por meio da convivência pacífica.Universidade de Fortaleza2010-02-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rpen/article/view/84610.5020/23172150.2012.122-135Journal of Legal Sciences; Vol. 12 No. 2 (2007); 122-135Revista de Ciencias Jurídicas; Vol. 12 Núm. 2 (2007); 122-135Pensar - Revista de Ciências Jurídicas; v. 12 n. 2 (2007); 122-1352317-21501519-8464reponame:Pensar (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rpen/article/view/846/1682Sales, Lília Maria de Moraisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-27T11:16:16Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/846Revistahttps://periodicos.unifor.br/rpenhttp://ojs.unifor.br/index.php/rpen/oai||revistapensar@unifor.br2317-21501519-8464opendoar:2016-09-27T11:16:16Pensar (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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