NOVOS ESPAÇOS DE COMUNICAÇÃO E APRENDIZAGEM PARA O PROFESSOR DE INGLÊS NA ERA DA INTERNET
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Transformar |
Texto Completo: | http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/26 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo demonstrar algumas maneiras como as redes sociais virtuais podem e têm auxiliado o docente de língua inglesa na aprendizagem do idioma, seja no âmbito linguístico, pedagógico, profissional, seja na sua interação e comunicação com seus pares. Para tanto, faz-se uma busca no Facebook para encontrar páginas e grupos que têm funcionado como suportes para o professor, levando-o a interagir com outros, com os quais possui interesses em comum. Realiza-se uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório (TRIVIÑOS, 1987), com o aporte de teóricos como Paiva (2001; 2005), Franco (2008), Recuero (2009), Pinto (2011) e outros. Considera-se, ao final, que através do uso do Facebook o professor pode fazer parte de uma rede de relações virtuais que lhe permite trocar ideias, aprender com colegas de profissão, formular novos conceitos a respeito de questões que envolvem o ensino do idioma com que trabalha, adquirir novos conhecimentos de forma colaborativa, sendo o protagonista de seu próprio conhecimento compartilhado. |
id |
UNIFSJ-0_9174818690b98604f99274e0a5920257 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.fsj.edu.br:article/26 |
network_acronym_str |
UNIFSJ-0 |
network_name_str |
Revista Transformar |
repository_id_str |
|
spelling |
NOVOS ESPAÇOS DE COMUNICAÇÃO E APRENDIZAGEM PARA O PROFESSOR DE INGLÊS NA ERA DA INTERNETEducação, direitos humanos e sociedade.O presente artigo tem como objetivo demonstrar algumas maneiras como as redes sociais virtuais podem e têm auxiliado o docente de língua inglesa na aprendizagem do idioma, seja no âmbito linguístico, pedagógico, profissional, seja na sua interação e comunicação com seus pares. Para tanto, faz-se uma busca no Facebook para encontrar páginas e grupos que têm funcionado como suportes para o professor, levando-o a interagir com outros, com os quais possui interesses em comum. Realiza-se uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório (TRIVIÑOS, 1987), com o aporte de teóricos como Paiva (2001; 2005), Franco (2008), Recuero (2009), Pinto (2011) e outros. Considera-se, ao final, que através do uso do Facebook o professor pode fazer parte de uma rede de relações virtuais que lhe permite trocar ideias, aprender com colegas de profissão, formular novos conceitos a respeito de questões que envolvem o ensino do idioma com que trabalha, adquirir novos conhecimentos de forma colaborativa, sendo o protagonista de seu próprio conhecimento compartilhado.Revista TransformarFettermann, Joyce Vieira2015-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/26Revista Transformar; 2015; 75-872175825518072623reponame:Revista Transformarinstname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)instacron:UNIFSJporhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/26/23info:eu-repo/semantics/openAccess2015-12-02T04:30:15Zoai:ojs.www.fsj.edu.br:article/26Revistahttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformarPUBhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/oaicenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br2175-82552175-8255opendoar:2015-12-02T04:30:15Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
NOVOS ESPAÇOS DE COMUNICAÇÃO E APRENDIZAGEM PARA O PROFESSOR DE INGLÊS NA ERA DA INTERNET |
title |
NOVOS ESPAÇOS DE COMUNICAÇÃO E APRENDIZAGEM PARA O PROFESSOR DE INGLÊS NA ERA DA INTERNET |
spellingShingle |
NOVOS ESPAÇOS DE COMUNICAÇÃO E APRENDIZAGEM PARA O PROFESSOR DE INGLÊS NA ERA DA INTERNET Fettermann, Joyce Vieira Educação, direitos humanos e sociedade. |
title_short |
NOVOS ESPAÇOS DE COMUNICAÇÃO E APRENDIZAGEM PARA O PROFESSOR DE INGLÊS NA ERA DA INTERNET |
title_full |
NOVOS ESPAÇOS DE COMUNICAÇÃO E APRENDIZAGEM PARA O PROFESSOR DE INGLÊS NA ERA DA INTERNET |
title_fullStr |
NOVOS ESPAÇOS DE COMUNICAÇÃO E APRENDIZAGEM PARA O PROFESSOR DE INGLÊS NA ERA DA INTERNET |
title_full_unstemmed |
NOVOS ESPAÇOS DE COMUNICAÇÃO E APRENDIZAGEM PARA O PROFESSOR DE INGLÊS NA ERA DA INTERNET |
title_sort |
NOVOS ESPAÇOS DE COMUNICAÇÃO E APRENDIZAGEM PARA O PROFESSOR DE INGLÊS NA ERA DA INTERNET |
author |
Fettermann, Joyce Vieira |
author_facet |
Fettermann, Joyce Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fettermann, Joyce Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação, direitos humanos e sociedade. |
topic |
Educação, direitos humanos e sociedade. |
description |
O presente artigo tem como objetivo demonstrar algumas maneiras como as redes sociais virtuais podem e têm auxiliado o docente de língua inglesa na aprendizagem do idioma, seja no âmbito linguístico, pedagógico, profissional, seja na sua interação e comunicação com seus pares. Para tanto, faz-se uma busca no Facebook para encontrar páginas e grupos que têm funcionado como suportes para o professor, levando-o a interagir com outros, com os quais possui interesses em comum. Realiza-se uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório (TRIVIÑOS, 1987), com o aporte de teóricos como Paiva (2001; 2005), Franco (2008), Recuero (2009), Pinto (2011) e outros. Considera-se, ao final, que através do uso do Facebook o professor pode fazer parte de uma rede de relações virtuais que lhe permite trocar ideias, aprender com colegas de profissão, formular novos conceitos a respeito de questões que envolvem o ensino do idioma com que trabalha, adquirir novos conhecimentos de forma colaborativa, sendo o protagonista de seu próprio conhecimento compartilhado. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/26 |
url |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/26 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/26/23 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Transformar |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Transformar |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Transformar; 2015; 75-87 21758255 18072623 reponame:Revista Transformar instname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) instacron:UNIFSJ |
instname_str |
Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) |
instacron_str |
UNIFSJ |
institution |
UNIFSJ |
reponame_str |
Revista Transformar |
collection |
Revista Transformar |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
cenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br |
_version_ |
1798044997694521344 |